3 ideias de noites temáticas para acampamento evangélico!
Só quem participou de um acampamento sabe o quanto a aura do lugar é incrível, não é mesmo? Ainda mais se for para um retiro espiritual. E como todos sabem, é o momento que você deixa de lado toda a rotina e os pensamentos estressantes para ter uma ligação íntima com Deus. Imagine, todos os jovens em comunhão e ligados pelo mesmo propósito – é muito especial!
É interessante que a estadia seja repleta de atividades recreativas e eventos atrativos. Portanto, nós separamos algumas ideias de noites temáticas para acampamento evangélico. Assim, os jovens ficam mais interessados e envolvidos. Vamos conhecer?
1.Qual personagem bíblico eu sou?
Longe de ser uma idolatria ou tornar a Bíblia Sagrada um livro de ficção. Essa noite temática tem o objetivo de estimular os jovens a pensarem como eram os antigos profetas, os reis sábios e os discípulos.
A brincadeira consiste em não revelar de cara que é o personagem, entende?! Como se trata de uma noite para testar os conhecimentos bíblicos associativos sobre a personalidade e aparência de cada um, fica fácil entender a dinâmica.
Na verdade, é a oportunidade de dar vida a um nome. Cada um lê a bíblia, e como é de se esperar, tem a sua visão sobre a personagem em questão. Será que todos conseguem imaginar um Davi de gentil aspecto? Não, e mesmo se conseguisse, o que é gentil aspecto para uns, não é para outros.
É essa liberdade criativa que deve ser valorizada e, acima de tudo, a atividade instiga o desejo de conhecer a verdadeira face como ela é.
Então, já espere alguns jovens com cabelos compridos para remeter ao Sansão, uma barba branca longa para lembrar ao Abraão, cabelos ruivos fazendo referência à Davi, ou mesmo usando um cajado para referenciar Moisés. Isso para os rapazes.
Para as moças, as mulheres da bíblia não possuem adjetivos sobre seus aspectos tão definidos quanto os homens. Isso abre o leque de possibilidades para imaginar como as mulheres da época vestiam-se. A poderosa rainha de Sabá, a sábia rainha Ester, a viúva pobre, a mãe de Jesus. Será que alguém tem coragem de vestir-se como Jezabel ou Vastí?
Aproveite para ler o guia completo com tudo que precisa levar para um acampamento e já arrume a mochila com as roupas para essa noite incrível!
2. As mil e uma faces do mal
Bom, a sugestão anterior é para valorizar os personagens bíblicos. A nossa próxima sugestão é para evidenciar as diferentes formas do mal aparecer. Tudo isso usando as passagens bíblicas.
Dentro das igrejas a tendência é mostrar sempre o lado bom, ou seja, as bênçãos e as recompensas – se for firme e fiel até o fim. Porém, é extremamente relevante contar o outro lado da moeda.
Muitos pensam que o inimigo é fraco, mas é importante frisar que ele já foi um anjo dos céus, que conhece o funcionamento completo do lugar e que, agora, domina as forças do mal.
Engana-se quem pensa que ele irá aparecer com um rabo, chifres e tridentes – ele sabe que essa imagem é assustadora. O objetivo dele é atrair as pessoas para seu caminho, então, ele se molda no formato do ponto fraco do cristão. Geralmente, como uma oferta imperdível, formosa e vantajosa.
Pois, a noite tem o objetivo de mostrar a mil e uma faces do mal para abrir o discernimento de cada um. Dessa forma, todos conseguem aprimorar o seu reconhecimento e aprendem a ouvir a voz de Deus.
Para que seja uma noite dinâmica, peça para que os jovens contem as passagens onde o mal aparece. Ficou confusa? Calma, nós esclarecemos. A tentação de Jesus no deserto é o maior exemplo, pois o inimigo esperou o momento mais frágil para tentar enfraquecê-lo.
É uma noite com uma carga emocional muito grande, por isso a dinâmica precisa ser feita por um(a) mestre(a) de cerimônia cheio de sabedoria e com muita virtude.
Ao final da experiência, lembre-os de não menosprezar o inimigo, muito menos julgar quem caiu na armadilha dele – deixe essa difícil missão para Deus.
3. Uma noite no reino dos céus!
Após começar com uma noite alegre, passar pelo “vale da sombra da morte” é hora de conhecer a glória dos céus. Sendo assim, finalize com uma noite que coloca todo mundo bem pertinho da glória, o mais próximo que puder da virtude divina.
Uma dinâmica muito envolvente é sentar em círculo e pedir para que cada um conte como conheceu a graça. Se foi por um amigo, incentivo da família ou desejo próprio.
Peça para que cada um de seu testemunho da primeira vez dentro da igreja, se foi bem recebido ou não. Assim, todos aprendem como é importante ser receptivo.
Aproveitando que estarão todos reunidos. Prepare as comidas para o acampamento com muitos lanches gostosos. Alimente o corpo e a alma com delícias!
Outro testemunho muito válido para contar é sobre o momento que despertou a chama espiritual, aquele pensamento de “como eu vivi tanto tempo sem isso!”. São histórias que mostram o momento exato que perceberam como é gostoso ter o Espírito Santo dentro de nós.
Também peça para os jovens contarem um momento mais difícil de sua caminhada até o momento. A questão é: e se não teve nenhuma experiência tão intensa?
Nunca menospreze ou desvalorize a dificuldade do outro, para você parece que o obstáculo foi tão pequeno, mas a dor do outro só ele sabe. Portanto, evite fazer julgamentos, pois isso dá a impressão que aquele jovem é menos crente que os outros.
Uma forma muito sábia de comentar sobre a situação é dizer que cada batalha serve para um aprendizado personalizado, que lá na frente será a força motriz para vencer.
A noite tem o objetivo de mostrar que é importante estar preparado para todas as situações e se preparar como um soldado valente. Em outras palavras, esses testemunhos são para edificação da fé e evidenciar como vale a pena esperar que Deus haja na nossa vida. Afinal, ele é onisciente e conhece com exatidão o que não vemos – ele sempre sabe o que é melhor!
No final, peça para que cada um diga por que ainda segue esse caminho estreito, os motivos que ainda não o fizeram desistir. É por amor a Cristo, o desejo da vida eterna, enfim, o que faz o jovem querer ter Deus em sua vida. Você irá se surpreender com as respostas. Com isso, todos saem do acampamento com a força renovada e a alma cheia de virtude.
Pronto para as noites temáticas do acampamento? Aproveite para conhecer as roupas repelentes de insetos, assim você aproveita os momentos em comunhão com ainda mais conforto.
Até o próximo post!