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As melhores atividades aquáticas para o seu perfil!

15/04/2021 Exercícios Físicos
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A água é sempre um símbolo de conforto, dinamicidade, limpeza e saúde. Ela desperta o bem-estar, a vontade de se mover e um relaxamento profundo do corpo. Esse conjunto de propriedades é ideal para inspirar e auxiliar na manutenção da saúde física para os mais diferentes tipos de necessidades. 

Além disso, as atividades aquáticas trazem oportunidades incríveis para sua qualidade de vida! Continue a leitura e conheça os principais benefícios de realizar essas ações com regularidade. 

Os benefícios de praticar atividades aquáticas

Além de todo o bem-estar que mencionamos, dentro da água a pressão se dá de uma maneira diferente. E isso é ideal para quem tem limitações físicas, como sensibilidade nas articulações, fraqueza muscular ou óssea. As atividades aquáticas têm poucas contra indicações médicas, servindo justamente como uma alternativa para aumento da resistência física.

Além de aumentar a pressão e diminuir bastante o impacto dos exercícios, o calor da água traz diversos benefícios para o corpo, como a ativação circulatória, o relaxamento muscular, auxílio na abertura dos poros da pele, na qualidade do sono e também e ainda dá mais vigor para se exercitar.

A pressão da água também é ótima para a saúde respiratória, já que faz trabalhar a expansão pulmonar. Essa mesma compressão permite queimar o mesmo tanto ou até mais calorias do que exercícios comuns, sem expor o corpo a riscos de fraturas nos joelhos e no quadril, especialmente.

Conhecendo as principais atividades aquáticas

Atualmente existe um tipo de atividade aquática adequada para cada perfil e necessidade. Para saber mais, prepare seu traje de academia para a piscina, seus óculos de mergulho e vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles!

Natação

O esporte aquático mais popular dispensa apresentações. A natação emagrece, dá resistência e é altamente indicada para pessoas de todas as idades, das crianças às idosas. É possível se exercitar em diferentes níveis de intensidade, tendo ótimos resultados com todos.

O tônus muscular que a natação proporciona é completo e ajuda especialmente no fortalecimento da coluna vertebral e também dos ombros. Nos jovens ela atua especialmente na correção postural, e nos idosos, aumentando a resistência física e o condicionamento neuromotor.

A natação é ideal também para cuidar da saúde cardiorrespiratória e muito indicada por especialistas de diversas áreas.

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Hidroginástica

A queridinha dos exercícios aeróbicos. Na hidroginástica você trabalha uma série de exercícios cardiorespiratórios tradicionais, mas com o detalhe extra e muito especial de executar eles na piscina, com diversos acessórios especializados.

Ao praticar na piscina, além do impacto reduzido consideravelmente e do fortalecimento respiratório, o cansaço vai ser bem menor, permitindo que você prolongue sua sessão, podendo praticar na sua velocidade, no seu tempo, sem ficar com microlesões de impacto depois.

A Hidropower é uma variação da hidroginástica com atividades mais intensas, que garante uma queima considerável de calorias e um condicionamento extra da resistência física.

Ao praticar hidro, é fundamental escolher uma boa roupa para hidroginástica, com tecido maleável, com boa compressão física, para auxiliar na modelagem muscular. A hidroginástica emagrece e ainda estimula sua corporeidade, além de ser uma atividade divertida e em equipe.

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Hidro Jump

O Jump é uma atividade incrível para quem quer perder peso e ganhar em qualidade de vida, e dentro da piscina, então, ele fica muito mais acessível para quem quer aproveitar e se divertir.

Muitas pessoas costumam ter dificuldade para se iniciar no Jump por causa da sua intensidade e da necessidade de coordenação. O hidro jump é a oportunidade ideal para praticar essa atividade no seu tempo.

Você pode iniciar essa atividade usando as bordas das piscina para auxiliar na hora de saltar sobre o trampolim, e graças à pressão da água, consegue atingir uma queima de calorias até 20% maior que a atividade tradicional, além de a pressão da água.

Somada à intensidade dos saltos, ajuda a promover uma regulação linfática das pernas, o que ajuda muito a controlar dores e varizes.

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Hidrobike 

A bicicleta ergométrica tradicional já é uma das atividades mais recomendadas para quem busca queimar calorias e cuidar do tônus muscular, especialmente no quadril e nas pernas e se livrar das celulites.

Por ser dentro da água, ela oferece mais possibilidades de posições e tem uma atenção especial voltada para o condicionamento cardiorespiratório.

É ótima para manter toda a musculatura em dia, menos cansativa e recomendada especialmente para pessoas idosas que precisam perder peso com cuidado, evitando risco de cãibras e exaustão.

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Hidroterapia

A hidroterapia é um conjunto de exercícios mistos, relacionados especialmente com a recuperação muscular e óssea, já que pode ser considerada uma área da fisioterapia, inclusive praticada sob a supervisão de um profissional da área.

Com a temperatura da água mais elevada para proporcionar relaxamento muscular, ela é praticada em variadas posições, com o auxílio de aparelhos especializados.

Você vai encontrar muito relaxamento e leveza para trabalhar correções posturais, fortalecimento muscular e cardiorrespiratório. Indicado especialmente para gestantes, cadeirantes e pessoas em processo de recuperação de traumas físicos.

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Aqua Zumba

Esse clássico absoluto das academias precisava ter uma versão para a água.

A zumba tem ganhado cada vez mais popularidade por ser divertida, funcional e despertar a compreensão do próprio corpo através da dança.

Agora imagine que com a pressão aquática, a intensidade sobe alguns níveis e fica ainda mais desafiador executar os seus passos favoritos. A zumba comum já queima uma boa quantidade de calorias, e dentro da piscina, então, você vai aumentar a produtividade e a diversão!

Viu só como existe variedade e diversão para todos os perfis dentro da água? Aqui no blog da Epulari você encontra dicas para cuidados completos, desde o melhor da cozinha fitness até moda para academia e no dia a dia. É só acompanhar nosso blog e nos seguir nas redes sociais para conferir os melhores conteúdos fitness!

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Autor do Post
Cristielly Avanci
Imagem do autor Cristielly Avanci
Redator da Epulari
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