6 benefícios da atividade física durante a gravidez. Saiba aqui!
Fazer atividade física durante a gravidez ainda é considerado um tabu, pois muitas mulheres têm dúvidas se realmente é algo seguro.
Porém, está liberado para se exercitar na gestão, mas é preciso tomar certos cuidados e sempre ter cautela.
As atividades físicas são capazes de melhorar o condicionamento físico e também podem ajudar a clarear a mente.
Por isso, é importante manter a frequência, mesmo na gestação, já que a atividade pode trazer inúmeros benefícios para as futuras mamães.
É sempre importante lembrar que, os treinos precisam estar ligados com a alimentação e os hábitos saudáveis, ainda mais quando falamos da saúde de uma mulher gestante.
Então, nada de descuido, tenha uma boa dieta, em caso de dúvidas é necessário entrar em contato com o seu médico, ele pode avaliar as suas necessidades.
Para desmistificar alguns conceitos sobre a atividade física durante a gravidez, o nosso artigo traz todas as informações necessárias e até mesmo algumas dicas.
Basta continuar a leitura e prestar atenção em tudo!
Importância da atividade física na gravidez
Na gravidez é importante fortalecer ainda mais o corpo, pois ele passa por uma mudança significativa para poder acomodar o bebê.
Então, nada melhor do que preparar a sua musculatura, porém os exercícios devem ser feitos com cuidado para evitar acidentes.
Além disso, a prática de exercícios ajuda a dormir melhor, algo de extrema importância na gestação, as futuras mamães precisam estar com o sono em dia.
Não podemos esquecer da alimentação, nessa fase o organismo precisa de nutrientes que os alimentos saudáveis podem fornecer, a dieta balanceada deve conter proteínas, carboidratos e também gorduras.
A atividade física durante a gravidez pode ajudar a prevenir algumas doenças, como a diabetes gestacional, além de trazer mais disposição, bem-estar e vitalidade nesse período. É uma boa forma de fortalecer músculos, articulações e os ossos.
Praticar exercícios físicos é uma maneira de manter o corpo e a mente saudáveis, especialmente na gestão.
Pois, é um momento apenas da futura mamãe, assim é possível relaxar, cuidar de si e também se preparar para os novos desafios.
No próximo tópico vamos mostrar a fundo alguns benefícios de praticar atividade física durante a gravides. Confira!
Benefícios da atividade física durante a gravidez
Basicamente, todos os benefícios das atividades físicas ficam mais relevantes durante a gravidez, pois é um momento em que as mulheres precisam cuidar ainda mais da sua saúde. Já que elas estão carregando uma vida.
Prevenção de doenças
Algumas mulheres podem sofrer com Diabetes melito gestacional (DMG) e Hipertensão arterial gestacional (HG).
Essas condições podem causar riscos para o bebê e para as mamães, por isso é preciso cuidar da alimentação e do corpo.
Os exercícios físicos ajudam a evitar as doenças. Além disso, as atividades aeróbias evitam a condição de Pré-eclâmpsia (PE), que causa complicações severas na gravidez no parto.
Por isso, é necessário estar sempre fazendo o pré-natal e acompanhando a saúde gestacional.
Redução de estresse
A gravidez é um momento muito especial, mas não podemos esquecer que esse período pode ser estressante para as mães.
Afinal, estamos falando de uma mudança de vida e muitas coisas devem ser organizadas antes da chegada do bebê.
Essas tarefas e a expectativa podem aumentar o nível de estresse, por isso, a atividade física é indicada.
Um treino simples ajuda a acalmar, além de ser um momento somente da futura mamãe, é importante cultivar esse autocuidado.
Evita depressão
Como todo mundo já sabe, a atividade física libera hormônios que ajudam no combate à depressão.
A endorfina e a serotonina são substâncias que estão ligadas a sensação de bem-estar, ou seja, fazem bem para a mente.
Controle do peso
Sabemos que é normal ganhar peso na gravidez, inclusive não deve ser uma preocupação extrema. nos primeiros momentos após o nascimento do bebe é preciso se cuidar e recuperar as forças.
Porém, praticar atividade física durante a gravidez pode ser uma boa aliada no controle do peso, lembrando que dietas rígidas e treinos pesados não devem ser praticados.
Maior disposição
A gravidez pode gerar um cansaço, para combater isso nada melhor do que um treino leve e revigorante.
A atividade física dá uma sensação de vitalidade que pode ser muito útil nesse período, já que as mamães precisam estar sempre arrumando as coisas para a chegada do novo membro da família.
Fortalecimento do corpo
Praticar atividade física fortalece os músculos, articulações e ossos, o que pode ser muito necessário na gravidez.
Pois, é importante ter sustentação para acomodar o bebe, sem contar que os movimentos ajudam a melhorar a postura e evitar as dores nas costas, que são frequentes na gestação.
Deu para perceber que a atividade física durante a gravidez pode ser uma boa forma de manter o corpo saudável para as mamães e os bebês.
No próximo bloco vamos mostrar quais são os exercícios indicados para as gestantes. Acompanhe!
Quais são as melhores atividades físicas durante a gravidez?
Os exercícios são divididos pelo trimestre, pois em cada momento é necessário mudar algumas prioridades.
Exercícios para gestantes no 1º trimestre
O primeiro trimestre de gestação começa na primeira semana e termina na décima terceira. É o período onde as mães sentem mais cansaço, sonolência e enjoos. A pressão arterial pode cair também.
Lembrando que nesse começo de gravidez é importante que a intensidade seja leve, então nada de treinos pesados.
A partir da 10ª semana de gestação há um aumento significativo nos níveis de relaxina, hormônio que deixa articulações e ligamentos da gestante mais flexíveis, sendo assim, evite os alongamentos.
Exercícios para gestantes no 2º trimestre
Entre as semanas 14 e 26 as mulheres experimentam um pico de disposição, pois os enjoos e náuseas são menos frequentes e a pressão arterial tende a se estabilizar.
Uma dica importante é tomar cuidado com algumas posições, como a supina, que é de barriga para cima. Esse movimento não é tão confortável.
Além disso, os exercícios abdominais não são indicados, pelo risco de aumento da diástase abdominal.
Exercícios para gestantes no 3º trimestre
No terceiro trimestre, entre as semanas 27 e 40, existe um aumento da pressão do útero, o que pode aumentar também a pressão arterial.
Esse é o momento de reduzir a intensidade dos exercícios, na reta final da gestão é indicado movimentos preparatórios para o parto, como mobilidade de quadril, alongamentos e agachamentos.
Dicas bônus: use roupas confortáveis. Use Epulari!
Além da alimentação e dos cuidados com os movimentos, é preciso ter roupas adequadas para o treino.
Por isso indicamos a Epulari, uma loja que conta com modelos incríveis, confeccionados com os melhores materiais do mercado para garantir o seu conforto. Aproveite!
Conclusão
Já podemos deixar de lado o tabu sobre a atividade física durante a gravidez, com cuidado e precaução os exercícios estão liberados e vão fazer muito bem para a saúde de todos.