Como aumentar a resistência física e ter mais qualidade de vida!
Uma das maiores queixas, principalmente de quem está sedentário, é referente à resistência física, afinal de contas, ela é responsável por oferecer mais fôlego, agilidade e um desempenho muito mais satisfatório, independente da atividade escolhida – seja musculação, pilates ou alguma modalidade esportiva.
Ter uma boa resistência física é ótimo na prática de exercícios, mas também é muito importante na realização de atividades simples do dia-a-dia, como subir escadas sem ficar ofegante, carregar as compras de supermercado e até mesmo brincar com os filhos sem cansar rapidamente.
Muita gente sabe da importância de melhorar e aumentar a resistência física, mas não sabe exatamente o que fazer e nem de que forma fazer. Para te ajudar a respirar melhor e ter mais força, por exemplo, confira as nossas dicas.
O que é resistência física?
Antes de saber quais exercícios fazer ou quais hábitos adotar, é importante saber o que é resistência física e qual a sua importância no funcionamento do nosso corpo. Sabendo exatamente do que se trata fica muito mais fácil de criar uma consciência e disciplina para praticar atividade física com frequência e ter qualidade de vida.
A resistência ou condicionamento físico estão diretamente ligados aos sistemas muscular, cardiovascular e respiratório. Estando com o condicionamento físico em dia, o corpo consegue produzir muito mais energia e realizar desde atividades simples, como subir um lance de escada, até mesmo correr grandes distâncias sem ficar ofegante, com dores ou cansaço.
Para entender melhor a importância de praticar exercícios com frequência, vamos usar um atleta como exemplo. Por conta dos treinos diários, os atletas de qualquer modalidade tem um condicionamento físico ótimo e isso contribui para sua alta performance.
Quer ver mais modelos 👆 de Saia Shorts?
Benefícios da resistência física
Além de te ajudar a realizar tarefas simples com muito mais facilidade, ter uma boa resistência física pode de trazer diversos benefícios, como:
1. Controle dos níveis de açúcar no sangue
A prática de exercícios e consequentemente a melhora na resistência física ajudam a regular os níveis de insulina, evitando doenças como a diabetes. Então se seus últimos exames de sangue tiveram alguma alteração no nível de glicose, a prática de exercícios vai te ajudar nisso.
2. Diminuição nos riscos de hipertensão e controle da frequência cardíaca
Uma resistência física elevada vai te ajudar a controlar a pressão arterial evitando hipertensão e outros problemas relacionados ao coração, além de reduzir a frequência cardíaca, já que o sistema cardiovascular consegue levar muito mais nutrientes e sangue para o coração e outros órgãos vitais.
Confira 👆 todos os modelos cropped disponíveis
3. Controle do peso
Ao se exercitar o seu metabolismo vai acelerar, ajudando a queimar gordura muito mais rápido e consequentemente, fazendo com que você perca peso com muito mais facilidade. Além de te fazer emagrecer, o metabolismo acelerado evita síndromes metabólicas como ovário policístico, apneia do sono, gota, entre outros.
Exercícios para aumentar a resistência física
Agora que você já sabe alguns benefícios que o aumento da resistência física podem te proporcionar, que tal aprender alguns exercícios simples que vão te ajudar a conseguir o tão sonhado condicionamento.
Mas lembre-se: antes de começar a fazer qualquer exercício, é muito importante procurar um profissional para te orientar e indicar o que se adequa melhor a sua rotina e as suas necessidades, afinal de contas não existe uma fórmula e cada corpo é um corpo.
Corrida
Esse tipo de atividade física trabalha a musculatura do corpo inteiro, além de ativar os sistemas respiratório e cardiovascular. Para quem está começando uma boa maneira de não cansar rápido é intercalar o tempo entre corrida e caminhada e, aos poucos, intensificar o ritmo das passadas até que consiga correr efetivamente.
Pilates
O pilates é daquelas atividades extremamente completas, que envolve respiração, força, equilíbrio e resistência corporal, por meio de alongamentos e mobilidade das articulações. Essa atividade não tem contraindicações e pode ser praticada em qualquer idade e também durante a gravidez.
Aqui você encontra mais peças que ajudam no seu desempenho e super confortáveis para fazer pilates.
Pular corda
Pular corda é daquelas atividades super democráticas, que podem ser feitas em qualquer lugar e não precisa de muitos equipamentos, apenas uma corda e o seu corpo. Ao saltar, você consegue trabalhar a capacidade cardiorrespiratória, além de fortalecer os ossos e tonificar os músculos das pernas. Assim como na corrida, se você não estiver acostumada, comece pulando mais lentamente e aos poucos vá aumentando a intensidade.
Novos modelos para praticar qualquer atividade física ou passeios, usar quando você quiser, Epulari é liberdade!
HIIT
HIIT é a sigla para Treinamento Intervalado de Alta Intensidade e é ideal para quem deseja aumentar o condicionamento físico de maneira mais rápida. É um conjunto de atividades de alta intensidade realizadas em um pequeno espaço de tempo intercaladas com descanso.
Não importa qual exercício você vai praticar, o principal para te ajudar a melhorar sua resistência é manter uma frequência e rotina. Não adianta nada começar hoje, parar uma semana e depois voltar. Para que você tenha êxito, treine todos os dias! Ah, mas é importante intercalar os exercícios.
Alguns pequenos hábitos que também podem te auxiliar são: beber bastante água, trocar elevadores e escadas rolantes por escada comum, trocar o carro por bicicleta ou até mesmo fazer alguns trajetos a pé.
Comece usar roupas com tecnologia Emana® Plus, ela melhora sua performance nos treinos, reduz a celulite, a fadiga muscular, modela a silhueta e proporciona muito conforto.
Resistência física e alimentação
A nossa alimentação também está associada ao condicionamento físico e o consumo de alguns alimentos pode te ajudar a conseguir esses resultados muito mais rápido, já que dão mais energia e disposição e assim você consegue se exercitar muito melhor. Veja a lista:
- Chá verde
- Castanhas, amêndoas e/ou nozes
- Aveia
- Mel
- Chocolate amargo
- Pó de guaraná
- Água de coco
- Banana
- Espinafre
- Café
- Azeite de Oliva
- Leite e derivados
- Cereja
- Proteínas como frango, peixe, carne vermelha e soja
- Batata doce
- Brócolis
- Quinoa
Agora que você já sabe tudo sobre resistência física, aproveite para ler o nosso post sobre os melhores tipos de treino para quem busca o emagrecimento. Até o próximo post!