Parcele em até 10x sem juros.
No Boleto é Mais Barato!
Envio Imediato para todo o Brasil.
1° TROCA GRÁTIS*.
Seu carrinho está vazio

Clique aqui e compre agora!

Saiba como os alimentos termogênicos atuam no organismo

30/07/2020 Saúde comentarios
45 visualizações
Imagem do autor Cristielly Avanci
Cristielly Avanci
Redator da Epulari

Pouca gente sabe, mas existem alimentos que, quando consumidos, aumentam os níveis de atividade do organismo e provocam maiores níveis de queima calórica. Isso mesmo: existem ingredientes naturais que podem auxiliar no emagrecimento só pelo fato de terem sido consumidos. Estes são os alimentos termogênicos.  

Você se interessa por vida saudável e quer saber como esses “alimentos mágicos” podem te ajudar a perder peso? Fique por aí que o blog Epulari te explica tudo: dos benefícios aos mitos!

O que são alimentos termogênicos?

Chamamos de alimentos termogênicos alguns temperos e bebidas que, quando assimilados pelo organismo, produzem aumento da temperatura corporal. Esse pico na temperatura, no entanto, nada mais é que um reflexo da aceleração provocada no metabolismo.

Grande parte das calorias desses alimentos são consumidas no ato da digestão, e os efeitos sobre a ação do metabolismo podem ser sentidos até no seu nível de energia. Sabe aqueles alimentos que “dão um gás”? Exato, estamos falando deles! Por este motivo, inclusive, alimentos termogênicos são usados antes e durante o treino (Saiba mais: “O que comer antes do treino para emagrecer”).  

Esses ingredientes ainda melhoram a circulação sanguínea e podem te deixar mais atento(a), com pensamentos mais claros e assertivos. Agora vem com a gente saber quais alimentos potencializam o seu metabolismo e aumentam a queima de gordura:

post alimentos termogencicos3

 

Quais são os alimentos termogênicos mais potentes?

Existem alguns ingredientes termogênicos bastante simples e saborosos que podem ser adicionados com facilidade aos alimentos que você já prepara no dia a dia. São eles:

  • Gengibre: um dos campeões da nossa lista é o gengibre, amplamente utilizado na medicina e culinária oriental. Nele, o responsável pela termogênese é a zingiberene, a molécula que lhe confere o seu sabor distinto. Também é um ótimo anti inflamatório, auxiliando na recuperação muscular após práticas intensas.  
  • Café: que a cafeína acelera as atividades do nosso organismo já não é novidade! Em pequenas quantidades, ela pode te ajudar a ter mais energia durante treinos e atividades intelectuais, além de potencializar a queima de gorduras e carboidratos. 
  • Pimenta: isso mesmo, as pimentas podem te ajudar a queimar mais calorias quando em repouso. Nesse caso, falamos das pimentas vermelhas, incluindo a famosa “dedo de moça”. Ela possui nutrientes que estimulam a produção de hormônios anabólicos, além de aumentar consideravelmente a temperatura corporal.  
  • Canela: a canela é conhecida por melhorar a circulação sanguínea, diminuir os níveis de glicemia e prover altas doses de cálcio mineral, outro elemento necessário na perda de peso. Ela pode ser facilmente inserida no dia a dia através de chás, sucos ou como acompanhamento de frutas. Pode, inclusive, ser uma alternativa para quem quer cortar o açúcar! Experimente com café.
  • Chá verde: mais um que coleciona benefícios. O chá verde é uma boa fonte de cafeína, com ação termogênica pronunciada. Além disso, é um excelente anti inflamatório e já mostrou efeitos positivos sobre o cérebro, protegendo contra doenças como o Alzheimer.
     Lembramos que este é só um pequeno recorte de um grande universo de alimentos termogênicos. Utilize-os com sabedoria, sempre inseridos em uma dieta completa, saudável e balanceada. 

post alimentos termogencicos5

 

Alimentos termogênicos emagrecem, mesmo?

Antes de mais nada, é importante destacar que os alimentos termogênicos não são nada milagrosos ou mágicos, como colocamos no início. Este, inclusive, é um mito bastante difundido e perigoso, que visa vender soluções instantâneas de perda de peso. 

Sozinhos, os termogênicos não são capazes de transformar seu físico da noite para o dia, como num passe de mágica. Destacamos, inclusive, que essas mudanças muito rápidas são difíceis de manter e expõem o corpo a perigos sérios de saúde. Se parece fácil demais, duvide! 

Na boa e velha realidade, porém, os alimentos termogênicos podem sim ser aliados bastante úteis na sua jornada de emagrecimento, especialmente quando combinados de uma alimentação bastante consciente, completa e balanceada.

Dúvidas na hora de montar um cardápio eficiente e que respeite seu organismo? Confira o post “Dietas fitness femininas que funcionam de verdade”, e adapte as dicas ao que mais se adequa às suas necessidades e ao seu dia a dia! 

Não dá pra esquecer, é claro, que a alimentação é só uma parte de um estilo de vida saudável. Os exercícios físicos regulares são responsáveis pelos outros 50% dessa conta, e devem estar em dia! 

post alimentos termogencicos

 

Todos podem consumir alimentos termogênicos?

Sim e não. Como observamos, os ingredientes termogênicos são alimentos como quaisquer outros, e podem fazer parte da dieta de qualquer pessoa que não possua grandes restrições alimentares.

Mesmo assim, fazemos algumas ressalvas: por acelerarem o metabolismo, não devem ser consumidos em grandes quantidades por quem possui insônia, problemas cardiovasculares, hipertensão, hiperatividade e problemas intestinais. Na dúvida, pergunte ao seu médico! 

Vai adicionar algum desses elementos à sua dieta? Você já segue ou pretende seguir algum plano alimentar para potencializar seus resultados físicos? Compartilhe conosco nos comentários! Seus relatos são importantíssimos para manter nosso espaço sempre ativo, com informações novas e trocas de experiências. 

Procurando por mais conteúdo Epulari? Siga já a nossa página lá no Instagram. Postamos todas as novidades de produtos e promoções, além de compartilhar as inspirações de looks da nossa clientela maravilhosa. Por lá só está faltando você. 

Nos vemos no próximo post. Até!

post alimentos termogencicos 2

 

Comentários
Cadastre-se e receba novidades do blog
Buscar Post

Epulari e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.