Parcele em até 10x sem juros.
No Boleto é Mais Barato!
Envio Imediato para todo o Brasil.
1° TROCA GRÁTIS*.
Seu carrinho está vazio

Clique aqui e compre agora!

Descubra qual o melhor tênis de academia para você

10/02/2021 Moda
148 visualizações
Imagem do autor Cristielly Avanci
Cristielly Avanci
Redator da Epulari

Seus pés trabalham – e muito – por você, e pesquisar qual o melhor tênis de academia para protegê-los é o melhor que você pode fazer para agradecer por toda a proteção que ele dá para suas pernas absorvendo maior parte do impacto que sofremos durante nossas atividades.

Por que é importante escolher o melhor tênis para academia

Não é brincadeira o quanto seu pé absorve de impacto por você. Seja andando no dia a dia, nas caminhadas, na corrida ou na academia, o trabalho que ele faz é incrível, por mais que às vezes a gente nem se dê conta. Saber qual o melhor tipo de tênis para academia é ter um grande carinho e cuidado não só com o pé, mas como todo o seu corpo.

O arco do pé é o ponto de tensão principal do corpo. Ele absorve o impacto e transforma em força. Não é difícil sentir uma dor instantânea no joelho ao dar aquela pisada errada, não é? Ele está diretamente ligado a essa região, e dá um amortecimento enorme para as canelas, os joelhos e os tornozelos.

Se você vive tendo dores incomuns nessas áreas, é hora de considerar escolher um tênis de academia novo. E se ainda não tem desconfortos, vale a pena entender os cuidados para evitar que esse tipo de dor – que é bastante cômoda – se desenvolva.

Uma pisada errada, além de afetar essa região, também começa afetar os quadris e a lombar. O fato é que uma boa saúde ortopédica depende de uma pisada confortável.

E cada pessoa tem um tipo de pisada. Não existe “pisada errada”, mas existem problemas na pisada que podem ser causados principalmente pela falta de entendimento do exercício e também pelo tênis para academia inadequado.

impacto arco do pe easy resize com

Os tipos de pisada: qual o seu?

Nas lojas especializadas, costumam-se considerar 3 tipos de padrões na pisada, e existem meios de descobrir um pouco mais sobre a sua:

Pisada neutra

É a pisada em que a maior área da sola do pé encosta no chão. Tem mais estabilidade, pois distribui melhor toda a força, sem sobrecarregar nenhuma parte. É o tipo mais comum entre as pessoas e a maior parte do desenho dos tênis é voltado para ela.

Observe um tênis velho seu: se o desgaste for mais bem distribuído, a chance maior é de que sua pisada seja neutra.

Pisada Pronada

Nessa pisada, a parte interna do arco do pé recebe bastante pressão. Muitas vezes, ela tem a ver com algum desalinhamento no joelho.

Se sua pisada for pronada, o desgaste maior do calçado vai ficar na parte mais interna da pisada, onde os dois pés se encontram.

Pisada supinada

Em oposição à pisada pronada, quem tem pisada de forma supinada põe força na parte externa do pé. Nesse caso, observe se o desgaste fica na parte de fora do solado.

3 tipos de pisadas easy resize com

3 tipos de pisadas easy resize com

Como escolher qual o melhor tipo de tênis para academia

Agora que você já entendeu qual seu tipo de pisada, vale a pena ficar de olho em mais algumas coisas importantes:

O tipo de atividade e o desenho da sola

Existe um tipo mais adequado para cada tipo de atividade, apesar de no geral todos os tênis esportivos serem taxados como “tênis de corrida” ou “tênis de academia”. Por exemplo, para pedalar, você deve apostar em um tênis mais plano no solado, que permita maior contato com o pedal.

na hora de correr, o caso é diferente, e o foco fica na energia do arco do pé e, de acordo com cada tipo de pisada, tem o desenho da sola diferenciado.

Já na academia, o foco é em absorver o impacto das diferentes atividades, então, mais do que o desenho do solado, o fundamental é escolher uma boa entressola, que seja bem amortecida, porque como muitos exercícios são de alto impacto mas também estáticos, o calcanhar precisa e um cuidado especial para diminuir o excesso de vibração na batata da perna e na coxa.

Imagine quanto impacto você gera ao pular repetidas vezes. Isso pode causar pequenas lesões musculares, especialmente quando ele está na fase de rompimento e crescimento, por isso alie sempre uma boa saia calça com tecido de compressão para evitar muito impacto.

tenis para pedalar easy resize com

Maciez e respirabilidade

Se você praticar crossfit e outras atividades intensas, sabe o quanto o suor faz parte (e como o suor fica impregnado se não for bem absorvido). Então, especialmente se for praticar atividades de alta intensidade, não deixe de escolher um tênis fresco e respirável.

Mais do que isso, ele também precisa dar liberdade de movimento para o seu pé. Evite calçados que apertem seus dedos, eles precisam ter movimento o suficiente para não ficarem tensionados. 

tenis para crossfit 2 easy resize com

Escolha pelo conforto, não apenas pela aparência

Muita gente escolhe seu calçado apenas pela beleza. Isso é natural. Mas pense que, ao escolher o melhor tênis para academia, mais do que boniteza você está buscando funcionalidade, e esse tipo de calçado tem muitas especificações que podem fazer toda a diferença. Então pode ser que aquele menos bonitinho seja justamente o calçado ideal para ter a melhor performance nas atividades de pernas e nas atividades aeróbicas.

E aí, já está ansiosa para experimentar o tênis ideal para seu estilo fitness? A Epulari tem todos eles. Aqui no nosso blog você confere uma variedade de dicas e ideias incríveis para montar seu estilo próprio!

tenis para correr easy resize com

Cadastre-se e receba novidades do blog
Buscar Post

Epulari e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.