Condições de Parcelamento
Parcele em até 10x sem juros.
Condições no Pix
No Cartão é Mais Barato!
Condiçõesa de Frete
Frete Grátis Para Todo o Brasil.
Condições de Troca
1° TROCA GRÁTIS*.
Carrinho de compras
Seu carrinho está vazio

PEGUE SEU CUPOM AQUI 👉 TERMINA EM:

  • 00
    h:
  • 00
    m:
  • 00
    s

fique por dentro
das novidades

Epulari é liberdade, você merece isso! Moda fitness modesta,
projetada para usar o dia todo. Use o cupom BEMVINDA para
ganhar 10% off no seu primeiro pedido. Receba acesso
exclusivos aos lançamentos, novidades e descontos.

Alimentação e nutrição para atividade física feminina.

Data da postagem 19/10/2023 Categoria Exercícios Físicos
Visualizações
461 visualizações

Tudo aquilo que comemos tem um impacto no nosso organismo, por isso é importante conhecer a sua alimentação.

Ainda mais se você está em busca de uma rotina saudável. Além disso, é importante saber que sem hábitos alimentares adequados o seu treino não irá trazer o resultado esperado, especialmente para mulheres.

Por isso é importante saber sobre a alimentação e a atividade física feminina.

Muitas mulheres começam a treinar para poder melhorar a aparência física e de quebra ainda experimentam os benefícios de uma rotina saudável.

Os alimentos fornecem energia para o corpo e assim é possível realizar os movimentos com total eficiência.

Além disso, uma dieta balanceada é chave para o processo de emagrecimento, e não podemos esquecer que o corpo precisa de nutrientes e proteínas para ficar mais forte, ou resistente durante a atividade física.

Pensando em facilitar esse processo, o nosso artigo tem informações únicas sobre o assunto.

Para descobrir tudo sobre a alimentação para atividade física feminina, basta continuar a leitura e ficar atenta às dicas. Aproveite!


alimentacao-blog

Por que se nutrir bem é importante para um bom desempenho na atividade física?

O alimento é a fonte de energia do corpo, por isso é importante ter uma dieta balanceada. Não adianta apenas comer produtos industrializados, ou que não trazem benefícios a sua saúde.

Por exemplo, os alimentos processados costumam ter uma baixa porcentagem de nutrientes e proteínas, que são necessários para o funcionamento do nosso corpo.

Inclusive, vale a pena entender a diferença entre alimentação e nutrição, elas são similares, mas fazem parte de um processo distinto.

A alimentação é uma forma de ter mais saúde. Agora, a nutrição é responsável por manter o organismo regulado, pois nutrir o corpo é aproveitar de forma correta dos componentes de cada alimento ingerido.

As duas etapas são importantes para a manutenção de um corpo saudável e o funcionamento dele.

Uma má alimentação pode causar doenças crônicas, mal-estar e até mesmo indisposição, além de afetar a qualidade do sono.

E é impossível treinar dessa forma, então a alimentação para a atividade física feminina é um passo essencial.

O nosso foco é atividade física feminina, pois a biologia do corpo da mulher tem muitas diferenças quando comparada com a do corpo masculino.

Sendo assim, a nutrição e a rotina de treinos devem ser pensadas a partir desse ponto de vista.

porque-nutrir-se-e-importante-blog

Alimentação na atividade física

A alimentação para atividade física feminina deve ser pensada na sua saúde, bem-estar e no resultado futuro.

É importante focar nas opções saudáveis, por incrível que pareça é possível fazer diversas substituições simples no dia a dia.

Por exemplo, o carboidrato é necessário para sua dieta, porém todo mundo sabe que exagerar em alguns alimentos pode atrapalhar o treino.

Sendo assim, frutas, banana, pera, ou sucos de fruta sem açúcar, aveia, vitaminas, açaí, batata doce, mandioca e carboidratos integrais, como pão, arroz, grãos e macarrão, são alguns dos bons exemplos.

Essas alternativas citadas acima contam com um baixo índice glicêmico. Para enriquecer ainda mais a sua alimentação, tente sempre adicionar uma proteína, como frango grelhado ou queijo cottage.

Além disso, alguns alimentos podem evitar que o carboidrato seja absorvido rapidamente, como a pasta de amendoim, que também ajuda a diminuir o índice glicêmico da refeição.

Esse processo é interessante para impedir a hipoglicemia durante o exercício.

Lembrando que se você deseja ter uma dieta compatível ao seu treino, com um objetivo específico, deve procurar o auxílio de um nutricionista.

Nutrição na atividade física

Para entender como funciona a nutrição na atividade física, vamos mostrar o papel de cada elemento. Confira!

alimentacao-na-atividade-fisica-blog

Papel dos carboidratos

Os carboidratos são chamados de matéria-prima para a produção do glicogênio muscular, que é a principal fonte de energia utilizada durante o exercício.

Ou seja, a redução dos glicogênio muscular é um fator que pode ocasionar a fadiga muscular.

Papel das proteínas

Qualquer tipo de exercício físico causa um desgaste muscular, que precisa ser reparado. Essa é uma das funções da proteína, que tem o poder de promover a regeneração muscular.

Não podemos deixar de informar que a proteína é o principal nutriente responsável pela construção da massa muscular.

Papel das gorduras

As gorduras podem trazer um benefício importantíssimo para a prática de atividades físicas. Por conta da sua imensa capacidade energética.

O corpo em atividade necessita de três macronutriente que podem fornecer energia, são eles: os carboidratos, as proteínas e as gorduras.

Por exemplo, apenas um grama de gordura possui duas vezes mais energia do que um grama de carboidrato ou proteína.

Por isso, a gordura é um elemento essencial, ainda mais para quem está realizando um treino puxado.

Lembrando que a gordura pode demorar mais para se transformar em energia durante o metabolismo, por conta da sua resistência.

Os carboidratos já contam com um processo bem mais acelerado, mas a longo prazo a gordura é mais eficiente. É por esse motivo que muitos esportistas e atletas adicionam uma dieta com bastante gordura.

Ressaltando mais uma vez a importância de um acompanhamento profissional, somente o nutricionista pode avaliar a sua dieta profundamente.

Com essas informações sobre alimentação para atividade física feminina, você já pode começar a pensar em como vai balancear a dieta. Mas ainda temos algumas dicas bônus, confira!

Dicas para realizar a atividade física feminina

Tenha constância

Para deixar o corpo forte e acostumado é preciso realizar as atividades com frequência.

Respeite os seus limites

Não vale a pena se esforçar demais, então sempre pense nos limites do seu corpo.

Vista uma roupa confortável.

E claro que não poderia faltar uma peça fitness confortável para o seu treino, você encontra os melhores modelos na Epulari, são diversas blusas, croppeds, shorts-saias e muito mais.

dicas-para-realizar-atividades-fisicas-femininas-blog

cta inspire se

Conclusão

A alimentação para atividade física feminina deve ser levada muito a sério, pois faz bem para saúde.

Lembre-se das nossas dicas para manter um treino de qualidade.

Veja mais

Autor do Post
Su Iasiunik
Imagem do autor Su Iasiunik
Redator da Epulari
Siga nas redes sociais
  • Epulari no Youtube
  • Epulari no Instagram
Cadastre-se e receba novidades do blog
Buscar Post

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.