O que é pilates: tudo sobre essa atividade!
O pilates é uma das atividades físicas mais praticadas pelas mulheres por conta dos benefícios. Mas, o que é pilates, quais os princípios e os tipos? Entenda tudo nesta leitura!
O que é pilates?
O pilates é uma modalidade de exercício desenvolvida por Joseph Pilates em 1920, que preza pela conexão entre corpo e mente.
A Revista Pilates define como “prática que combina técnicas de alongamento, fortalecimento e controle muscular, trabalhando o corpo de forma integrada e harmoniosa”.
Dessa forma, o objetivo é aumentar a consciência corporal nas mais diversas posições.
O que explica porque as posturas são tão direcionadas, de modo que cada uma exige uma força muscular diferente, bem como uma respiração personalizada.
Os 6 princípios do pilates
A técnica conta com mais de 500 posições, desde o iniciante até o avançado, ao passo que todas prezam pelos mesmos princípios. Entenda cada um deles.
1 - Concentração
Se tem algo que precisamos durante as posições do pilates, é a concentração, aquela necessária para atingir a consciência corporal, como acontece na meditação.
Afinal, não tem como ficar conversando com a amiga ao lado ou com a professora, sendo preciso entrar em conexão profunda com a mente.
2 - Centralização
O segundo princípio é o da centralização, obviamente, é sobre o centro do corpo! Ao passo que a força corporal começa no meio e vai para as extremidades.
Dessa maneira, os músculos abdominais são os mais fortes e profundos, por isso, são tão trabalhados nas aulas de pilates, já que a força começa por eles.
3 - Respiração
Seguindo, o terceiro princípio preza pela respiração, uma vez que o oxigênio é a fonte da energia muscular.
Por consequência, é fundamental manter a entrada de ar estável e intensa, garantindo que os músculos aguentem a posição por um bom tempo.
4 - Fluidez
A fluidez é para ter graciosidade nos movimentos, sendo que essa tranquilidade é fundamental para sair do piloto automático e prestar atenção em cada extensão corporal.
Pense nisso quando tiver pressa para ficar na postura correta!
5 - Precisão
O princípio da precisão tem a ver com a assertividade dos movimentos, por isso que as ações são feitas com calma, fluidez e bem controladas.
Só assim é possível harmonizar todas as partes do corpo, desde a táteis-cinestésicas até as proprioceptivas (as partes que têm a função de sentir o equilíbrio).
6 - Controle
Por fim, o último princípio é o controle, que une todos os anteriores. O objetivo é ficar na mesma posição de forma confortável o máximo de tempo que conseguir.
É esse domínio corporal que o pilates proporciona é uma das razões que fazem os números de praticantes só aumentarem.
Os 8 benefícios do pilates
Agora que vimos o que é o pilates e seus princípios, vamos entender por que tantas mulheres são adeptas a essa atividade física feminina?
1 - Fuga da tradicional academia
O primeiro aspecto que agrada à maioria das mulheres é a fuga da tradicional academia: não tem músicas altas (muito ao contrário) e pode ser praticada ao ar livre ou em casa.
Se quiser saber mais sobre essas facilidades, confira também o artigo com os 5 exercícios de pilates para praticar em casa.
2 - Reabilitação física
Fez uma cirurgia ou passou por uma situação que exige repouso? Vamos praticar pilates. Essa reabilitação física é extremamente eficaz, visto que o exercício é de baixo impacto.
E detalhe: o treinamento é personalizado para o objetivo, sendo que as chances de acontecer alguma lesão são ínfimas devido ao acompanhamento profissional.
3 - Condicionamento físico
Não pense que o pilates é apenas para quem precisa reabilitar o corpo, já que muitas pessoas buscam essa a prática de exercícios para tratar dores no corpo.
Com esse viés, promove o condicionamento físico porque ao treinar você está condicionando seu corpo a ser melhor: mais disposto, flexível, forte e consciente.
4 - Emagrecimento
O pilates emagrece? Sim, mesmo que esse não seja o objetivo principal. Apesar de não ser voltado para o emagrecimento, proporciona isso ao longo dos treinamentos.
Os resultados são menos visíveis do que uma corrida ou um treino de crossfit, é claro, mas com o tempo reduz os pneuzinhos. É uma consequência benéfica!
5 - Definição muscular
Sabe quando olhamos no espelho e vemos as pernas e braços torneados? É isso que o pilates proporciona ao exigir dos músculos um esforço que eles não estavam acostumados.
Essa movimentação fora do habitual cria micro lesões nas fibras musculares e as fazem se desenvolver ainda mais, isso é o que chamamos de fortalecimento da massa muscular.
6 - Fortalecimento do assoalho pélvico
Esse benefício é implícito e pouca gente conta, mas, olha só: os músculos do quadril também estão na região central do corpo e são muito treinados no pilates.
Por consequência, o assoalho pélvico é fortalecido, reduzindo sintomas da menopausa, recuperando o canal vaginal pós-parto normal e melhorando o funcionamento do intestino.
7 - Melhora na postura
Os filhos que cresceram ou você está encolhendo? Pois bem, vamos melhorar a postura! Os ombros caídos e a coluna esguia pode ser resolvido com os movimentos do pilates.
As posições exigidas durante os exercícios te farão melhorar a postura e se esse assunto te interessa, conheça mais hábitos, práticas e exercícios para postura.
8 - Flexibilidade e mobilidade
Consegue encostar a ponta dos dedos na ponta dos pés sem dobrar o joelho? Quando somos jovens a coluna dobra fácil, sem nem sentimos dores. Mas, com o tempo…
Os músculos ficam rígidos e fazer um movimento de mobilidade simples fica mais complexo, mas quanto mais treinar pilates, mais elástico ficam os músculos.
Como é uma aula de pilates?
Atualmente, a gente pode comparar o pilates clássico e o pilates contemporâneo, de modo a ver a evolução da técnica de treinos, ainda que sejam vertentes do mesmo método.
O pilates clássico segue os princípios fielmente, a partir da filosofia de Joseph Pilates, enquanto o moderno faz o uso de equipamentos mais modernos, por exemplo.
É por isso que ao fazer uma aula de pilates, as mulheres poderão lidar com 3 diferentes abordagens que, inclusive, podem acontecer de maneira concomitante, sendo:
1 - Pilates no solo
O pilates no solo ou mat pilates é a forma mais original desse método, de modo que pode usar o peso do próprio corpo ou acessórios simples, como colchonetes, bolas e faixas.
A grande vantagem é que é muito acessível e eficaz. Aqui, incluem-se exercícios como: abdominais, de pernas e para coluna, entre outros.
2 - Pilates na parede
( origem: google fotos )
O pilates na parede é uma adaptação, a qual usa a parede como suporte para oferecer estabilidade à praticante, adaptando o exercício e permitindo mais amplitude.
O lado bom é que dá para ter uma progressão gradual, a partir de agachamentos, exercícios de força e equilíbrio, principalmente.
3 - Aparelhos de pilates
Já com relação aos aparelhos de pilates, que indicam a modernidade do método, o objetivo é oferecer mais resistência e apoio para os movimentos, aumentando os desafios.
Traz pontos positivos como a versatilidade e variedade na atividade, a partir de equipamentos como Reformer, Cadillac, Chair e Barrel.
Dúvidas frequentes sobre pilates
Se em sua mente ainda tem muitos questionamentos sobre o assunto, mesmo que agora sabemos o que é pilates e seus principais pontos, não se preocupe!
Temos algumas dúvidas frequentes e as respectivas respostas, acompanhe a seguir.
Grávidas podem fazer pilates?
Podem, desde que o médico libere, o que só vai acontecer a partir de exames prévios e avaliações clínicas.
Inclusive, é uma boa ideia para quem nunca praticou, pois durante a gravidez o centro de gravidade corporal muda e o pilates te ajuda a se adaptar a essa mudança.
Sendo assim, converse com seu médico a respeito.
E para quem já é praticante de pilates, a dica é continuar treinando e não fazer exercícios que vão além do limite.
Clique aqui para conhecer todos os benefícios do pilates para gestantes!
Como fica o corpo de uma pessoa que faz pilates?
As mulheres que fazem pilates de modo regular, com frequência e acompanhamento, alcançam diversos resultados, tanto na mente quanto no corpo.
Fisicamente, as mudanças corporais com o pilates mais comuns são: melhora da postura, aumento da força muscular, maior flexibilidade, emagrecimento e bem-estar geral.
Qual a melhor roupa para pilates?
Sim, existe a melhor roupa para fazer pilates, a mais confortável para a prática física. Ou seja, a que proporciona mais flexibilidade e liberdade dos movimentos sem incomodar.
As roupas para pilates são representadas por short-saias, saias corsários, t-shirts, blusas, tapa bumbum, camisetas, saia-calças, entre outras.
Todas estão disponíveis na página de esportes da Epulari. Consulte e compre com segurança porque somos um e-commerce de referência da moda feminina esportiva.