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Dicas de exercícios aeróbicos para praticar em qualquer lugar

22/09/2021 Exercícios Físicos
57 visualizações

Suar a camisa durante os treinos pode ser considerado sinônimo de saúde física e mental, não é mesmo? E esta é a verdadeira proposta dos exercícios aeróbicos! Seja na academia, em casa ou em um lugar público, a missão de cuidar do corpo passa a englobar diferentes tipos de atividades físicas que trabalham os músculos do nosso corpo e estimulam a produção de hormônios relacionados à sensação de felicidade!

Pensando nisso, listamos diversos exercícios aeróbicos que você pode realizar na academia ou em casa para tornar o seu treino mais completo o possível! Além de contribuírem para a perda de gordura acumulada, os exercícios aeróbicos são ideias para quem tem uma rotina apertada e busca resultados rápidos. Continue a leitura e descubra quais são eles!

O que são exercícios aeróbicos?

Os exercícios aeróbicos são atividades físicas que se dedicam a movimentar as fibras musculares que utilizam as gorduras do corpo humano como fonte de energia durante o treino. Desse modo, o seu metabolismo passa a funcionar de forma acelerada, favorecendo a capacidade respiratória dos músculos e gerando melhor condicionamento físico.

Ao contrário dos exercícios anaeróbicos, ligados aos treinos de força que estimulam o crescimento dos músculos, os treinos aeróbicos geralmente utilizam o próprio peso do corpo para aumentar o gasto calórico e melhorar a sua performance.

Quais são os melhores exercícios aeróbicos para fazer em casa?

A versatilidade dos exercícios aeróbicos permite que você os pratique em qualquer lugar, inclusive no conforto do seu lar. Uma vez que seu médico dê sinal verde para fazer esse tipo de treino, é possível alternar entre diferentes práticas que tornam a sua rotina mais dinâmica! Confira os exemplos de exercícios aeróbicos para fazer em casa:

1) Subir e descer escadas

Ideal para quem mora em apartamento, o exercício de subir e descer escadas é uma excelente maneira de fortalecer o aparelho cardiorrespiratório e gastar todas as calorias consumidas no dia! Você pode começar aos poucos, percorrendo apenas um lance de escadas. Conforme for ganhando confiança, aumente sua meta de degraus, mas sem deixar de respeitar seus limites!

O exercício aeróbico na escada também pode ser feito de formas criativas e com intensidades mais pesadas, alternando com diferentes complementos no movimento.

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2) Pular corda

Outro exercício aeróbico fácil de cumprir dentro de casa é pular corda! Procure uma de comprimento adequado para a sua altura e faça várias séries com intervalos de 20 a 30 segundos. Ao aumentar a sua frequência cardíaca, esse tipo de exercício traz diversas vantagens como equilíbrio e coordenação motora.

Além disso, a habilidade de concentração é melhorada devido ao fato de necessitar foco do praticante para manter a coluna ereta e o abdômen contraído enquanto se realiza o movimento de pulo.

Para quem está mais acostumado com treinos de alta intensidade, é possível elevar o nível de complexidade do exercício aeróbico pulando com um único pé, cruzando os braços a cada pulo, ou ainda, acelerar o ritmo da corda para completar duas voltas com um só movimento. Quem não tem problemas nas articulações, pode apostar sem medo nesse tipo de treino!

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3) Corrida

Está em busca de um exercício aeróbico que não precise de nenhum equipamento? Pois saiba que a corrida é a melhor resposta! A excelência dessa atividade física está no trabalho completo do corpo humano, utilizando todos os músculos para se movimentar pela pista, que pode ser ruas, calçadas, praças ou bosques.

Para quem está iniciando na prática da corrida, dê preferência a percursos com baixo nível de obstáculos e lembre-se de sempre levar junto a sua garrafa de água com o intuito de garantir a hidratação durante o percurso.

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Quais exercícios aeróbicos você pode fazer na academia?

Se você frequenta regularmente a academia, está na hora de testar novos aparelhos e aulas específicas para o trabalho aeróbico corporal. Recomendamos que você adapte seu treino junto com seu personal trainer, pois ele é o profissional mais capacitado para indicar qual é a melhor combinação de exercícios aeróbicos e anaeróbicos que não vão sobrecarregar o seu corpo.

É essencial ter informações completas sobre os exercícios aeróbicos possíveis de se praticar dentro da academia, uma vez que todo cuidado é pouco quando tratamos do nosso organismo! Desde a escolha do tênis para academia até o uso correto dos aparelhos importam no resultado final do treino. Por isso, elencamos os principais exercícios aeróbicos para você conhecer:

Air Bike

Sucesso nas academias mais atualizadas, a air bike promove alto gasto calórico em um curto espaço de tempo! O seu uso pode ser feito com diferentes intuitos. Dependendo do ritmo e da posição sobre o aparelho, você fortalecerá os músculos e irá queimar a gordura corporal localizada nos membros inferiores ou superiores, seja de forma simultânea ou não.

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Elíptico

Simulador de corrida com baixo impacto: essa é a definição mais básica do elíptico. Contudo, o efeito que ele gera no corpo é bem complexo! O seu uso correto consegue atingir vários grupos musculares como panturrilhas, coxas, glúteos e abdômen. Para utilizar o aparelho, basta tomar alguns cuidados especiais:

  • Flexione as pernas levemente para tornar o movimento mais fluido e sem sobrecarga nas articulações;
  • Não balance demais o corpo durante o exercício a fim de manter o equilíbrio;
  • Evite projetar o corpo para frente, pois sua postura precisa permanecer ereta.

Outra dica valiosa para esse aparelho está na realização do movimento contrário, empurrando os pés para trás, como se você caminhasse de costas. Essa forma de execução é ideal para tornar o treino aeróbico mais completo e contemplar os músculos antagonistas, que não são trabalhados normalmente.

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Pilates

Seja nas grandes academias que oferecem pacote de aulas especiais além da musculação ou em um centro especializado, o pilates figura entre as principais práticas de exercício aeróbico mais completas para emagrecimento, fortalecimento e definição dos músculos.

No pilates, todas as séries de exercícios demandam respiração correta, estabilização da coluna e ativação de músculos específicos que muitas vezes são esquecidos na rotina habitual de quem pratica apenas treinos anaeróbicos.

Você pode aprofundar seus conhecimentos sobre o exercício lendo o post "O que é pilates: entenda tudo sobre essa atividade" publicado em nosso blog!

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Você conhece os benefícios dos exercícios aeróbicos?

Caso você ainda esteja em dúvidas sobre os benefícios que os exercícios aeróbicos podem te proporcionar, entenda que a lista de vantagens é bem extensa! O sistema respiratório e muscular não são os únicos a serem fortalecidos, tanto o sistema circulatório quanto o linfático também ganham com os efeitos positivos que esse tipo de treino oferece.

Segundo os estudos realizados por pesquisadores de Harvard, os exercícios aeróbicos também ajudam na clareza cognitiva. Ou seja, os praticantes de corrida, por exemplo, passaram a se sentir mais ativos, com melhora na memória e ter maior controle de suas emoções.

Agora que você está por dentro dos principais exercícios aeróbicos para praticar em casa ou na academia, confira o nosso guia completo para o pós treino. A conquista e manutenção de um corpo saudável precisa se atentar à escolha consciente de alimentos saudáveis! Boa leitura!


E então decicidu qual o melhor exercício para o seu treino?

Quanta informação boa amiga!

O meu preferido é bike e o seu? Me conta lá no meu direct @suiasiunik

Acesse a categoria esportes e veja as novidades que desenvolvi especialmente para cada treino.

Autor do Post
Su Iasiunik
Imagem do autor Su Iasiunik
Redator da Epulari
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