Bicicleta ou esteira: qual é a melhor opção de cardio?
Fazer exercícios aeróbicos, ou cardios como são chamados, é muito recomendado para todas as pessoas. Mas, qual é o melhor: bicicleta ou esteira?
A ideia deste blog é trazer um panorama das vantagens de cada alternativa, já que são as mais comuns de serem encontradas nas academias e até mesmo em casa.
Emagrecimento
Uma das primeiras perguntas que as mulheres fazem é: qual emagrece mais? Com relação à queima calórica, a esteira sai na frente, porém, é preciso cuidado na análise.
Isso porque ambas permitem variações em velocidade, dificuldade, intensidade, etc. Então, pedalar em alta intensidade pode fazer emagrecer mais que caminhar no nível leve.
Só que quando a gente compara níveis próximos de dificuldade, a esteira tem mais queima porque trabalha com o corpo todo, movimentando core, braços e pernas.
Força muscular
E com relação ao ganho de força muscular, ou seja, a chance de tonificar os músculos, qual será que é o melhor cardio? Neste caso, a bicicleta ergométrica tem vantagem.
São vários motivos que explicam a afirmação, mas um dos principais tem a ver com a resistência ajustável. Não sabe o que é isso? A gente explica!
A bicicleta permite aumentar a intensidade dos treinos, sobrecarregando a musculatura de maneira intencional, causando o chamado “estresse”.
Além disso, a pedalada ativa os músculos inferiores, trabalhando muito bem com quadríceps, isquiotibiais e panturrilhas. Na esteira, a força é distribuída pelo corpo todo.
Condicionamento físico
A verdade é que ambos exercícios físicos são cardios, portanto, excelentes para trabalhar o condicionamento físico por meio do sistema cardiorrespiratório (coração + respiração).
Entretanto, pensando em uma opção mais desafiadora, a esteira vence. Ainda mais para mulheres que estão começando a praticar atividades agora, sem condicionamento prévio.
Por ser uma atividade de corpo inteiro, a esteira permite não apenas mais gasto calórico, mas também eleva o nível de dificuldade, das subidas às corridas.
Risco de lesão
Outro ponto que não podemos deixar de mencionar, seja para mulheres que já sofreram lesões ou não, é justamente o risco de se machucar. E, aqui, a maioria sabe a resposta!
A bicicleta ganha sem dificuldades porque oferece um exercício físico aeróbico sem impacto. Enquanto isso, a esteira, mesmo na caminhada, tem alta carga nos joelhos.
É essa carga que aumenta o risco de lesão pelo uso excessivo das articulações. E, mesmo na esteira, saiba que há impacto do corpo com o chão, diferente do que muita gente pensa.
Dinamismo
Para as mulheres que não gostam de repetir as mesmas atividades físicas, a esteira é uma opção mais versátil. O dinamismo se dá pela variação de funções durante o treino.
Por exemplo, para quem está saindo do sedentarismo, começar com a caminhada na esteira é sempre uma excelente ideia. Após isto, dá para simular subidas, corridas, etc.
Já as bicicletas ergométricas, ainda que possam focar em treinos intensos de ciclismo ou spinning, elas oferecem menos opções por exigirem muito mais dos músculos inferiores.
Custo-benefício
Se a ideia é praticar cardio na academia, no estúdio, na clínica ou em outros centros de treinamento, o custo-benefício será o mesmo porque não haverá custos a mais.
Já se o objetivo for adquirir o equipamento, essa questão tem muita importância. Geralmente, nas pesquisas online, o preço da bike ergométrica é mais acessível.
Além disso, tem a questão da manutenção, que também agrega custos nesse investimento. Para todo caso, a dica é conhecida: pesquise e compare as opções para acertar na compra.
Então, qual a diferença entre fazer esteira e bicicleta?
Como vimos acima, não existe o melhor cardio do mundo para todas as mulheres. Porém, existe o mais indicado para cada uma, conforme o histórico de saúde e objetivo físico.
A recomendação é sempre buscar auxílio de médicos e especialistas em atividades físicas, como educadores e fisioterapeutas, sendo que é importante considerar um treinamento que:
- Combine diferentes atividades físicas;
- Integre vários aparelhos;
- Equilibre os músculos do corpo;
- Respeite a evolução individual de cada mulher.
No geral, mulheres com sobrepeso ou lesões nas juntas devem optar pela bike. Só que quando não possuem essas restrições, a esteira pode surgir como melhor alternativa.
Veja essa situação ilustrativa: um treino de 1 hora em níveis iniciantes e médios:
- Bicicleta ergométrica tem gasto energético de 300 a 550 Kcal;
- Esteira possui gasto energético de 300 a 750 Kcal.
Ou seja, mesmo que em níveis próximos, a esteira movimenta mais grupos musculares, por isso, é uma melhor opção para perder peso.
Escolhendo bike ou esteira, o seu treino pode ser muito mais completo. Afinal, o cardio é super recomendado e pode ser integrado com todos os outros esportes e treinos.
Sendo assim, relembre os principais benefícios de cada um deles.
Os principais benefícios da bicicleta
Esse aparelho foi inventado no fim do século XIX para auxiliar na reabilitação de pacientes. Hoje, eles são bem mais modernos e tem até roupas apropriadas para pedalar!
De maneira resumida, a bicicleta ergométrica é excelente para o fortalecimento muscular dos membros inferiores, além de não causar impacto nas articulações e nos joelhos.
É um exercício cardio muito interessante para melhorar o condicionamento físico. Além de auxiliar na saúde, como ao diminuir as taxas de triglicérides e colesterol no sangue.
A bike é muito aconselhável para mulheres sedentárias, acima do peso e com problemas articulares. Além disso, é excelente para aquelas que têm dores ciáticas e na lombar.
Os principais benefícios da esteira
A esteira surgiu no século seguinte à bicicleta ergométrica, de modo que a sua finalidade era servir de treinamento para corredores profissionais.
A prática de cardio na esteira pode gerar resultados bastante diferentes, dependendo das modificações e adaptações feitas nos treinos. Por exemplo, velocidade e inclinação.
Em treinos intervalados, há maior gasto calórico. Já para iniciantes, é uma ótima alternativa para caminhadas até pegar confiança e condicionamento. Etc.
O uso da esteira diminui o percentual de gordura, aperfeiçoa o sistema cardiorrespiratório e traz vantagens para a saúde, como prevenir várias doenças.
Outras opções de cardio para treinar
Respeitando cada planilha de treino e objetivos, o cardio é opção para todas as mulheres. Assim, entre as diretrizes mais comuns, temos:
- 30 minutos ao nível baixo a moderado entre 3 e vezes por semana para iniciantes;
- 30 a 60 minutos moderado a alto para pessoas com condicionamento intermediário.
Atualmente, a lista de aparelhos aeróbicos é bem extensa, indo além das bicicletas ergométricas e esteiras. Algumas academias oferecem essas alternativas, como:
- Elíptico: combina corrida, escada e pedalada;
- Escada: simula as subidas em escadas;
- Airbike: é uma bicicleta que usa o vento para aumentar a intensidade;
- Mini trampolim: são pequenas camas elásticas;
- Remo: simula o remo, trabalhando muito na resistência.
Também é possível encontrar as plataformas vibratórias, como macas e cadeiras. Ainda que sejam considerados cardios, elas queimam menos calorias que os outros aparelhos cardio.