Parcele em até 10x sem juros.
No Boleto é Mais Barato!
Envio Imediato para todo o Brasil.
1° TROCA GRÁTIS*.
Seu carrinho está vazio

Clique aqui e compre agora!

Guia do pós treino: dicas do que comer e cuidados essenciais

15/10/2020 Receitas Fitness comentarios
62 visualizações
Imagem do autor Cristielly Avanci
Cristielly Avanci
Redator da Epulari

Os cuidados com a alimentação e com a saúde do corpo são ações essencialmente ligadas à prática de exercícios físicos. Cuidados esses que começam no pré treino e continuam mesmo após o fim da sequência, no pós treino.

Aliás, são os cuidados posteriores aos exercícios que garantem a máxima eficiência e os resultados do treino – seja ele para emagrecer, fortalecer o tônus muscular ou ganhar resistência.

Dúvidas como o que pode ou não comer, quais atitudes devem ser evitadas, como aumentar o rendimento do treino são muito comuns, especialmente para as iniciantes ou quem não é muito familiarizado com o universo fitness.

Por essa razão, o blog da Epulari preparou um guia prático com tudo o que você precisa saber sobre o pós treino! Acompanhe a leitura e saiba quais os melhores alimentos e bebidas para se consumir, além do que não deve ser feito durante o período que sucede a prática de exercícios.

Preparada? Vamos lá:

A importância do período pós exercícios

Um erro muito comum entre as iniciantes em academias ou exercícios em casa, no trabalho ou ao ar livre é a ideia de que os efeitos do exercícios físicos acontecem durante a prática e os esforços no treino.

No entanto, é justamente no período pós atividade que o corpo começa a processar e os primeiros resultados começam a aparecer. Trata-se do momento em que as fibras musculares começam a se regenerar, a resistência começa a ser construída e o metabolismo dá conta de efetivar as perdas calóricas sob a forma de emagrecimento.

Em termos técnicos, a importância do pós treino está atrelada à recuperação das reservas de energia gastas durante o treino –- afinal, o corpo necessita de energia para sobreviver. O glicogênio muscular e o hepático (do fígado) precisam ser repostos, caso contrário, o corpo se utilizará dos próprios músculos para a produção de energia, minimizando os efeitos do esforço.

No entanto, vale lembrar que, assim como a alimentação no pré-treino, no pós, também é preciso controlá-la no sentido de garantir ao corpo a energia suficiente de forma saudável, suficiente e nutritiva. Ou seja, há alimentos que precisam ser evitados! Quer saber quais? Preparamos uma lista, confira:

Alimentação pós-treino: o que comer?

É recomendado que a ingestão de alimentos aconteça nos primeiros 30 minutos após a prática de exercícios aeróbicos e de força. Isso porque esse é o momento em que há o pico de atividade das enzimas que consomem as reservas de energia do sangue.

Em relação aos alimentos, as estrelas do universo fitness estão presentes, também, no pós treino: carboidratos, proteínas magras e líquidos isotônicos. A quantidade necessária depende dos seus objetivos, estrutura corporal e diversos fatores. No entanto, uma dica é certa: equilíbrio é fundamental!

Alguns alimentos indispensáveis para a reposição de energia incluem:

  • Frango e batata-doce

Clássicos da dieta fit, a combinação de frango e batata doce oferece o combo proteico e energético que o corpo precisa para se recuperar de forma saudável, sem haver perda muscular. Para quem deseja emagrecer, eles também são ótimas opções de pós treino, uma vez que o frango é uma carne magra e 100 gramas batata-doce possuem somente 86 calorias.

Dê preferência ao frango grelhado, que é a opção mais saudável de se preparar o alimento sem adicionar calorias extras, óleos e substâncias inadequadas para a dieta fit e a alimentação pós atividade física.

post no blog frango

 

  • Iogurte

Outra opção bastante saudável é o iogurte natural, também rico em proteínas e açúcares saudáveis. Trata-se de uma opção leve, prática e saborosa para quem está em uma dieta restritiva, mas não abre mão da saúde.

Para complementar o prato, você pode misturá-lo a uma tigela com frutas e cereais integrais, garantindo o complemento de energia e fibras para o bom funcionamento do organismo.

post no blog iogurte

 

  • Pão 100% integral

O pão é uma fonte natural de carboidratos e, quando não controlada, sua ingestão exagerada pode transformar-se no inimigo número um do emagrecimento. Por esse motivo, é importante consumi-lo em sanduíches e em versão 100% integral.

Uma opção saborosa e fit para pós treino é montar um sanduíche com duas fatias de pão e uma omelete de claras, por exemplo; ou com uma fatia de queijo light, frango desfiado e cenoura.

Assim, você garante os nutrientes necessários para manter o corpo em dia e para maximizar os efeitos do treino!

post no blog pao integral

 

  • Peixes ricos em ômega 3

Os peixes, juntamente com os frangos, também são excelentes fontes de proteínas magras (que não possuem gorduras insaturadas). O diferencial é que espécies como atum e salmão são ricas em ômega 3, que oferece benefícios não somente para os músculos, mas também para o cérebro, a imunidade e a saúde em geral.

post no blog peixe

 

  • Líquidos (água, suco natural)

Por fim, como você já sabe, a hidratação é um fator fundamental antes, durante e depois de qualquer prática física. Por essa razão, manter os níveis de hidratação do corpo dentro do ideal é essencial para se obter bons resultados no menor período de tempo possível.

Água, suco de laranja natural e bebidas isotônicas são recomendadas, enquanto que o consumo de bebidas alcoólicas é desaconselhado, uma vez que eles aumentam o nível de cortisol (hormônio do stress) e a síntese de gorduras, resultando no efeito contrário ao desejado.

Então, gostou do nosso conteúdo? Que tal conhecer alguns dos alimentos termogênicos e complementar a dieta fit? Acompanhe nossas atualizações de conteúdo e fique por dentro de todas as nossas novidades! Até a próxima postagem!

post no blog suco agua

 

Comentários
Cadastre-se e receba novidades do blog
Buscar Post

Epulari e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.