Exercícios com Elástico: confira os melhores movimentos para fazer com o acessório
Os exercícios em casa se tornaram tendência, principalmente após a pandemia da Covid-19. Sem contar que é uma alternativa inteligente para aqueles que possuem rotinas corridas e não possuem tempo suficiente para se deslocar até uma academia.
Mesmo com inúmeras vantagens ainda há algumas limitações nos treinos em casa – já que os equipamentos de locais especializados garantem resultados eficientes. Mas calma, hoje em dia existem acessórios que são capazes de suprir a falta desses instrumentos, como no caso das faixas elásticas.
E foi pensando exatamente em você que hoje, nós da Epulari, preparamos um guia de exercícios com elástico completíssimo. Os movimentos irão te auxiliar a manter a saúde em dia e chacoalhar para lá o estresse do dia a dia, que tal?
Exercícios com elástico para braços
Definir os músculos do braço em casa parece uma tarefa nada fácil, não é mesmo? Principalmente porque temos o hábito de relacionar atividades físicas realizadas em nossa própria residência somente a movimentos aeróbicos, que propiciam a perda calórica.
Porém, não é bem assim que funciona, já que com auxílio de apenas um elástico você consegue fortalecer a musculatura dos braços. Conheça agora os exercícios voltados para esse fim:
Remada com elástico
Para realizar o exercício de maneira correta é preciso estar na vertical, ou seja, de pé. Nessa posição você necessita pisar com os dois pés no elástico, cada qual deve seguir a largura dos ombros. Flexione os joelhos e segure cada uma das extremidades da faixa elástica.
Por fim, eleve os braços de modo a puxar o acessório. Repita esse movimento 30 vezes em 5 séries para ter resultados positivos.
Arco e flecha
Também na posição vertical e com os pés esticados na largura do quadril, pegue as pontas do elástico – cada ponta em uma mão. Após isso, eleve um pouco as mãos e estique o braço esquerdo para o mesmo lado. A ideia aqui é imitar o movimento realizado no arco e flecha, então é só puxar para direita a mão de lado igual.
A repetição deste exercício deve ser feita em ambos os lados, com séries de 3 em 20 vezes.
Exercícios com elástico para barriga
É necessário cuidar do corpo por completo, concorda? E devemos dizer que a barriga é uma das regiões queridinhas para a perda de gordura. É por isso, que trouxemos dois exercícios fantásticos voltados ao abdómen para serem feitos com ajuda de uma faixa com características elásticas.
Essas atividades oferecem, além da eliminação de gordura localizada, a definição muscular. Confira:
Abdominal com elástico
Antes de começar, amarre o elástico de forma a ficar atrás de você. É possível prendê-lo em um pilar, por exemplo. Fique na posição horizontal, isto é, deitado e alcance as extremidades da faixa que será esticada. Em seguida, mova o corpo para cima e para baixo sem esquecer de puxar o elástico.
Lembre-se que as pernas devem permanecer levemente flexionadas conforme você faz o exercício. A repetição deve ser feita em 2 séries de 30.
Puxador unilateral com elástico
Continue com o elástico preso, mas agora de frente para o seu corpo. A posição inicial é um pouco diferente das citadas anteriormente, já que é necessário ficar com um dos joelhos no chão enquanto o outro deve formar um ângulo de 45º entre a batata da perna e a coxa.
Alcance as extremidades do elástico e puxe-as em direção ao seu peito. Repita essa atividade por 15 vezes em séries de até 3 vezes.
Exercícios com elástico para pernas e glúteos
Fortalecer as pernas e os glúteos também é importante para manter um bom condicionamento físico. Além de definir a musculatura, os exercícios físicos garantem fortalecimento destinados a uma boa performance em caminhadas e corridas.
E sabe do melhor? Você não precisa gostar de academia, pois com o elástico você se exercita em qualquer lugar!
Para exercícios aeróbicos, é necessário manter uma boa firmeza nessas regiões, uma vez que o impacto está diretamente ligado a essas partes. Confira alguns desses exercícios:
Agachamento com elástico
O agachamento com elástico é feito basicamente seguindo os mesmos propósitos do movimento convencional. Contudo, você vai estar contando com auxílio da faixa elástica no momento de realizar a elevação e descida do corpo em direção ao chão.
É preciso pisar no acessório com os dois pés e segurar as pontas do elástico ao fazer os movimentos. Alterne entre 3 séries de 20 agachamentos.
Passada lateral explosiva
Em pé, coloque o elástico ao redor das pernas. Ele deve estar posicionado um pouco acima do joelho, enquanto as mãos ficam atreladas na altura da barriga. As pernas devem estar ligeiramente flexionadas para começar com com passos curtos na direção lateral e, em seguida, voltar para a vertical.
Realize esse movimento durante 15 vezes em séries de até 2 repetições. O fortalecimento é realmente impressionante depois de práticas constantes.
O acompanhamento de um especialista na área da Educação Física ou Fisioterapia é recomendado em casos como esse, em especial quando os exercícios são realizados em casa. Então, contate um profissional capacitado antes de realizar os treinos, peça para que ele te explique as posições corretas. E o mais importante: não ultrapasse os limites do seu corpo!
Chame algum familiar para realizar as atividades físicas com você, tudo fica ainda melhor em conjunto! Aproveite e compartilhe em sua rede social, esse conteúdo pode servir de inspiração para que alguém comece a mexer o esqueleto e cuidar da saúde com mais sabedoria.
Por hoje ficamos por aqui, nos vemos no próximo post!