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A importância de ter um bom condicionamento físico para a saúde!

Data da postagem 04/01/2024 Categoria Exercícios Físicos
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1.544 visualizações

Atualmente, as pessoas estão mais preocupadas com a saúde, por isso, o exercício físico se tornou parte da rotina.

Além de outros hábitos importantes, como por exemplo, dormir bem, ter uma dieta balanceada e beber água.

Tudo isso combinado com bons treinos faz com que o corpo crie mais condicionamento físico.

O condicionamento físico é muito importante para um corpo saudável, além disso, pode mudar completamente o seu dia a dia.

Porém, mesmo sendo algo tão essencial, muitas pessoas não entendem porque é importante buscar por esse objetivo.

Por mais que os exercícios possam trazer vantagens estéticas, o que também é importante, não podemos negar os benefícios para a saúde.

Por isso, praticar atividade física com regularidade é a melhor forma de se manter saudável e conquistar um bom condicionamento físico.

E se você quiser saber mais sobre o assunto, para aprender a cuidar do seu corpo de maneira efetiva, basta continuar a leitura e aproveitar as informações.

Lembre-se de compartilhar esse conteúdo com as amigas!

O que é condicionamento físico?


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Antes de mais nada, vamos entender o que é condicionamento físico. Confira!

De uma forma geral, o condicionamento físico é definido como o estado de saúde física de uma pessoa e a capacidade de realizar atividades diárias e esportes.

Por exemplo, as tarefas básicas, como subir escadas, andar de bicicleta e caminhar podem medir o seu condicionamento físico.

Se você sente muito cansaço o tempo todo é porque seu corpo está precisando ser trabalhado.

O condicionamento físico é o estado do corpo em que a pessoa alcança melhorias do funcionamento músculo-esquelético e metabólico.

Esse avanço só acontece por meio do aprimoramento na força muscular, potência, resistência cardiovascular, resistência muscular e flexibilidade.

Por isso que a prática de exercícios regulares ajuda a melhorar o condicionamento físico, pois faz o corpo trabalhar os músculos, criando mais força, equilíbrio, flexibilidade e resistência.

Com isso é possível realizar diversas atividades com muito mais destreza, sem sentir fadiga ou cansaço.

O condicionamento físico pode ser uma boa métrica para saber se o nosso corpo está realmente saudável, ou se está sedentário.

Sendo assim, é importante ouvir o que o corpo tem a dizer, prestar atenção na sua performance no dia a dia.

No próximo bloco vamos explicar sobre os tipos de condicionamento físico. Acompanhe a leitura!

Os tipos de condicionamento físico

Existem quatro tipos de condicionamento físico, venha conferir!

Equilíbrio


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Existem dois tipos de equilíbrio: o estático e o dinâmico, o primeiro está ligado a capacidade de manter o equilíbrio sem se mexer.

Já o segundo é a capacidade de manter o equilíbrio durante os movimentos.

Ou seja, ter um bom condicionamento físico ajuda o corpo a se manter equilibrado durante as atividades cotidianas e também nos treinos.

Por isso, é importante investir em exercícios que trabalhem o equilíbrio corporal.

Flexibilidade


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Se alongar é a melhor forma de conquistar flexibilidade, pois ajuda a revigorar as partes mais importantes das articulações.

Como os ossos, tendões, ligamentos e substâncias parecidas com almofadas que ficam entre essas partes.

É recomendável fazer esses movimentos, pelo menos, duas vezes por semana.

Força


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Esse tipo de condicionamento físico costuma ser desenvolvido com as repetições de séries, que geralmente são compostas por exercícios de levantar e voltar o peso para a posição inicial.

Ao realizar esses movimentos com constância, tudo fica bem mais fácil, inclusive, quando perceber que o exercício está muito simples, chegou o momento de realizar a progressão de carga.

Dessa forma, o condicionamento estará sendo sempre trabalhado.

Não podemos esquecer que esse tipo de exercício também diminui o risco e os sintomas de osteoporose, doenças cardíacas, artrite e diabetes tipo 2.

Além disso, ajudam na melhora do sono e diminuem o risco de depressão.

Resistência


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Para criar esse condicionamento físico de resistência é necessário realizar exercícios com a maior intensidade e pelo tempo que se sentir confortável.

Ao praticar esses movimentos diariamente, o seu corpo vai se acostumar e com o tempo vai conseguir fazê-lo por mais tempo.

Esse tipo de exercício não fortalece somente os grupos musculares, mas também o coração, pulmões e o sistema circulatório. Eles são chamados de aeróbicos.

No próximo tópico, você vai conhecer alguns dos benefícios que o condicionamento físico traz para saúde.

Benefícios de um bom condicionamento físico para a saúde

Separamos alguns benefícios que o consicionamento físico proporciona à saúde, confira:

Controle do peso


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Ao manter um bom condicionamento, também se torna mais fácil controlar o peso de maneira saudável.

Já que a prática de exercícios físicos deixa o corpo fora do estado de sedentarismo.

Além de um treino regular é importante manter uma dieta balanceada, dormir bem, beber água e dormir cerca de 8 horas por noite.

Prevenção de doenças

Escolher ter uma vida mais saudável com a prática de atividades físicas auxilia na prevenção de doenças cardíacas.

Os exercícios também ajudam a tratar ou prevenir a diabetes e controlar o colesterol e a pressão arterial.

Inclusive, até mesmo os exercícios de baixo impacto podem colaborar para a prevenção.

O importante é manter o corpo se movimentando para ter uma vida cheia de qualidade, a rotina fitness tem resultados a longo e curto prazo.

Fortalece os músculos


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Para ganhar condicionamento físico é preciso fortalecer o corpo, dessa forma, os músculos começam a ganhar mais força. O que ajuda a prevenir o desgaste do corpo.

Maior qualidade do sono

rotina de treinos vai fazer com que você possa dormir muito melhor e sabemos que uma boa noite de sono pode transformar as pessoas.

Melhora a postura


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Os movimentos fazem com que o seu corpo fique em uma postura adequada, assim evita as dores musculares.

Melhora a estrutura óssea


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Os exercícios de equilíbrio, força e resistência ajudam os ossos ficarem mais fortes, o que previne doenças como a osteoporose e as dores.

Proporciona bem-estar


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Após um bom treino, o nosso cérebro libera os hormônios da satisfação e do bem-estar. Por isso, nos sentimos mais felizes.

Conclusão

Depois de todas essas informações, é a hora de começar a treinar para melhorar o condicionamento físico.

Lembre-se de usar roupas confortáveis, como as da Epulari, em nosso site temos as melhores peças fitness do mercado. Aproveite!

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