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Ballet: 10 benefícios para o corpo e para a mente.

Data da postagem 23/11/2023 Categoria Exercícios Físicos
Visualizações
2.479 visualizações

Realizar atividades físicas com regularidade e ter uma rotina consistente é algo muito importante para o nosso corpo e para a mente.

Porém, quando falamos em exercícios não nos referimos apenas a musculação, existem outras atividades que podem ser benéficas para a sua vida, como é o caso do ballet.

Esse tipo de dança requer um esforço corporal grande e também uma disciplina mental.

Sendo assim, fazer ballet pode trazer muitos benefícios e melhorar a sua qualidade de vida.

Outro ponto importante é que as pessoas acham que o ballet é apenas para criança e mesmo com vontade de praticar essa atividade, acabam deixando o sonho de lado por conta da idade.

Porém, não existe um momento certo para começar um novo hobby e descobrir uma paixão.

Deixar de praticar algo apenas por conta da idade é um erro, o ballet é para todos, inclusive para quem já teve aquele sonho de usar um lindo collant.

E se você ainda não está convencida, venha conferir os 10 benefícios que essa atividade pode oferecer para a sua vida. Acompanhe a leitura!

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Melhora a postura corporal

O ballet é uma atividade que exercita a flexibilidade do corpo, por isso ajuda a manter uma postura mais reta.

Hoje em dia, é comum encontrar pessoas com problemas na coluna, isso ocorre por conta da postura que é muito afetada pelo uso constante dos celulares e dos computadores.

Muitas vezes é difícil reparar no dia a dia, se estamos sentados da maneira correta.

Sendo assim, é importante fazer uma atividade que possa corrigir a má postura e trazer hábitos melhores, que vão ajudar a sua coluna.

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Auxilia no processo de perda de peso

É isso mesmo, praticar ballet pode ajudar no processo de emagrecimento, por isso a atividade costuma ser indicada para pessoas com sobrepeso.

É uma boa alternativa para quem não gosta dos exercícios tradicionais de musculação, ou deseja complementar a rotina de treinos.

O ballet pode ser uma ótima opção de exercício, pois exercita o corpo todo e por ser uma atividade de alto esforço, é possível queimar uma boa quantidade de calorias.

Porém, para ter um resultado positivo é preciso se dedicar na dieta e ter muita constância.

Não existe uma prática milagrosa para perder peso, com determinação é possível, e lembre-se de se divertir nessa jornada.

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Trabalha o alongamento e a flexibilidade

Para praticar o ballet é preciso realizar diversos exercícios de mobilidade, alongamento e flexibilidade, com isso é claro que o corpo vai se tornando mais flexível e aprende a realizar os movimentos sem sentir tanta dificuldade.

Isso é muito importante no nosso dia a dia, pois, quando temos uma rotina sedentária podemos sentir dor para realizar atividades comuns, como subir e descer as escadas, varrer a casa e outras situações.

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Melhora a coordenação motora

Como citamos, o ballet é uma atividade que exercita o corpo inteiro, por isso tem a capacidade de auxiliar na coordenação motora.

Pois, realizar os movimentos com certa destreza também é algo que pode ser treinado e motivado.

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Alivia o estresse

Qualquer atividade física é capaz de melhorar o bem-estar, com isso, alivia o estresse e a ansiedade.

Inclusive, treinar regularmente é algo indicado pelos psicólogos nos tratamentos de doenças psicológicas, como a depressão.

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Amplia a consciência corporal

A consciência corporal se baseia no conhecimento do seu próprio corpo, é saber os limites de cada movimento, a forma como os seus músculos reagem aos estímulos e quais questões devem ser trabalhadas.

Só é possível conquistar isso com a prática de exercícios físicos.

Desenvolve a sociabilidade

Uma atividade como o ballet deve ser feita em grupo, isso gera uma boa interação social.

Por isso, é importante ter esses momentos para conhecer novas pessoas, fazer amizades e criar vínculos.

Ainda mais na fase adulta, pois sabemos como é difícil estreitar os laços com as pessoas em uma rotina corrida.

Trabalha a memória

O ballet requer muito foco, pois se trata de movimentos de repetição, isso faz com que o cérebro seja obrigado a exercitar a memória e a concentração.

Trabalha a respiração

Os movimentos do ballet são feitos de forma super sincronizada, cada passo representa algo, para conseguir executá-los com excelência é preciso estar focado e deixar o seu corpo todo trabalhar.

Isso também inclui a respiração, muitas vezes respiramos no automático, mas quando precisamos realizar atividades é possível perceber que existe um jeito correto de respirar.

Fortalece a autoestima

Fazer algo para si mesmo, ter um momento de harmonia e aprender novas atividades são coisas que podem contribuir para a construção de uma autoestima forte e confiante.

Além disso, o ballet também ajuda na parte estética, que está muito relacionada à questão do bem-estar.

FAQ

Quantas calorias se perde em uma aula de ballet?

O ballet fitness, uma nova modalidade que une exercícios de ballet clássico com ginástica localizada pode queimar 740 calorias por aula.

É uma quantidade considerável, ainda mais se tratando de uma dança, por isso, vale a pena investir em novas atividades, especialmente, se o objetivo for perder peso.

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Pode fazer ballet e musculação?

É uma ótima ideia, inclusive, é uma recomendação, o ballet pode ajudar a ter um desempenho muito melhor na musculação, pois ele treina o corpo para o equilíbrio, a flexibilidade e a autonomia, tudo isso é muito importante para os treinos de musculação.

Como fica o corpo de quem faz ballet?

O ballet geralmente deixa o corpo com os músculos alongados, longilíneos, a postura elegante, muita força e leveza ao mesmo tempo.

Dessa forma, o corpo fica forte, mas ainda é muito feminino, é claro que atividade não vai fazer os músculos crescerem na mesma intensidade da musculação por exemplo, mas pode ser um ótimo auxiliar.

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Conclusão

E então, vai marcar a sua aula de ballet? Lembre-se de contar com as roupas da Epulari, temos diversas peças que podem ser usadas nas aulas, como bodys e maiôs, tudo com muita qualidade. Aproveite!


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