7 Exercícios aeróbicos para pessoas com problema no joelho!
Problemas nas articulações e desgastes no joelhos estão se tornando cada vez mais comuns entre as pessoas.
Mas você sabia que com o treino certo é possível fortalecer essa região do corpo de forma segura?
Os exercícios aeróbicos de baixo impacto são grandes aliados nesse momento, eles causam uma quantidade menor de estresse biomecânico e não forçam tanto as articulações, embora treinem os músculos e ajudem da queima de gordura.
Quer conhecer alguns exercícios aeróbicos para pessoas com problema no joelho? Então continue a leitura e confira a lista que a Epulari preparou!
exercícios aeróbicos para pessoas com problema no joelho
1- Caminhada
Começando por um exercício relativamente simples mas que pode fazer a diferença na vida de quem tem problemas no joelho: a caminhada.
Adquira um tênis próprio para o exercício, roupas adequadas e uma garrafa de água.
Se você nunca tiver praticado a caminhada de forma atlética, procure ajuda de um especialista ou de alguém que já pratica a mais tempo.
Esse é um exercício com muito potencial para fortalecer o joelho sem causar danos. Comece com distâncias leves e vá aumentando.
Outro benefício da caminhada para pessoas com problema no joelho é que ela tem um alto grau de queima calórica, o que é ideal para pessoas que querem emagrecer, mas não podem realizar exercícios de alto impacto por causa do joelho.
2- Remo
Remar é uma atividade interessante e que deve estar na sua lista de exercícios aeróbicos para pessoas com problema no joelho pelo fato de trabalha diversos grupos de músculos superiores e inferiores sem sobrecarregar as articulações.
Além disso ela também exige um controle maior da respiração e concentração nos movimentos. Realmente um treino muito completo.
Remar exige bastante dos músculos das costas e membros superiores, o movimento também age na região dos glúteos e posteriores da coxa.
Os que nunca praticaram esse tipo de esporte devem procurar ajuda e se atentarem para realizar o movimento corretamente.
3- Ioga
Essa atividade é mais voltada para quem busca corrigir a postura e trabalhar a concentração, é uma prática interessante que não oferece risco para as articulações.
O Ioga também consegue trabalhar a frequência cardíaca e impactar positivamente o sistema circulatório do praticante. Relaxar também é um grande benefício dessa prática.
4- Ciclismo
O ciclismo é sem dúvida um dos esporte mais famosos do mundo, podendo ser praticado por qualquer pessoa e em diferentes tipos de terrenos.
Quando feito em baixa intensidade tem grande potencial para fortalecer o joelho e garantir mais qualidade de vida ao praticante.
Além de elevar a frequência cardíaca, o ciclismo pode ser praticado em casa através de uma bike estacionária, o que facilita ainda mais a prática do esporte.
Lembre-se de alongar antes do exercício e usar roupas próprias para ciclismo, que oferecem alguns benefícios especiais e podem melhorar os resultados.
5- Natação
Os exercícios feitos na água são ideais para quem tem articulações desgastadas ou com problemas devido ao fato do H2O retirar grande parte da tensão que seria colocada no sistema esquelético, também pode ser praticado por pessoas com sobrepeso.
A natação consegue treinar os músculos do corpo e promover um gasto calórico mesmo sendo um exercício aeróbico de baixo impacto.
Além disso ela também exige bastante do sistema respiratório, ajudando o praticante a ter domínio da respiração durante os movimentos.
6- Subir escadas
Isso mesmo que você leu! Subir escadas é uma ótima forma de fortalecer o joelho, mas é preciso tomar cuidado já que o movimento exige um pouco mais dessa parte do corpo.
Se você está começando agora, faça os outros exercícios da lista e comece a subir escadas quando se sentir mais confiantes.
7- Hidroginástica (o mais recomendado)
Realizar hidroginástica é uma ótima opção para quem tem problemas no joelho ou peso elevado, os movimentos diversos exigem dos músculos mas não oferecem risco para as articulações.
A hidroginástica também ajuda na definição corporal, na correção da postura e também no alongamento do corpo.
Quais exercícios não praticar?
Se você tem problemas nas articulações, principalmente nos joelhos, deve evitar os exercícios de alta impacto.
Essa categoria consegue definir bastante o corpo e tem alto potencial para queima de gordura, mas em contrapartida ela coloca muita tensão sobre o sistema esquelético e podem até causar lesões.
O ideal para quem tem problemas no joelho é começar com os exercícios de baixo impacto, que são mais suaves e ainda conseguem trabalhar muito bem os músculos e outros campos importantes, como a respiração e a circulação sanguínea.
As pessoas que não possuem problemas no joelho também devem colocar alguns desses exercícios em seu treino para não forçar demais as articulações e acabar desenvolvendo algum problema.
Adicione uma refeição saudável em sua rotina para obter os melhores resultados! Fortaleça seu joelho de forma prática e segura!
Viu só como é possível continuar ou iniciar os treinos mesmo quando aparece algum problema no joelho?
As atividades físicas são grandes aliadas da boa saúde e devem ser praticadas com qualidade e regularidade.
Outra dica para se alcançar bons resultados nos os treinos é fazer alongamentos da maneira correta, assim você condiciona seu corpo e trabalha com o máximo de desempenho sem comprometer a integridade do corpo.