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Ginástica localizada: 7 benefícios para a saúde do corpo.

Data da postagem 08/02/2024 Categoria Exercícios Físicos
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62 visualizações

A ginástica localizada é uma prática física completa. Ao mesmo tempo que define a musculatura do corpo, também contribui para o melhor condicionamento físico.

A partir dos benefícios, tornou-se uma das modalidades mais interessantes dos últimos anos.

Apesar disso, sua história é bem antiga. Aqui no Brasil, surgiu no Rio de Janeiro em 1930 com o nome de Ginástica de Academia.

Os primeiros professores eram estrangeiros e trouxeram influências da ginástica rítmica, do balé e da dança moderna.

Hoje, a atividade é muito característica, sendo totalmente adaptada para o público brasileiro.

Tem algumas diferenças para a musculação, ainda que seja um treino focado em força muscular.

Isso porque costuma ter exercícios coletivos e com séries mais longas.

Aliás, ao lado de pilates, dança, ioga e caminhada; a ginástica localizada surge como uma das principais alternativas para quem não curte musculação na academia.

O que é ginástica localizada


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Para entender o que é ginástica localizada, considere os exercícios físicos que usam movimentos repetitivos focados em determinados grupos de músculos.

Geralmente, são organizados em séries e separados por pausas para que a musculatura descanse.

Por ser uma atividade flexível, pode usar equipamentos como halteres, bastões, barras, mini-band e tornozeleiras.

Mas, também é possível praticá-la sem qualquer acessório, apenas usando a força dos braços, pernas, ombro, peito, costas e assim por diante.

Na metodologia, os profissionais da saúde devem fazer um aquecimento, a partir de exercícios leves.

A ideia é “aquecer” os músculos. Depois, podem torná-los mais intensos. O alongamento é outra técnica, só que focada na prevenção de dores.

As séries costumam acontecer em repetições de 40 a 60 segundos. E os intervalos podem seguir o mesmo tempo.

Como são exercícios completos, definem os músculos e, por isso, geram a redução da gordura localizada e de medidas.

Benefícios da ginástica localizada para a saúde

A média de 1 hora de ginástica localizada pode representar um gasto calórico alto: acima de 500 Kcal.

Então, por permitir uma rotina que começa do nível leve, é uma ideia interessante para quem está saindo do sedentarismo, do mesmo jeito que é para quem já é esportista.

E esse não é o único benefício. Também é possível melhorar a resistência muscular, cardiorrespiratória e muito mais.

Uma das principais explicações está no fato de ser considerado um aeróbico sem impacto.

É uma solução para diversos objetivos, como do emagrecimento, sem que se prejudique as articulações do corpo. Confira abaixo todas as vantagens.

1 - Tonifica os músculos


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A tonificação dos músculos acontece devido aos movimentos do corpo e as ações praticadas durante o exercício.

A grande vantagem disso é que auxilia durante as atividades do dia a dia, como sentar e levantar, caminhar e subir escadas.

Além disso, tem sido ótimo para quem tem pouco tempo de ir até uma academia ou estúdio.

Afinal, dá para treinar em casa, independente do grupo muscular escolhido, como glúteos.

2 – Melhora a resistência muscular


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Os exercícios praticados nessa ginástica liberam hormônios.

Então, os praticantes melhoram a resistência muscular e diminuem a sensação de fadiga.

O que faz com que seja ótima para gestantes, que devem fazer os movimentos certos e equilibrados.

3 - Corrige problemas posturais


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Como tem séries mais longas do que na musculação, a ginástica localizada permite uma maior atenção para o movimento.

Esse é um dos maiores diferenciais para a correção da postura, que é um dos maiores problemas da saúde física das pessoas.

Uma curiosidade é que essa prática, quando acompanhada por profissionais, é recomendada até para as crianças.

O motivo é que eles ficam muito tempo na tela (celular e TV). Assim, a ginástica localizada ajuda na postura e enquanto atividade física, também.

4 - Auxilia no desenvolvimento pulmonar e cardíaco



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Por ser uma prática física, a ginástica localizada atua no desenvolvimento pulmonar e cardíaco.

A explicação tem a ver com a respiração e a intensidade dela.

Isso permite realizar ações com menos esforços, além de prevenir diversas doenças.

5 - Fortalece o sistema imunológico


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A prática acelera o metabolismo e permite o fortalecimento do sistema imunológico.

Ainda mais quando agregado com outros fatores, como alimentação mais saudável.

Como resultado, esse benefício reduz riscos de doenças e melhora a circulação sanguínea.

Assim como se aumenta a chance de ter um emagrecimento saudável ou o melhor controle do peso corporal.

Já que a ação permite a queima de calorias mesmo em repouso.

6 - Reduz o estresse


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Praticamente todas as atividades físicas possibilitam a liberação de endorfina, o hormônio do bem-estar.

Isso faz com que se tenha a autoestima aumentada e a redução de estresse.

Portanto, a ginástica localizada também traz consigo esse benefício mental.

Aqui entra um ponto interessantíssimo. Toda mulher sabe que a atividade física ajuda na saúde menstrual.

E a flexibilidade dessa ginástica traz mais uma vantagem: adaptar treinos conforme os desconfortos causados na TPM.

7 - É para todas as idades


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As variações de exercícios entra como benefício porque faz com que essa atividade seja para todas as idades.

Por sua vez, isso é ótimo se pensarmos que constância e acompanhamento são chaves para o sucesso esportivo.

Ginástica localizada: por onde começar?


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Para incluir a ginástica localizada na rotina, o ideal é seguir as recomendações profissionais para o melhor rendimento.

Além disso, garante-se a prevenção a lesões. A primeira coisa é manter as consultas com os médicos, especialmente quando há condições especiais.

Outra dica é escolher uma academia, estúdio ou personal trainer que tenha os recursos necessários para um treino confortável.

O hábito da hidratação se mantém como importante, da mesma forma que acontece com os períodos de descansos.

Para os não-praticantes de quaisquer esportes, o começo pode ser mais complicado porque alguns exercícios serão desconhecidos.

Então, vá aos poucos. Agachamentos, abdominais, corda naval e elevações de quadris são exemplos de movimentos.

Do mesmo modo que é possível adaptar exercícios, vale a pena pensar no volume de séries e cargas.

Os iniciantes costumam fazer 3 séries de 10 repetições com carga leve.

Já os intermediários, fazem 4 séries de 12 repetições com cargas médias. Assim por diante.

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