Sedentarismo: 6 dicas de como evitar!
Cuidar da saúde é a coisa mais importante para ter qualidade de vida, isso envolve manter o corpo e a mente saudável para que o nosso organismo funcione da forma que deveria.
Por isso, as atividades físicas se tornaram super necessárias na nossa rotina, além de manter o corpo esteticamente bonito, é também uma maneira de evitar o sedentarismo.
A palavra sedentarismo se tornou muito conhecida, pois é um estado onde o nosso corpo não se encontra completamente saudável.
Então, é importante aprender formas de evitar isso e começar a cuidar da sua saúde de forma efetiva.
O nosso corpo realiza diversas funções no dia a dia, seja aquelas que temos consciência e até os movimentos automáticos.
Para que tudo isso funcione corretamente, os músculos devem estar fortes, resistentes e preparados.
Com o sedentarismo, isso é impossível, por isso, para ter mais qualidade de vida é necessário mudar alguns hábitos.
E se você quer saber como evitar o sedentarismo e se tornar alguém mais saudável, basta continuar a leitura para conferir as nossas dicas. Aproveite!
O que é sedentarismo?
Antes de mais nada, vamos começar pelo básico, que é entender sobre o conceito de sedentarismo. Confira!
O sedentarismo está ligado com os hábitos ruins para a nossa saúde, como por exemplo, a falta de exercício físico, alimentação inadequada, tabagismo e sono de má qualidade.
Tudo isso contribui para que o seu corpo se torne cada dia menos saudável e seja suscetível a certas doenças.
Podemos definir o sedentarismo como um estilo de vida que conta com hábitos destrutivos para o nosso corpo.
Geralmente, uma pessoa sedentária prefere ficar longos períodos em casa, sentada ou deitada.
Além disso, a alimentação costuma ser baseada em comidas industrializadas sem a quantidade certa de nutrientes e proteínas.
O nosso corpo foi feito para se manter em movimento, por isso a ausência da prática de exercícios físicos pode ocasionar problemas como obesidade, diabetes tipo 2, pressão alta, enfraquecimento ósseo, depressão, ansiedade e doenças cardíacas.
O sedentarismo pode ser dividido em escalas que vão desde o nível 1 até o nível 4.
- Nível 1: o estágio 1 é o menos crítico e pode ser resolvido com mais facilidade. Geralmente, engloba as pessoas que praticam atividades, como caminhadas de forma esporádica. Sendo assim, não existe um esforço de média ou alta intensidade, nem mesmo constância.
- Nível 2: a maioria das pessoas se enquadra nesse estágio, é quando as pessoas só realizam atividades do dia a dia, como por exemplo, ida ao supermercado, carregar pesos dentro de casa, entre outras
- Nível 3: nesse estágio do sedentarismo as pessoas não realizam nem o estímulo mínimo, ou seja, passam a maior parte do tempo em casa, não realizam atividades básicas, como as idas ao mercado.
- Nível 4: o último estágio é o mais crítico, pois as pessoas passam o dia inteiro sentadas ou deitadas e mal conseguem lembrar do último exercício físico realizado.
No próximo bloco, vamos mostrar porque é preciso combater o sedentarismo, acompanhe a leitura!
Por que combater o sedentarismo?
O sedentarismo pode acarretar uma série de doenças, observe:
Obesidade
A falta de exercício físico e alimentação inadequada criam um desequilíbrio metabólico, que causa inflamação corporal.
Diabetes
A diabetes pode atingir qualquer um, não precisa estar ligada com a obesidade.
Entretanto, a obesidade pode agravar essa doença, pois torna o corpo resistência à insulina, sintoma da diabetes tipo II.
Além disso, essa diabetes causa problemas na circulação e na cicatrização, fome e sede excessivas, mau funcionamento de órgãos e surgimento de infecções frequentes, especialmente nos rins e na bexiga.
Problemas cardiovasculares
As pessoas sedentárias possuem o dobro do risco de sofrer doenças do coração, independente do fato de estar ou não acima do peso.
Depressão
O sedentarismo pode tanto agravar quadros de depressão já existentes, quanto também pode contribuir para o seu desenvolvimento inicial.
Pois, quando não nos exercitamos temos um baixo nível de endorfina e neurotransmissores, a atividade física é um dos principais estimulantes.
Comprometimento muscular
A falta de exercícios físicos reduz a resistência muscular e pode gerar a atrofia, que é a diminuição do tamanho dos músculos.
Sem contar que o sedentarismo também causa a perda da flexibilidade e resistência aeróbica.
Dicas de como evitar o sedentarismo
Agora sim podemos começar as dicas de como evitar o sedentarismo. Observe!
Mude hábitos do cotidiano
Alguns hábitos podem fazer muita diferença, como por exemplo, acordar mais cedo e ter um bom café da manhã.
Pois, conseguir começar o seu dia com calma pode abaixar o nível de estresse e dar mais disposição para começar uma nova rotina.
Escolha uma atividade física que te traga prazer
Existem uma infinidade de atividades dispositivos, como fit jump, step, funcional, danças e muitos mais.
É possível encontrar algo que seja perfeito para você, nem todo mundo gosta de musculação, então pode optar por outras atividades de alta intensidade.
Com o tempo, é interessante variar os treinos e incluir uma atividade aeróbica, como o pilates.
Crie metas
É importante se manter focado, por isso, criar as metas é importante para conseguir chegar ao seu objetivo.
É uma forma de poder visualizar o seu processo com mais clareza e manter a constância.
Alimentação saudável
A alimentação é a base para sair do sedentarismo, com uma dieta balanceada é possível comer de tudo um pouco e ainda experimentar alimentos que realmente trazem benefícios ao corpo.
Hidrate-se
Além da alimentação, é importante beber a quantidade certa de água, pois ajuda o corpo funcionar corretamente e faz bem para a saúde.
Durma bem
Uma rotina de sono bem estabilizada traz mais disposição e regula as funções do corpo, é tudo que você mais precisa para conseguir sair do sedentarismo.
Conclusão
Com todas essas informações e dicas, você já pode mudar os seus hábitos e se livrar do sedentarismo.
Nesse processo, conte com a epulari, aqui temos as melhores roupas fitness do mercado.