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Primeiro dia na academia: tenha uma experiência confortável

01/10/2020 Moda comentarios
34 visualizações
Imagem do autor Cristielly Avanci
Cristielly Avanci
Redator da Epulari

O primeiro dia na academia, principalmente para aqueles que nunca frequentaram esse ambiente podem ser constrangedores. Mas não se preocupe, o primeiro passo você já deu! Decidir cuidar da saúde física e mental é uma escolha de extrema importância, nós valorizamos e muito o autocuidado, por isso, criamos esse post completo que vai tornar a sua experiência de primeiro dia muito mais confortável.

 O constrangimento costuma surgir a partir da comparação de corpos, normalmente um iniciante está fora de forma, diferente de alguém que já treina há meses. A falta de conhecimento perante aos exercícios, os aparelhos desconhecidos e até a insegurança sobre como abordar o instrutor são algumas das razões que podem gerar um desconforto no primeiro dia. 

Tudo isso é completamente normal, já que os primeiros dias realmente são mais difíceis, a exemplo: o primeiro dia em uma escola nova e o primeiro dia no trabalho, logo, o primeiro dia em uma academia não seria diferente! 

No entanto, se preparar antes e reunir munição em forma de informação para o grande dia não faz mal a ninguém e no fim das contas, te deixará com o nível de ansiedade saudável. 

Mas cuidado, não precisa demonstrar que sabe tudo, afinal, é o seu primeiro dia. Não tenha medo de fazer perguntas que parecem óbvias ou cometer erros de “principiante”. Valorize a conquista de, em meio a correria e agitação do dia a dia, você ter encontrado um momento para cuidar de você, leia esse guia completo para iniciantes e se sinta preparado para uma nova fase!

Principais dicas para ter um bom primeiro dia na academia 

Olhando para esse título parece até impossível, não é mesmo? Não é e podemos provar. Aprenda quais são os acessórios essenciais, dicas sobre os melhores horários, o que fazer em caso de dores musculares no dia seguinte e muito mais!

  • Seja estratégico: escolha o horário ideal

A primeira dica a ser considerada é: fuja dos horários de picos. Encontrar a academia cheia justo no primeiro dia pode ser desconfortável tanto para a execução e conhecimento dos aparelhos novos quanto para a assistência do instrutor, que pode acabar ficando ocupado demais e não te dando a atenção que você realmente precisa nesse dia.

O fluxo menor de pessoas te deixará muito mais a vontade para transitar, executar os exercícios, errar, tirar dúvidas e reconhecer todo o território inexplorado. Além disso, é normal em um primeiro dia a execução do aparelho ser mais lenta, afinal, você está aprendendo e em um horário de pico o revezamento de equipamentos acaba sendo uma opção e é melhor evitar essa condição e efetuar os seus exercícios de maneira relaxada e tranquila. 

post no blog escolha o horario ideal

 

  • Acerte na escolha da roupa

Você vai precisar de roupas adequadas para uma execução livre dos movimentos. Roupas que proporcionam a respiração da pele e ao mesmo tempo se adequam ao corpo são essenciais. 

Não há necessidade de peças muito justos, marcantes ou curtas, escolha um conjunto que te deixa confortável e segura consigo mesma, confira o nosso post sobre looks incríveis com legging e crie composições de arrasar! 

Na parte de baixo escolha as leggins, shorts ou até mesmo um moletom se a temperatura permitir. As peças muito folgadas não são muito indicadas para que não ocorra risco de enroscar em algum aparelho. Um acidente constrangedor no primeiro dia não é o que você precisa, não é mesmo? 

Camisas leves compostas por tecidos que absorvam o suor de modo otimizado é fundamental, os tecidos Dri-fit são excelentes e não deixarão com que a peça transpareça suor excessivo. Nós pés, não negligencie, meias de algodão e tênis próprios para academia, a escolha de um tênis próprio aumentará o seu rendimento nos exercícios propostos, então isso é realmente muito importante!

post no blog escolha o look ideal

 

  • Saiba tudo sobre os aparelhos

Geralmente o nervosismo faz com que a gente só siga as instruções propostas pelo instrutor e não preste muita atenção no que estamos fazendo. No entanto, conhecer para que serve e como funciona cada aparelho é essencial para alcançar resultados futuros.

Se o seu instrutor não disser, não tenha vergonha de perguntar para que serve, como funciona e qual a maneira correta de executar aquele equipamento. Evite lesões oriundas de execuções incorretas, não existe vergonha em não saber tudo sobre academia no seu primeiro dia de academia. Ainda que você pesquise sobre cada aparelho é na prática que realmente se aprende, mesmo porque os itens podem variar no design de acordo com cada estabelecimento. 

post no blog escolha pegeu leve no treino

 

  • Pegue leve, conheça seus limites

O primeiro mês de academia é de adaptação. Sobretudo na primeira semana, pois o seu corpo está se habituando a essa nova tarefa, estímulo e rotina. Ainda que você pratique outras atividades físicas não é recomendado e nem necessário pegar pesado no primeiro dia. 

Ao ver outras pessoas levantarem pesos consideráveis, no seu primeiro dia você pode ficar constrangido de fazer os exercícios com uma quantidade de carga baixa ou até mesmo inexistente, somente com o peso do próprio aparelho. Não caia no erro de extrapolar os seus limites!

O exagero sem preparação pode resultar em uma fadiga negativa ou em contusões musculares indesejadas, comece com atividades leves e aumente de modo gradativo segundo a orientação do seu personal. 

Muitas pessoas caem na tentação de exagerar no primeiro dia e acabam não conseguindo comparecer no resto da semana tamanha dor sentida. Não carregue consigo essa pressão, pegue leve e garanta um treino otimizado e inteligente para a sua realidade atual! 

Essas 4 dicas são fundamentais para um primeiro dia proveitoso e livre de medo na academia! Para táticas ainda mais aprimoradas que asseguram o seu início nessa atividade física tão praticada, continue com a gente, confira como aliviar as dores musculares e quais acessórios não podem faltar! 

Os acessórios para academia fundamentais para se ter antes de iniciar definitivamente são: garrafinha de água, afinal, beber água e se manter hidratado é primordial para um bom treino, usar um tênis compatível, você não quer uma torção ou demais lesões no seu primeiro dia,  luvas para as mãos (se a sua pele for mais sensível ou a sua mão for escorregadia) alguns aparelhos necessitam de maior força e aderência para segurar. 

E tem mais, uma bolsa também pode ser importante, afinal você precisa carregar os seus objetos pessoais, documentos, e acessórios, uma barrinha de cereal ou fruta, você pode acabar o treino com fome ou em casos de tontura é sempre bom ter algo por perto e uma toalhinha, para limpar o suor ou forrar os equipamentos, acredite, você vai querer uma! 

Esses acessórios básicos são primordiais para garantir um primeiro dia tranquilo e seguro, invista neles! 

post no blog pegue leve

  

  • Dores musculares? Veja como aliviar

É verdade que a primeira semana é dose, muitas vezes até mesmo as tarefas básicas como sentar ou gesticular os braços podem ser doloridas. Seria mentira se disséssemos que existe fórmula para não sentir, mas não existe! As dores acabam sendo um bom sinal, afinal, elas denunciam os estímulos realizados no músculo! 

Mas algumas coisinhas podem servir para amenizar e tornar essa fase mais fácil e suportável. 

Faça alongamentos: Antes ou depois dos treinos, pergunte ao seu instrutor qual o melhor momento de acordo com os seus exercícios, os alongamentos estimulam o fluxo sanguíneo e reduzem a sensação de rigidez.

Bolsa de gelo:  Aplique bolsas de gelo logo após o treino por cerca de 15min nos locais mais doloridos. Elas auxilia no processo inflamatório e relaxam o músculo. Em casa mesmo você consegue fazer isso!

Bolsa quente: As compressas de água quente devem ser feitas 48h após a prática de exercício e não imediatamente após. Por estimularem o fluxo sanguíneo elas também resultam no relaxamento

Descanse: Isso mesmo, após o primeiro dia descanse. Isso não significa que no próximo dia você não irá treinar, mas que os treinos serão focados em outros grupos musculares. Não treine todos os dias a mesma coisa, cada parte do seu corpo precisa do descanso necessário para se recuperar das pequenas lesões e atingir os resultados esperados. 

Respeite o tempo que o seu corpo precisa para se adaptar a essa novidade, faça todas essas etapas que ensinamos aqui e perceba o quanto passar pelo primeiro dia pode ser descomplicado! 

Por fim, atente-se ao que você vai comer antes de ir. Algumas pessoas não fazem um desjejum correto e acabam passando mal em seu primeiro dia de treino. É claro que ao adicionar essa nova prática a sua rotina é fundamental que você vá ao nutricionista e inicie uma dieta equilibrada e rica nos nutrientes que o seu corpo precisa. Confira as nossas dicas de marmita fitness para você preparar em casa! 

Então para o primeiro dia devo realmente comer algo especial? A resposta é sim! De modo geral evite alimentos pesados e industrializados ricos em gordura e açúcar e invista nas frutas, pão integral e cereais integrais. O ideal é apostar nos carboidratos complexos, eles são digeridos gradativamente pelo organismo e liberam aos poucos a energia necessária para a realização e performance de todos os exercícios. 

Viu só a quantidade de coisas que você pode fazer para ter um primeiro dia agradável e arrasar? Siga todas as nossas dicas e vá confortável e sem neuras para o seu treino. 

E então, gostou do post? Conte para gente nos comentários como foi o seu primeiro dia na academia e quais dicas te ajudaram! Vamos amar saber que contribuímos com você de alguma forma!

Acompanhe o blog da Epulari e fique por dentro das novidades fitness e dos últimos acontecimentos e tendências de moda, saúde e sustentabilidade. Continue se cuidando e até a próxima!  

post no blog escolha dores musculares

 

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