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Ginástica de condicionamento físico: o que é e benefícios.

Data da postagem 14/03/2024 Categoria Exercícios Físicos
Visualizações
3.583 visualizações

Será que existe um tipo de modalidade que permite alcançar vários objetivos de uma só vez?

Por exemplo, emagrecer e definir os músculos, ter mais resistência corporal e mais flexibilidade?

A ginástica de condicionamento físico possibilita essa estratégia!

Continue lendo para ver como é possível. E descubra, também, os benefícios desses exercícios.

O que é ginástica de condicionamento físico


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Para um entendimento completo do que é ginástica de condicionamento físico, vamos definir os termos.

Esses conceitos serão importantes no decorrer da leitura, quando falaremos sobre os benefícios dessa atividade física na vida dos praticantes.

Ginástica é uma prática corporal que trabalha com os aspectos da flexibilidade, da força e da coordenação motora.

Condicionamento físico é uma condição individual referente à capacidade do corpo, especialmente, com relação à resistência aeróbica e anaeróbica.

Sendo assim, é uma forma de atividade física bastante interessante porque permite o desenvolvimento a partir da evolução de cada pessoa.

O objetivo dos exercícios é melhorar os pontos em comum entre os dois termos que vimos acima, entre eles:

  • + Resistência cardiovascular,
  • + Força muscular,
  • + Flexibilidade e
  • + Coordenação motora.

O resultado é explicado porque essa ginástica trabalha com todos os grupos musculares, variando as ações, os movimentos, as séries e as intensidades.

Geralmente, acontece por meio de programas de condicionamento idealizados para cada interessado.

Por que fazer esse tipo de ginástica?


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Também não é complicado entender porque essa modalidade tem sido a preferência de tanta gente: a chance de personalizar os treinos a partir das rotinas.

Então, para quem se pergunta por que fazer esse tipo de treino, aqui vão algumas dicas...

  • Individualidade: Os exercícios podem ser adaptados,
  • Variação: Permite-se uma grande variação de exercícios,
  • Especificidade: Pode ser praticada para vários objetivos,
  • Progressão: Treino que pode ser aumentado gradualmente,
  • Intensidade: Pode ser mais ou menos intensa ou regular e
  • Regularidade: Concorda com a rotina pessoal.

Ou seja, o foco pode ser perder peso, definir os músculos, fazer uma maratona ou qualquer outro; o fato é que essa ginástica compartilha do seu ideal.

Inclusive, pode ser uma prática até mesmo para crianças e gestantes, já que se relaciona com cada situação.

Tudo isso faz com que se torne mais constante, regular e com mais chance de sucesso.

Conheça os tipos de ginástica de condicionamento físico

Dada a explicação teórica, agora é o momento de falarmos dos tipos que existem.

Porém, note que não são categorias que separam a atividade, já que ambas podem estar inseridas em um mesmo programa.

A ideia é apenas a de entender as finalidades de cada tipo, veja.

Condicionamento muscular


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Os exercícios de força servem para ativar os músculos e criar resistências, o que acontece com equipamentos ou o peso do corpo.

Aqui, há muita semelhança com as academias de musculação, por meio de flexões, entre outros exercícios focados em músculos.

Condicionamento aeróbico


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Diferente da musculação, que visa ativar o músculo e fortalecê-lo; os aeróbicos preveem os grupos musculares maiores, mas por longos períodos.

Ou seja, tem mais a ver com a resistência do corpo. Caminhadas, corridas, elípticos e natação são exemplos de atividades.

Condicionamento anaeróbico


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Um pouco diferente do tópico acima, o anaeróbico está relacionado ao metabolismo.

Por isso, conta com exercícios mais curtos e intensos, de contração rápida.

O foco não é o longo período, mas o contrário. Ótimos exemplos são: burpees e pular corda.

Condicionamento cardiorrespiratório


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Uma última variável para essa ginástica é relacionada ao cardiorrespiratório. Aqui, é sobre constância e regularidade.

Isso porque estamos falando de produzir energia e jogar oxigênio abundantemente na corrente sanguínea. O que acelera o coração e o fortalece.

Como é uma aula de ginástica de condicionamento físico


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Se você viu a opção de aula de ginástica de condicionamento físico na academia, clínica ou estúdio de pilates, ótimo.

A curiosidade em saber como funciona acaba agora. Até porque não é uma atividade desconhecida, já que a maioria dos exercícios são comuns.

Cada espaço, professor ou programa tem as próprias ideias de atividades.

Entretanto, é possível acontecerem de maneira semelhante.

O começo, por exemplo, é com o aquecimento, responsável por preparar o corpo para os exercícios seguintes.

Depois, é hora das séries, que trabalha com diferentes partes do corpo.

Acontecem em sequência, com pequenos intervalos de descanso.

Conforme a dificuldade ou facilidade de cada pessoa, os instrutores podem adaptar as atividades e/ou a intensidade.

A última parte é feita com um alongamento, visando diminuir a frequência cardíaca e de modo a prevenir lesões.

Portanto, observe que nessa aula é possível encontrar os exercícios de musculação, os aeróbicos e os alongamentos - tudo em um mesmo treino.

Os principais benefícios dessa ginástica


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Essa ginástica desenvolve muitas qualidades físicas através do exercício, importantes para a saúde.

Mas, o principal resultado tem a ver com a melhora do estado psicofísico.

Ou seja, mente e corpo; o que diz respeito à prevenção de doenças e bem-estar, por exemplo.

Do lado físico, podemos mencionar os seguintes benefícios:

  • Capacidade de realizar tensão muscular contra resistência,
  • Continuar realizando esforço físico por longo período,
  • Facilidade em mudar de direção rapidamente sem perder o equilíbrio,
  • Manter-se na posição estável, de forma sustentável,
  • Agilidade em percorrer um caminho e
  • Capacidade de fazer movimentos em grandes amplitudes.

Já pensando na questão mental e social, temos as vantagens:

  • Aumento do nível de energia,
  • Melhora do humor, foco e concentração,
  • Redução de riscos de doenças,
  • Melhora do sistema imunológico,
  • Controle do ganho de peso e gordura corporal e
  • Fortalecimento dos ossos, entre outros.

E vale lembrar que ginástica vem da palavra “gumnastiké”, que é a arte de fortificar o corpo e proporcionar o melhor desempenho das funções orgânicas.

Portanto, também há efeitos na estética e na composição corporal, trazendo novos benefícios, como da autoestima.

Como começar a fazer ginástica de condicionamento físico


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cta-blog-7 ver detalhes dessa peca no site

Muitos estabelecimentos ligados à saúde, como academias, estão proporcionando as aulas da ginástica de condicionamento físico.

Mas, o mais importante de entender o conceito é ver que são atividades que podem ser combinadas, criando uma atmosfera esportiva.

Ou seja, não é preciso fazer apenas musculação nos aparelhos. Nem somente dança ou luta.

Esse tipo de treinamento permite uma rotina que envolva vários esportes.

E essa é uma das maiores vantagens: a personalização para cada pessoa!

A partir do planejamento, é possível criar treinos customizados conforme histórico médico, condicionamento físico, limitações e evoluções.

O melhor começo respeita essas condições, aumentando a chance de uma rotina de exercícios físicos de forma constante.

Para outras dicas sobre exercícios físicos e rotina saudável, acesse nosso blog.

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