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Por que você não deve pular o treino de perna?

Data da postagem 24/04/2024 Categoria Exercícios Físicos
Visualizações
644 visualizações

Você é daquelas que sempre inventa uma desculpa para pular o treino de perna? Cuidado porque isso é mais sério do que parece.

Treinar é um primeiro passo para uma vida saudável, mas o treino de membros inferiores tem o seu grau de importância. 

Veja os principais benefícios!

Ajuda na manutenção do peso corporal



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Se o seu objetivo é a perda de peso ou manutenção dele, saiba que o treino de perna é seu aliado e não o vilão da história, viu.

Quer uma explicação plausível? Os músculos mais pesados do corpo estão abaixo da cintura, nos membros inferiores.

Sendo assim, pular o leg day indica que você está abdicando de um fortalecimento de músculos e redução de gordura, impactando na balança.

Não dá para avaliar o medidor de peso como única fonte de progresso, mas essa informação precisa ser mencionada.

Melhora a circulação sanguínea do corpo


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Um dos males do século é que as pessoas passam a maioria do tempo sentadas, seja vendo Netflix ou trabalhando.

Assim, os membros inferiores se movimentam pouco durante o dia e isso impacta no coração, que fica mais fraco pela falta de circulação sanguínea.

Teoricamente, o sistema circulatório é composto por vasos sanguíneos e artérias que se conectam criando uma malha.

É por eles que o sangue passa, transportando nutrientes e oxigênio. Se a circulação não funciona bem, as células não recebem tais “combustíveis”.

Melhora o desempenho físico


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Um erro comum é pensar que o treino de perna é bom apenas para as pernas e outros membros inferiores.

Obviamente, ele é interessante para outros grupos musculares também, como as costas. Assim, impulsiona a melhora do desempenho físico geral.

Há outro ponto interessante de se entender aqui. As pernas são fundamentais para a prática de vários esportes, do vôlei ao futebol.

Sendo que quanto mais fortalecidas estiverem, maior a resistência para auxiliar no melhor desempenho e prevenir lesões.

Diminui os riscos de lesões


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Você já deve ter notado que um grande problema que tem aparecido nas academias e entre as pessoas que começam a praticar atividade física é as lesões.

Isso acontece pelo excesso de treino ou pela falta de fortalecimento dos músculos para praticar esportes.

Ao treinar panturrilhas, glúteos e quadríceps, considere resultados visíveis e funcionais, tais quais pernas fortes.

Assim, cria-se um ciclo positivo atuando em parceria com a lombar, costas, core e outras regiões do corpo. E isso tudo diminui os riscos de lesões.

Contribui para ossos mais fortes


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Ter os ossos mais fortes é importante para a manutenção dos movimentos com mais firmeza.

Isso vale para a prática esportiva, como corrida; mas também para as ações corriqueiras que realizamos inconscientemente, como andar, subir escadas e agachar.

Ao ter os ossos dos membros inferiores fortalecidos, as pessoas reduzem os riscos a lesões esportivas e domésticas.

Portanto, não se trata apenas de ter massa muscular forte para ser o primeiro a chegar na prova. É sobre ter força para vencer as atividades do dia a dia.

Contribui para joelhos mais fortes também



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Ah, como não falar dos joelhos! São como amortecedores dessa máquina que é o corpo.

Absorvem os impactos do dia a dia em várias atividades, quando tocamos o chão com o pé, ou seja, durante o caminhar, pular ou correr. Por isso, é bastante “estressado”.

A saída é fortalecer as pernas. Dessa forma, os músculos ajudam na estabilização dos joelhos, aumentando a força do corpo durante o impacto e garantindo mais flexibilidade.

A consequência disto é que os seus joelhos estarão sempre mais seguros e saudáveis.

Previne as dores na lombar


previne as dores na lombar blog

Falamos sobre que o treino de pernas ajuda na prevenção de dores e doenças. Esse tópico é para comprovar isso.

E trouxemos uma das mais comuns na sociedade: a dor lombar. A explicação é: os exercícios dos membros inferiores trabalham o core também.

O core é formado por vários músculos, sendo alguns das costas e do abdômen.

Esse conjunto é fundamental para dar apoio na hora de pegar peso, abaixar e outras ações.

Se a musculatura está fraca, são maiores as chances de dores, lesões e o famoso “mal jeito”.

Aumenta a amplitude dos movimentos


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Amplitude de movimento é um assunto que nem todo mundo gosta de falar, porém, é necessário.

Na teoria, é “deslocamento angular de articulações”. É um quesito importante para o desempenho e para a estética, visando a maior ativação dos músculos.

Já ouviu a expressão: “encurtado”? Quando um médico ou profissional da saúde observa que uma pessoa tem movimentos encurtados, isso quer dizer que está limitada a movimentar membros em angulações maiores. E o treino de perna ajuda nisso também!

Ajuda no ganho de equilíbrio


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Quem treina pernas fica com os membros inferiores mais fortes porque ativa a musculatura.

Só que, além disso, precisamos lembrar que os membros superiores dependem das pernas para muita coisa, viu. Inclusive, para o seu corpo funcionar perfeitamente.

Ao passo que treinar posteriores, glúteos e quadris, por exemplo, é fundamental para gerar essa conexão corporal entre todos os músculos, criando equilíbrio.

E não estamos falando de estética, mas de estabilidade para executar movimentos com mais firmeza.

Melhora a postura corporal


melhora a postura comporal blog

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Já falamos da lombar antes, assim como dos glúteos. Além deles, o treino de pernas permite ativar músculos isquiotibiais, abdutores e adutores.

Esse conjunto é responsável por nos manter de pé ao longo do dia, sendo base para sustentar a coluna.

A conta é simples: se forem músculos fracos ou encurtados, o quadril vai inclinar para frente ou para trás, causando efeitos conhecidos como inclinação pélvica anterior e lordose.

Logo, vale a pena saber que o leg day ajuda demais na manutenção da postura correta.

Dica bônus: O treino de perna é anabólico!

Antes de tudo, considere que o processo anabólico no corpo humano é saudável.

E isso não inclui o uso de anabolizantes, que é uma química não recomendada pelos profissionais da saúde.

O treino de perna permite o anabolismo de maneira saudável e eficiente.


o treino de perna e anabolico blog

Ou seja, trata-se da construção e manutenção de estruturas do corpo humano.

É a forma de criar e regenerar tecidos, influenciando no armazenamento de energia e outras funções vitais.

Portanto, uma forma de deixar o corpo mais forte e adaptado para reparar danos.

Exatamente o contrário de catabolizar, que é quando perdemos massa muscular e força.

Assim, fica a dica para sempre alinhar os treinos de força com aeróbicos e outros, além de pensar em variáveis que contribuem com o anabolismo, como a alimentação.

Portanto, treinar pernas não tem a ver apenas com a hipertrofia.

Também se relaciona diretamente com a saúde geral do corpo, inclusive, possibilitando as atividades diárias mais comuns, como andar, virar e sentar. Para saber mais, acesse o blog Epulari.

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