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Conheça 08 benefícios de pular corda todos os dias!

Data da postagem 15/12/2023 Categoria Exercícios Físicos
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21.566 visualizações

Na infância todo mundo brincava de pular corda, afinal, era uma atividade divertida e que fazia parte das aulas de educação física. Porém, você sabia que existem muitos benefícios de pular corda?

É isso mesmo, essa brincadeira de criança pode deixar o seu corpo muito mais saudável, além de ser uma ótima atividade para a mente.

Os benefícios de pular corda podem manter o seu corpo mais forte, resistente e saudável, tudo isso porque essa atividade costuma trabalhar o corpo inteiro de uma vez só.

Inclusive, muitos adultos estão adicionando essa modalidade nos seus treinos, para trazer mais condicionamento físico e até mesmo ajudar no processo de emagrecimento.

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Para provar que pular corda é uma atividade que pode mudar os seus treinos, nós separamos os 8 principais benefícios dessa prática.

Garantimos que depois da leitura do nosso texto você vai se interessar muito por pular corda. Aproveite!

Melhora o condicionamento físico

Como citamos brevemente, pular corda é um exercício que mexe com o corpo inteiro, dessa forma, todos os músculos estão trabalhando para alcançar o objetivo.

Com isso, a sua musculatura vai ficando mais forte, resistente e o seu condicionamento físico também pode aumentar.

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Quem nunca sentiu fadiga ao subir uma escada? Ou então, ao correr para brincar com os filhos? Esse cansaço mostra que o seu corpo precisa ser estimulado para poder trabalhar sem sentir a fadiga muscular.

E pulando corda você pode conquistar um ótimo condicionamento físico, que vai ajudar nas tarefas do dia a dia e também nos treinos de outras atividades.

É uma atividade que pode deixar o seu corpo muito mais saudável, além disso, é bem divertido, assim o treino pode ficar mais leve.

Tonifica a musculatura

Um dos benefícios de pular corda é ter uma musculatura tonificada, a atividade em questão, ajuda a melhorar o tônus muscular de suas pernas e dos demais membros inferiores do corpo.

Pois, nesse exercício você utiliza apenas os músculos e o peso corporal.

Por mais que pular corda seja um movimento que trabalhe o corpo inteiro, alguns músculos fazem um esforço maior, como por exemplo, as panturrilhas, coxas e os glúteos, além dos braços e peitos, pois a corda não se movimenta sozinha.

Pular corda é o exercício perfeito para quem quer tonificar coxas, panturrilha, bumbum e abdômen.

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Praticando todos os dias vai ser possível notar algumas diferenças, pois as pernas e os braços vão ficando aparentemente mais rígidos e fortes.

E vamos ter paciência, nos primeiros dias de treino é normal se sentir cansado e ter dores após a prática, porém, o desconforto é passageiro e mostra que você está se esforçando para atingir o seu objetivo.

Sendo assim, continue com foco e determinação, praticar exercício é a melhor forma de ficar saudável.

Ajuda a emagrecer

Pular corda pode ser uma ótima maneira de queimar a gordura de forma mais acelerada, por isso, essa atividade é ótima para o processo de emagrecimento.

Inclusive, os resultados são tão positivos que fizeram parte de uma pesquisa sobre performance esportiva, publicada no Journal of Sports Science.

O estudo mostrou que essa atividade trabalha força, velocidade e agilidade. Ou seja, é um exercício completo para o corpo inteiro, então você movimenta os músculos e as articulações com eficiência.

Praticar essa atividade pode queimar em média cerca de 700 calorias por hora, por conta da repetição de movimentos intensos.

Homem na rua pulando corda

Outro ponto importante, é que pular corda ajuda a acelerar o metabolismo, o que favorece a perda de calorias e promove o emagrecimento saudável.

A intensidade dos movimentos dessa atividade pode valer por um treino completo, se quiser mais resultados também é possível mesclar com outras atividades.

Desenvolve a coordenação motora, agilidade e equilíbrio

A coordenação motora, agilidade e equilíbrio são essenciais para o nosso dia a dia, pois assim, podemos realizar as tarefas sem dificuldades.

Muitas vezes uma pessoa acredita ser desastrada, mas falta apenas treinar a coordenação e pulando corda isso é possível.

Homem se exercitando para saber se pular corda emagrece

O exercício requer que você se mantenha em pé e pulando por minutos, com os braços em movimentos circulares e tentando coordenar todos os passos para desviar da corda.

Ou seja, essa atividade pode explorar a concentração, destreza e aperfeiçoar a coordenação motora.

Além disso, pular corda também ajuda a desenvolver o equilíbrio, o que é muito importante para conseguir realizar os movimentos.

Melhora a saúde do coração

Muitos especialistas afirmam que pular corda ajuda a desenvolver a aptidão cardiovascular (ACR).

Basicamente, essa atividade melhora a forma com que seu corpo vai absorver oxigênio e distribur aos órgãos e músculos, especialmente nas  atividades prolongadas de gasto de energia.


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A prática da atividade ajuda a promover o aumento do oxigênio no corpo, o que faz a pressão arterial diminuir e a frequência cardíaca ficar em repouso. Com isso, você pode melhorar a saúde do seu coração.

É importante lembrar que pular corda é uma atividade de alta intensidade e por conta disso tem uma resposta de frequência cardíaca maior do que os outros exercícios aeróbicos, como andar, correr e nadar, por exemplo.

Melhora o humor e diminuir a ansiedade

Hoje em dia, todo mundo sabe da importância da atividade física para a saúde mental, treinar pode ajudar a melhorar o humor e controlar a ansiedade.

Além disso, os exercícios físicos são recomendados até mesmo nos tratamentos de casos de depressão.

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Quando nos exercitamos o nosso cérebro libera hormônios que estão ligados à satisfação, prazer e bem-estar, por isso é possível se sentir disposta e feliz após os treinos.

Ajuda na saúde dos ossos

Essa atividade exige que você coloque peso em seu esqueleto, o que vai forçar os ossos a criarem mais resistência.

Por isso, mesmo que o exercício seja recomendado para todos, é importante incentivar as crianças a pularem corda para aumentar o desenvolvimento ósseo.

Além disso, as mulheres no período de pós-menopausa também estão mais do que convidadas a praticarem, pois esse grupo é acometido pela osteoporose, a doença se caracteriza pela perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas.

Ajuda a aumentar a velocidade na corrida e em outros esportes

Como já citamos, um dos benefícios de pular corda é melhorar a agilidade, por isso, se você pratica outras atividades, como corrida, por exemplo, pode se beneficiar ainda mais. Pois, a prática de pular corda vai deixar você ainda mais rápido.

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As principais dicas para pular corda



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Viu como existem muitos benefícios de pular corda! E ainda não acabou, temos algumas dicas simples para quem quer se aventurar nessa atividade. Confira!

  • Respeite o seu limite: é importante começar devagar e depois ir aumentando a intensidade do treino;
  • Mantenha a constância: é importante ter disciplina para atingir os objetivos;
  • Roupas adequadas: para praticar qualquer atividade física é necessário estar confortável e seguro, por isso use as peças da Epulari.

Conclusão

Com todas essas informações você já sabe todos os benefícios de pular corda. Aproveite as nossas dicas e conte com a Epulari!

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