Parcele em até 10x sem juros.
No Boleto é Mais Barato!
Envio Imediato para todo o Brasil.
1° TROCA GRÁTIS*.
Seu carrinho está vazio

Clique aqui e compre agora!

Tecido poliamida: o queridinho da moda fitness

20/08/2020 Moda comentarios
125 visualizações
Imagem do autor Cristielly Avanci
Cristielly Avanci
Redator da Epulari

A moda esportiva, mais do que bela e funcional, precisa ser dinâmica e altamente tecnológica para levar a performance de todas as modalidades a um novo nível. E os ensaios com materiais nunca param. O tecido poliamida é produto de muitas pesquisas sobre a família dos Polímeros, um grupo sintético de compostos bastante maleáveis, que mudou a indústria e acabou trazendo avanços nas mais diversas áreas, do saneamento à moda.

O que é o tecido poliamida

Também conhecido como o grupo dos nylons, a poliamida como fibra têxtil foi sintetizada nos anos 30, nos Estados Unidos, e foi muito utilizada durante a Segunda Guerra para criar, desde paraquedas e meia-calças à escovas de dente, isso demonstra como a poliamida é pioneira e maleável.

Apesar de ser sintetizada, o tecido da poliamida é muito parecido com as propriedades naturais de outras fibras, como o próprio algodão, por isso costuma ser considerada a fibra mais nobre dentro de sua categoria de fibras sintéticas.

A poliamida, mesmo sendo mais fina, geladinha e parecida com as fibras naturais, tem uma capacidade de absorção superior em relação à umidade, o que ajuda bastante a dissipar o suor durante os exercícios, sem gelar o corpo nem causar excesso de calor, já que tem a malha bem respirável e absortiva, secando mais rápido que as demais.

Graças a sua maleabilidade, a poliamida pode ser modelada em muitas roupas diferentes, por isso é a favorita na produção de camisas para atividades físicas, especialmente aquelas para atividades em áreas externas, seja caminhada, pedal, exercícios aeróbicos, porque pode ganhar desenhos em manga longa, para proteger os braços do sol, ou mesmo para ser usada em tempos frios sem limitar em nada a flexibilidade física de quem usa, além de ter uma grande resistência mecânica.  Não é à toa que o tecido da poliamida recebe uma série de implementos de grande tecnologia ligados aos esportes, como o fator de proteção UV no tecido, ou a capacidade repelente de insetos, mostrando que realmente é o tecido ideal para ser utilizado até nos ambientes externos mais extremos ao praticar esportes.

pot no blog o que e tecido poliamida

pot no blog o que e tecido poliamida dois

Diferença entre tecido poliamida e poliéster

pot no blog diferenca entre o tecido poliamida e o poliester dois

 

O poliéster é outro tecido muito popular empregado em diversos fins. Apesar de ser colocado sempre em comparação junto da poliamida, por também ser muito utilizado entre os tecidos para roupas fitness, os dois possuem algumas diferenças consideráveis.

Ele é um tecido mais espesso, que raramente é usado sozinho na composição de roupas, geralmente sendo associado ao algodão, o que costuma ser uma combinação interessante, pois o poliéster retém mais calor, ajuda a oferecer firmeza no tecido e retém mais a temperatura.

A superfície mais porosa e espessa do poliéster também torna ele um ótimo tecido para receber tingimento e estampas, sendo muito utilizado em bandeiras, panos de mesa, tecidos de lona e muitos outros.

Na área fitness, é bastante usado na produção de calças legging, misturado com elastano, que aumenta bastante sua flexibilidade e mantém as propriedades de resistência. Seu custo é relativamente menor que o da poliamida, e oferece bastante praticidade e resistência, além de não precisar ser passado.

A diferença do tecido da poliamida para o poliéster acontece especialmente por causa da diferença entre o nível de maleabilidade de cada um; diferente do poliéster, a poliamida:

  • Não encolhe;
  • Não desbota;
  • Não cria bolinhas no tecido;
  • É mais refrescante;
  • Troca temperatura como o ambiente;

Mesmo com as diferenças, os dois tecidos são ideais e vivem juntos no mundo fitness, o poliéster tem um ótimo preço e durabilidade, rendendo especialmente ótimas calças e shorts para academia e, quando unido ao elastano e algodão, ganha mais conforto e elasticidade.

Enquanto isso, a poliamida costuma ser empregada em camisas e em shorts com alta compressão, sem mais adições, oferecendo durabilidade e uma garantia de não esticar ou encolher, devido à sua resistência mecânica.

Muitas vezes costuma ter um valor um pouco maior que o dos concorrentes, mas seu custo-benefício acaba valendo a pena pelo toque mais suave e natural, com menos porosidade, mais fresquinha especialmente para o pedal e a corrida.

A Epulari trabalha com roupas fitness 100% poliamida, produzidas com diversas tecnologias, como alta compressão, fator de proteção solar e repelente de insetos, além de serem anti-odor e anti-bacterianos.

Nós amamos vida fitness, então aqui no nosso blog você encontra todas as semanas conteúdos para te inspirar sobre exercícios, alimentação, dicas de moda e muito mais, é só assinar nossa newsletter para não perder mais nenhuma postagem!

Comentários
Cadastre-se e receba novidades do blog
Buscar Post

Epulari e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.