5 poses de yoga que vão te ajudar a fortalecer o core!
O yoga é uma atividade que vem ganhando espaço entre as pessoas que procuram viver de forma mais saudável. Além de trazer benefícios para o corpo, é também um estilo de vida que pode mudar a sua saúde mental.
Muitas pessoas que começaram praticar relatam que estão mais pacientes, conflitantes e prontas para os desafios do dia a dia.
Para praticar essa atividade é preciso entender sobre as poses de yoga, que também são chamadas de asanas.
Basicamente, estamos falando das poses dos exercícios, eles servem para trazer equilíbrio ao corpo, fortalecer a musculatura e trazer uma conexão com o “eu” interior, por conta da concentração para realizar as poses.
As poses do yoga também podem ajudar a fortalecer o core e com isso se tornam grandes aliadas para quem está buscando um abdômen definido e mais qualidade de vida.
Deixar o core forte é uma forma de manter o seu corpo todo fortalecido.
E então, se interessou pelas poses do yoga? Continue a leitura para entender mais sobre o assunto!
O que é core?
Antes de falar sobre as melhores poses de yoga, vamos entender o que é o core e porque devemos fortalecê-lo.
O Core é constituído por um conjunto de musculatura que fica na região central do nosso corpo, sendo assim, é responsável por estabelecer todo equilíbrio e centro gravitacional.
O Core envolve as áreas da lombar, quadril, pelve e abdômen.
A palavra “Core” deriva do inglês e significa “centro” e é usada para definir o centro do nosso corpo.
O Core é algo que está sendo estudado há pouco tempo, mas já existem muitas informações sobre o assunto e como essa região é importante para a funcionalidade do corpo.
Ao escolher fortalecer o seu Core, é possível perceber muitos benefícios para a saúde de um modo geral, é claro que a musculatura é uma das partes mais favorecidas.
O centro do corpo é responsável pelo equilíbrio, por isso, essa região pode ficar sobrecarregada, os movimentos de sentar, levantar, andar, e entre outros, requerem um esforço maior do core.
É por isso que o fortalecimento dessa região é necessário para ter um corpo saudável e realizar as atividades do dia a dia com facilidade.
Os benefícios do yoga para o core
Além dos benefícios para a mente, as poses de yoga são importantes para o Core, como já explicamos.
Agora, vamos entender quais são as vantagens que essa atividade pode trazer para a região central do seu corpo. Confira!
Fortalecimento
O primeiro benefício é um dos mais importantes, pois fortalecer o core é necessário para poder ter uma musculatura forte que possa realizar as atividades do dia a dia com facilidade.
As poses de yoga costumam trabalhar todos os músculos da lombar, quadril, pelve e abdômen. Dessa forma, todo o seu core está se esforçando para criar mais resistência.
Inclusive, para quem faz musculação, ou qualquer outra atividade, o yoga pode ser uma ótima complementação para deixar o core mais forte.
Recuperação muscular
A prática de yoga pode ajudar a reduzir a rigidez muscular, além de acelerar o processo de recuperação, especialmente após um treino intenso.
Isso permite que você volte aos seus exercícios mais rápido e também faz com que os seus músculos estejam saudáveis para alcançar os objetivos.
Flexibilidade
As posturas do yoga costumam ser voltadas para o fortalecimento e para a flexibilidade, muitos dos movimentos esticam o corpo todo.
Dessa forma, é possível trabalhar o aumento da flexibilidade corporal, o que pode ser benéfico para o desempenho em outros tipos de treinos.
Equilíbrio
Ter um bom equilíbrio corporal também está ligado com o core fortalecido. Pois, quando a região central está forte é mais fácil de equilibrar o corpo todo.
Dicas de poses de yoga para fortalecer o core
Confira as melhores poses de yoga para fortalecer o core!
Bhujangasana – Postura da cobra
A postura da cobra trabalha os músculos abdominais e a região lombar. Além disso, é uma postura que traz uma sensação de relaxamento.
A bhujangasana, mais conhecida em nosso idioma como postura da cobra, também pode ajudar a deixar a barriga lisa e tonificada.
Para realizar esse movimento é preciso deitar de barriga para baixo em um colchonete ou tapete de yoga.
Em seguida, apoie as mãos no chão, sempre na linha dos ombros, com os cotovelos flexionados.
Deslize o corpo para frente, utilizando o peito dos pés, e, em seguida, pressione um pouco a pelve contra o chão para arquear o torso e a cabeça.
É recomendado manter essa postura por cerca de 5 segundos.
Adho Mukha Svanasana – Cachorro olhando para baixo
Essa é uma das poses de yoga mais famosas e também muito importante para o fortalecimento do core.
Na hora de realizar a postura, é preciso ficar na posição de quatro e formar uma mesa de modo que suas costas seja o tampo da mesa e suas mãos e pés sejam os apoios.
Quando for expirar, eleve os quadris para cima, endireitando os joelhos e os cotovelos, o objetivo é fazer um V invertido com o corpo.
Depois, olhe para trás, para os pés, verifique se eles estão na largura do quadril e paralelos.
A cabeça deve ficar livre para que não haja tensão no pescoço, traga seu olhar para seus pés.
As mãos precisam estar na largura dos ombros, os pés estão na largura do quadril e paralelos um ao outro. Os dedos do pé apontam para a frente.
Deixe que as omoplatas girem para fora e para cima, afastando-se da coluna e em direção às axilas externas.
Mantenha a postura do cão para baixo e respire fundo e profundamente. Olhe para o umbigo.
Dhanurasana – Postura do arco
A postura do arco também trabalha a região abdominal e relaxa a região lombar. Por isso, é ótima para fortalecer o core e tratar dores nas costas.
Para realizar esse movimento é preciso estar deitado de barriga para baixo sobre o colchonete ou tapete de yoga. Levante os pés e estique os braços para trás, de modo que possam segurar os tornozelos.
Depois, puxe-os empurrando para frente e apertando os músculos do abdômen. É indicado manter essa postura por 5 ou 10 segundos.
Navasana - Postura do bote
A postura Navasana é uma ótima aliada no fortalecimento do core, para fazer o movimento você deve estar sentada no chão com as pernas juntas e esticadas à sua frente.
Depois, apoie as mãos no chão com os dedos polegares voltados para seu corpo, alinhadas atrás da linha do quadril. Lembre-se sempre de pressionar as mãos contra o chão.
Incline um pouco o tronco para trás mantendo a coluna reta e firme. Agora, abra bem o peito, girando os seus ombros para trás, unindo as escápulas e mantendo a coluna bem alinhada.
Eleve e estique as pernas, fixando o olhar na ponta dos dedos dos pés. Tire as mãos do chão e estique os braços para a frente na linha do joelho, paralelos ao chão.
Uttanpadasana – Postura da perna levantada
É uma postura que fortalece os músculos abdominais e intestinais.
Essa postura precisa ser realizada na posição de decúbito dorsal com as costas no chão. Ambos os pés e os joelhos devem ser mantidos juntos e sua respiração deve ser normal.
Lembre-se de manter os braços ao lado do corpo e respirar normalmente. Estique as costas e respire fundo.
Ao inalar, levante gradualmente suas pernas para 30, 60 graus e, em seguida, para 90, sem dobrar os joelhos. Ao atingir os 90 graus, levante os dedos dos pés para cima, enquanto o corpo está no chão desde a cabeça até o cóccix.
Então, enquanto exala, lentamente volte para a posição deitada pelos mesmos passos, sem dobrar os joelhos.
Conclusão
Com todas essas informações você já pode usar as poses de yoga para fortalecer o seu core.
Lembre-se das nossas dicas e use roupas confortáveis, como as da Epulari!