Pilates: 5 exercícios para você começar a praticar em casa
O pilates é uma modalidade de atividade física que tem como objetivo principal fortalecer a musculatura e desenvolver o controle do corpo. É um ótimo exercício para quem busca se livrar do estresse dos dias corridos e manter uma rotina saudável. A boa notícia é que você pode praticar no conforto da sua casa.
Pensando em te ajudar com seus novos hábitos, listamos alguns exercícios que podem ser feitos na sua residência, mas lembre-se de que o acompanhamento de um profissional é muito importante para a realização de qualquer atividade física que requer, principalmente, força muscular. Portanto, faça-os movimentos com cautela e busque indicações de um especialista no assunto.
Agora, coloque sua melhor roupa para pilates e venha praticar conosco!
1 - Roll Over
Comece se deitando de barriga para cima com as pernas esticadas. Aos poucos, eleve-as, fazendo com que seus glúteos fiquem contraídos. Após isso, expire e inspire profundamente antes de articular a coluna para cima enquanto leva os membros inferiores para trás, deixando os pés na altura do ombro e, se conseguir, encostando-os no chão.
Este exercício é capaz de trabalhar o fortalecimento e flexibilidade dos músculos da pelve, coxa e abdômen, além de trabalhar a capacidade motora do nosso corpo como um todo. O segredo é um só: mantenha-se alinhado e equilibrado.
2 - The Spine Stretch
Sente-se com as pernas esticadas no chão ou outro algum local rígido, deixe as costas eretas e leve seu braço para frente até suas mãos encostarem em seus pés. Fique nessa posição por 30 segundos enquanto controla a respiração e repita 5 vezes.
Não se preocupe se não conseguir tocar os pés de primeira, os movimentos vão ganhando amplitude conforme a constância dos exercícios! É por isso que é importante ter motivação, os resultados irão aparecer com a prática.
3 - Leg Circles
Para executar esse movimento, deite-se em uma superfície plana e inspire de forma profunda enquanto eleva uma de suas pernas, depois expire levantando a outra. A partir daí, comece a movimentá-las em forma de círculo, mantendo sempre o controle sobre o abdômen e a respiração.
Não force sua coluna, deixe-as encostadas no chão ou aonde estiver deitado para que não haja possibilidade de lesão. Seu tronco precisa estar firme e estável para que o movimento seja realizado sem dificuldades.
4 - Swan
Inicie esse exercício deitado de barriga para baixo em um local reto. Aos poucos, suba seu tronco, apoiando-se sobre suas mãos, a qual estará “empurrando” o solo para exercer força sobre os ombros. Vá devagar e expire toda vez que repetir a atividade.
Esse movimento trabalha a descompressão das vértebras, auxiliando em uma melhor postura no relaxamento do corpo. Use e abuse dessa técnica para levar uma vida mais tranquila.
5 - The Saw
Sente-se com as pernas estendidas, deixando-as um pouco distantes uma da outra. Após estar nessa posição, estique os braços conforme você curva seu tronco para alcançar um dos pés. Leve a mão esquerda para a perna direita e a mão direita para a perna esquerda.
Como nos exercícios anteriores, aqui a respiração também é fundamental. O controle garante uma prática mais saudável dos exercícios físicos e uma melhor performance de relaxamento.
Benefícios do pilates
Se você tem como foco aumentar sua resistência física e ter mais qualidade de vida, o pilates é a atividade física mais recomendada, principalmente para quem está iniciando no universo fitness. Entretanto, por conter movimentos que exigem força e flexibilidade, o indicado é sempre ter um profissional ao lado que possa auxiliá-lo em caso de dúvida ou necessidade.
Confira alguns benefícios do pilates:
Melhora a postura
Os movimentos dos pilates promovem uma melhor postura, já que trabalha com a musculatura e equilíbrio do corpo. Como não possui grandes impactos, é muito escolhido por quem não pode fazer esforço por conta de traumas e lesões.
Aumenta a flexibilidade
Os movimentos mexem com toda a estrutura corpórea e, por isso, tendem a proporcionar maior flexibilidade e elasticidade nos movimentos. Claro que, como já dito neste post, os resultados não são visíveis de forma rápida, pois há uma progressão conforme as atividades são realizadas.
Proporciona o bem-estar
Praticar pilates é uma maneira incrível de se sentir bem. Além de todos os benefícios de um exercício físico comum, é um tipo de movimentação que promove o bem-estar e libera a tensão, principalmente por treinar bastante a respiração. Aliás, respirar de forma correta é uma ótima forma de desestressar e ficar livre da ansiedade.
Além de todos esses benefícios listados, essa é uma ótima atividade física a ser realizada em espaços pequenos, portanto, a prática é super liberada dentro de casa. Se seu tempo é escasso para ir até uma academia, torne-se uma praticante de treinos em casa que vão auxiliar todo o seu corpo e ainda te deixar relaxada.
Quer uma dica? Coloque uma música de sua preferência, em especial calmas e tranquilas, garanto que vai fazer toda a diferença em sua concentração e desempenho. Ah, não esqueça de se alongar antes e após o treino, certo?
E, aí, pronta para começar a praticar pilates? Agora que você sabe quais exercícios fazer e todos os benefícios dessa prática, compartilhe conosco nos comentários o que você achou sobre o post!