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Atividade física feminina: O que é e qual sua importância.

Data da postagem 10/03/2023 Categoria Saúde
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354 visualizações

Nada melhor do que ter uma rotina saudável, que possa proporcionar mais qualidade de vida e disposição no seu dia a dia.

Por isso, treinar se tornou tão importante para as pessoas, é uma forma de prevenir doenças, diminuir o estresse, fortalecer o corpo e criar hábitos mais adequados.

Antes, os homens lideravam a prática de exercícios, mas hoje em dia a atividade física feminina ganhou seu espaço.

As mulheres buscam por melhores resultados, seja físico, ou até mesmo mental, já que os exercícios ajudam no tratamento de alguns transtornos, como ansiedade e depressão.

Existe muito incentivo para quem quer começar uma atividade física, mas mesmo assim as pessoas ainda têm dúvidas.

Algumas acreditam que os exercícios servem apenas para tornear e modificar o corpo e outras acham que não vão conseguir mudar os próprios hábitos.

Porém, com informação é possível saber exatamente o que a atividade física feminina pode proporcionar no seu corpo e na sua mente.

Por isso, o nosso artigo é extremamente necessário, ele traz tudo o que você precisa saber, para conferir basta continuar a leitura. Aproveite!

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O que é atividade física feminina?

Antes de mais nada, precisamos entender de fato o que é atividade física feminina.

Basicamente, podemos dizer que a atividade física é tudo aquilo que consegue movimentar o corpo, como por exemplo, caminhar, correr, dançar, e até mesmo subir, ou descer escadas.

Essas ações são capazes de estimular o corpo, porém, existe uma grande diferença entre os movimentos e um treino.

Os movimentos são corriqueiros e nem sempre coordenados, já os treinos fazem parte de uma rotina. Sem contar que quem pratica atividade prefere os exercícios, que são focados em um resultado.

Por isso, muitos consideram apenas o treino como atividade física, mas existem várias formas de exercitar o seu corpo.

O importante é ter constância e aderir uma rotina que envolve sua alimentação, e outros aspectos.

É necessário ressaltar que na atividade física feminina pode contar com exercícios diferentes dos homens, por conta da questão biológica e também do foco nos resultados.

Além disso, é importante ter contato com os profissionais, pois com o auxílio e acompanhamento, é mais fácil chegar no resultado esperado.

Com isso, podemos dizer que mesmo que você não esteja no clima para realizar uma série de exercícios, vale a pena fazer uma caminhada, ou correr para não perder o hábito.

E no próximo tópico vamos conferir a importância de praticar atividade física.

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Qual a importância da atividade física na vida das mulheres?

O corpo precisa de um cuidado e de manutenção ao longo da vida, fortalecê-lo é uma forma de conseguir ter mais mobilidade, disposição e continuar saudável.

Uma boa maneira de fazer isso é com as atividades físicas, os exercícios são capazes de melhorar as articulações e os músculos.

Viver de forma sedentária pode causar incômodos e riscos reais para a saúde. Além de dores no corpo pela falta de exercícios, existe o risco de doenças crônicas.

Sem contar que a prática de atividade física pode auxiliar na questão mental, pois ajuda a controlar o estresse e auxilia no tratamento de transtornos, como ansiedade e depressão.

Praticar exercícios liberam os hormônios do prazer e da vitalidade, sendo assim, após um treino você pode se sentir muito mais disposta.

Vamos mostrar essa questão mais a fundo no próximo parágrafo. Confira.

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Melhora da saúde mental

Como citamos logo acima, a prática de exercícios tem a capacidade liberar os hormônios endorfina e serotonina, que são responsáveis pelas sensações de bem-estar, vitalidade e satisfação.

Ou seja, você consegue se sentir mais disposto, menos irritado e pode ser um bom aliado para quem tem ansiedade, depressão e outros transtornos.

Inclusive, é recomendado que todos façam exercícios físicos, pois com a rotina corrida do dia a dia, é importante ter um tempo só para você.

Ainda mais para as mulheres, que infelizmente são sobrecarregadas com uma jornada dupla, ou até tripla.

Melhora da saúde menstrual

É isso mesmo, a prática de exercícios pode ajudar até mesmo na saúde menstrual. Algumas mulheres se sentem impostas, mas vale a pena fazer um esforço e realizar uma atividade mais leve.

Pois, a liberação de substâncias endógenas, como endorfina e serotonina, pode ser considerada como um analgésico natural, reduzindo as dores que costumam aparecer no período menstrual.

Ou seja, a atividade física feminina tem benefícios em todos os momentos.

Melhora da saúde na gravidez

Algumas pessoas ainda ficam receosas com a prática de atividades físicas femininas na gravides, porém isso pode trazer alguns benefícios. Observe!

  • Manutenção da força;
  • Tônus muscular;
  • Manutenção do peso da gestante e também do bebê;
  • Regulação de indicadores de saúde como taxas metabólicas, glicemia, colesterol e precaução com a diabete gestacional;
  • Evitar ou minimizar os efeitos da depressão pós-parto.

Lembrando que o treino deve ser de leve a moderado, ou seja pode durar menos que o normal e também não deve ser muito pesado pelo bem do bebê e da mamãe.

Além disso, leve em consideração na fase da gravidez, nos primeiros e últimos meses não é recomendado fazer muito esforço.

Com moderação e cuidado é possível ter um treino que vai ajudar no fortalecimento do bebê e das mamães.

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Melhora da saúde na menopausa

Na menopausa a mulher fica mais sensível, os hormônios não estão regulados e isso pode causar muitos efeitos colaterais.

Como já enfatizamos, a atividade física feminina tem a capacidade de proporcionar bem estar, por isso deve ser realizada nesse período.

Uma dica é escolher algo mais leve, como a caminhada. Confira outras dicas logo abaixo!

Dicas para realizar a atividade física feminina

Tenha constância

Para deixar o corpo forte e acostumado é preciso realizar as atividades com frequência.

Respeite os seus limites

Não vale a pena se esforçar demais, então sempre pense nos limites do seu corpo.

Vista uma roupa confortável.

E claro que não poderia faltar uma peça fitness confortável para o seu treino, você encontra os melhores modelos na Epulari.

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Conclusão

A atividade física feminina pode ajudar em todos os momentos, seja no período menstrual, ou na menopausa.

Lembre-se das nossas dicas para manter um treino de qualidade.

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Autor do Post
Su Iasiunik
Imagem do autor Su Iasiunik
Redator da Epulari
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