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10 benefícios de andar de bicicleta

Data da postagem 21/09/2022 Categoria Exercícios Físicos
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8.821 visualizações

Andar de bicicleta tem sido o lazer de muita gente, convenhamos, nada melhor do que unir os exercícios físicos com a diversão, não é mesmo? Pedalar não tem restrição de idade, te permite conhecer inúmeros locais e, acima de tudo, é benéfico para o corpo! 

E por isso, te convidamos a conhecer os benefícios de andar de bicicleta. Com certeza, depois da leitura, você já vai pegar suas roupas fitness e pedalar bastante. Já te garanto que é viciante!

1. Emagrece

Se eu te contar que pedalar ajuda a emagrecer, você acredita? É uma atividade física com alta queima calórica, ainda mais se pedalar regularmente em trilhas de alta intensidade, longas distâncias e aliar a uma boa alimentação.

Dessa forma, não podemos começar por outro benefício a não ser por este, afinal, emagrecer é um dos principais objetivos de quem começa a praticar exercícios físicos – diminuir aqueles “pneuzinhos da barriga”. 

Então, se quer acabar com aquela dobrinha que incomoda tanto na hora de vestir uma roupa mais justinha, coloque sua saia calça, passe um protetor e vamos pedalar! 

Em seguida, confira mais 5 dicas para perder o culote, neste outro post abordamos exercícios diferentes do ciclismo! 

andar de bicicleta emagrece blog

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2. Acelera o metabolismo

Complementando o benefício anterior, pedalar também acelera o metabolismo, por isso que emagrece. Colocar o seu corpo para funcionar mais rápido faz com que todos os sistemas também se aprimorem. Dessa forma, seu corpo aprende a trabalhar mais rápido, desde a digestão, absorção de nutrientes até a eliminação dos resíduos.

andar de bicicleta acelera o metabolismo blog

 3. Aumenta a disposição

Isso não quer dizer que seu corpo ficará ligado no 220V, calma! Quando falamos que as pedaladas aumentam a disposição, quer dizer que as atividades corriqueiras da semana aparentam ser mais fáceis de concluir. 

Realmente é mais fácil andar três quadras até a casa da amiga do que 10 km de trilha, concorda? É dessa disposição que falamos. De saber que seu corpo dá conta de realizar uma tarefa simples sem problemas e ainda com sobra de energia para demais atividades. 

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4. Fortalece os músculos

Outro grande benefício de pedalar é fortalecer a musculatura – isso é sem dúvidas um dos maiores benefícios! 

O músculo é responsável pela movimentação corporal, te com eles fortalecidos é possível garantir maior estabilidade para sentar, levantar, andar, correr, ou seja, aumenta a mobilidade. Além disso, eles estabilizam os ossos e os protegem de impactos. 

Outro ponto que vale ressaltar é seu auxílio no funcionamento das articulações, agindo diretamente na manutenção da circulação. 

Sabendo disso, todas as vezes que as pernas estiverem doendo de tanto pedalar, lembre-se: os músculos estão se fortalecendo para ajudar seu corpo a funcionar melhor!

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5. Melhora a circulação 

Como era de se esperar, a circulação sanguínea também é beneficiada com as pedaladas, visto que o corpo aumenta o ritmo de movimentação. Com isso, o sistema circulatório tem que dar conta de oxigenar todos os músculos do corpo e manter funcionando todas as demais partes. 

Por isso que ao colocar seu corpo em uma atividade física intensa, a respiração aumenta e ficamos ofegantes, é uma tentativa do corpo de captar mais oxigênio para entregá-lo ao sangue espalhar por todos os músculos que estão em esforço. 

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6. Previne doenças 

Com a melhora da circulação, consequentemente, a chance de um AVC ou mesmo de uma diabetes são menores. Isso porque o ato de pedalar aumenta a ação da insulina, diminuindo os níveis de colesterol LDL, “ruim”, e aumenta a quantidade de HDL, o “bom”. 

Inclusive, também evita a hipertensão, osteoporose e obesidade – se você já tem um deles, pedalar é uma ótima ajuda para reduzir ou estabilizar o quadro. 

Outro ponto que não podemos deixar de falar é que pedalar é um exercício aeróbico,e estudos realizados por duas renomadas faculdades nacionais, Unifesp e Unesp, comprovam que as pedaladas em forma de exercício retarda a evolução do Alzheimer e do Parkinson.

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7. Aumenta a resistência corporal 

Não podemos deixar de falar que a resistência corporal aumenta, não é mesmo? Depois de alguns treinos, com certeza, os seus pulmões estarão mais fortes. É perceptível esse desenvolvimento, pois – com o tempo – o fôlego dura muito mais e aquela respiração ofegante já não é mais presente. 

Quando isso acontece, é hora de aumentar a distância ou elevar a dificuldade da trilha. Nós sempre queremos evoluir, concorda? Tudo isso acontece graças a ação da estamina no corpo. Estamina é a motivação mental, é a capacidade de resistir, ter vigor e manter-se forte. 

Se você quer saber mais sobre como aumentar a resistência corporal, leia o nosso post sobre o tema e melhore sua qualidade de vida. 

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8. Promove o bem-estar 

Pedale para liberar endorfina e dopamina! Esses hormônios são liberados com a prática de exercícios físicos, e inclusive são responsáveis pela sensação de relaxamento e alívio após atividades intensas – é um tranquilizante natural! 

Dessa forma, eles promovem a sensação de bem-estar e recompensa. É uma ótima opção para aliviar a tensão, o estresse e a ansiedade gerados pela rotina. Deu vontade de pedalar, não é mesmo? 

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9. Aprimora as habilidades cognitivas

Aqui, nós podemos abordar o cérebro como um todo, visto que pedalar aumenta a velocidade de trocas de informações no cérebro. Isso tem impacto positivo além do esporte, pois melhora as conexões cerebrais e aprimora as habilidades cognitivas. 

Diversas habilidades cognitivas podem demonstrar evolução com a prática, algumas delas são: criatividade, percepção auditiva, memória, foco, funções executivas, raciocínio, aprendizagem, motivação, inteligência emocional, planejamento e linguagem. Tudo isso se desenvolve em maior ou menor grau com a prática de exercícios, neste caso, o ciclismo. 

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10. Desenvolve relacionamentos

Ande de bike em grupo. Existem muitas equipes atualmente que possuem um guia e trajetos pré-definidos por várias cidades do país, sendo assim, uma grande forma de manter-se motivada a fazer exercícios é entrando no espírito de equipe. 

Geralmente, nos finais de semana os destinos são entre uma cidade e outra, até mesmo em serras e cachoeiras da região da sua cidade – já pensou naquele calor do verão tomar um banho de cachoeira depois de pedalar no Sol? É recompensante. 

É uma oportunidade incrível de conhecer novos lugares, pontos turísticos e lugares imersos na natureza, e tudo isso acompanhada de novos amigos. Em equipe é possível ir mais longe! 

Agora que chegamos ao fim do nosso post, te faço uma pergunta: pedalar vicia? Com todos esses benefícios corporais e psicológicos, seu corpo sempre vai pedir essa onda de dopamina e endorfina. Inclusive, todas as vezes que evoluímos, vemos os músculos aparecendo e a gordura sumindo, nós queremos mais e mais. Então, pedalar vicia? Sim, e muito!

andar de bicicleta desenvolve relacionamentos blog

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Para que todas essas vantagens sejam ainda mais intensificadas, é só cuidar da alimentação. Sabendo disso, leia o guia do pós treino. Nós preparamos dicas essenciais para melhorar ainda mais a sua saúde.

Continue acompanhando a Epulari. Até o próximo post! 



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Autor do Post
Su Iasiunik
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Redator da Epulari
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