Atividade física e saúde menstrual: Qual a relação?
A menstruação faz parte da vida da mulher desde sempre e pode ser um período que requer mais cuidado e atenção.
Muitas mulheres se sentem mais cansadas e sem disposição para nada, inclusive para os treinos.
Entretanto existe uma relação entre a prática de atividade física e a saúde menstrual. Pois, é importante estar ainda mais forte e saudável neste momento.
O período menstrual varia de mulher para mulher, algumas não gostam da sensação de cansaço e ficam mais sensíveis, outras aprenderam a se conectar com o lado feminino.
De qualquer maneira, é impossível negar que esse período tem a capacidade de transformar todas as mulheres.
Sendo assim, se cuidar mais pode ser uma forma de trazer mais qualidade de vida para esse momento.
Por isso, ao longo deste artigo vamos desvendar os segredos da atividade física e saúde menstrual, para conferir todas as informações, e com certeza se surpreender, basta continuar a leitura. Aproveite!
Qual a relação entre atividade física e saúde menstrual?
Todo mundo sabe que a prática regular de atividade física traz muitos benefícios para o corpo e a mente, isso não seria diferente no período menstrual.
Ao exercitar o corpo, as mulheres podem sentir um alívio nos sintomas da TPM, como por exemplo, a redução de cólicas menstruais.
Pois, a movimentação dos músculos, somadas a uma alimentação balanceada são capazes de conter os desconfortos abdominais.
Sem contar, que após o treino também é possível fazer com que o corpo tenha mais disposição, por conta dos hormônios que são liberados.
E falando em hormônios, essas substâncias trazem uma sensação de prazer, bem-estar e vitalidade, tudo isso afasta o mau-humor típico da TPM.
É importante criar uma rotina que inclua hábitos saudáveis para ter mais qualidade de vida, por isso atividade física e a saúde menstrual estão conectadas.
Muitas mulheres passam por esse período sentindo desconfortos, dores e baixa autoestima, todos esses sintomas, que são comuns da TPM, podem ser suavizados com um treino de qualidade.
Lembrando que dores agudas demais, mudanças drásticas de humor e sangramento exagerado não devem ser sintomas normalizados.
Neste caso, é importante buscar o acompanhamento médico para entender a causa e procurar um tratamento.
De qualquer maneira, a relação entre a atividade física e a saúde menstrual é que você pode ter muito mais qualidade de vida, mesmo no período menstrual.
No próximo bloco vamos mostrar a fundo os benefícios que os exercícios podem trazer. Confira!
Quais os benefícios da atividade física para a saúde menstrual?
Como citamos anteriormente, a atividade física e a saúde menstrual estão ligadas, pois os exercícios trazem mais qualidade de vida.
Agora, vamos mostrar mais a fundo os benefícios que o exercício pode trazer para a mulher. Observe!
Melhora o humor
As atividades físicas são essenciais para a saúde mental, pois o movimento é capaz de liberar hormônios que causam uma sensação de bem-estar.
É isso é ainda mais importante no período menstrual, já que muitas mulheres podem ficar mais irritadas e propensas ao mau-humor.
A liberação da endorfina e da serotonina, são de extrema importância para reduzir o sentimento de irritação e descontentamento.
Diminui o inchaço
Toda mulher costuma se sentir mais inchada durante o período menstrual e isso é um sintoma normal, mas pode incomodar.
Na prática de exercícios físicos são liberadas algumas substâncias, como progesterona e aldosterona, que é responsável pelo pelo excesso de líquido que provoca inchaço.
Ou seja, eliminar essas substâncias é a melhor forma de desinchar e se sentir mais confortável com o seu corpo.
Reduz as cólicas
Algumas pessoas ficam em dúvida na hora de treinar no período menstrual com medo de que as cólicas possam piorar.
Porém, isso não passa de um mito, a atividade física pode até mesmo aliviar os desconfortos abdominais.
Pois, os movimentos estimulam a vasodilatação, o que melhora a irrigação sanguínea nos músculos e alivia as contrações do útero.
Aumenta a disposição
É normal se sentir indisposta nesse período, mas ir treinar é uma forma de deixar essa sensação de lado.
Como citamos, o exercício físico ajuda a liberar hormônios que trazem a sensação de bem-estar, sendo assim, é comum se sentir com mais vitalidade após o treino.
Confira abaixo, algumas dicas de como aproveitar o seu treino no período menstrual!
Dicas para treinar na TPM
Algumas dicas simples podem deixar o seu treino mais confortável e com um rendimento melhor, mesmo no período menstrual. Observe abaixo!
Alimentação
No período menstrual é importante ter um cuidado redobrado com a alimentação, uma dica é evitar açúcar, sal e alimentos ricos em sódio, como por exemplo, embutidos, defumados, enlatados, cafeína, álcool e alimentos gordurosos.
Sempre mantenha uma alimentação balanceada e não pule refeições durante o dia.
Beba água
Se manter hidratada é uma obrigação para todos, porém nesse período a ingestão de líquidos deve ser ainda mais rígida.
Ritmo do treino
É importante verificar qual o melhor ritmo de treino, não precisa se esforçar ao máximo.
Respeite o seu corpo
Sempre respeite os limites do seu corpo. Os exercícios devem fazer bem ao corpo e não causar desconfortos ou algum tipo de machucados.
Dicas bônus para um treino no período menstrual
No período menstrual a mulher pode se sentir desconfortável com o próprio corpo. Então, para conseguir treinar segura é preciso usar roupas adequadas para o treino.
Uma boa roupa de academia pode impulsionar ainda mais o seu desempenho e trazer até mais disposição.
Por isso, a Epulari é a loja ideal, o estoque tem belos conjuntos, leggings, tops e muitos, tudo com muita qualidade e estilo.
Conclusão
Com todas essas informações ficou bem mais fácil deixar a indisposição em casa, pois a atividade física e saúde menstrual andam lado a lado.
É importante cuidar do seu corpo em todos os momentos, especialmente no período menstrual.
Não deixe de conhecer o estoque da Epulari!