Comidas para acampamento: lanches, almoço e jantar!
Ah, o acampamento, uma aventura em meio a natureza é tudo que precisa para renovar as energias, não é mesmo? E para ter uma experiência completa, é preciso levar as refeições e os lanches para que o corpo tenha energia. Então, vamos conferir as opções de comidas para acampamento?
O que comer na trilha até o acampamento? Conheça 5 opções!
Bom, antes de chegar ao local do acampamento é preciso fazer uma trilha, não é mesmo? E mesmo que tomemos café da manhã reforçado, sempre precisamos fazer uma boquinha no trajeto. Ainda mais se for uma trilha com dificuldade média ou alta – o gasto energético vai lá em cima e precisamos repor.
1. Sanduíches
O famoso sanduíche. Ele é perfeito para levar dentro da mochila, dá energia e não estraga no trajeto. Mas para que essa última qualidade seja válida não podemos passar recheios que estragam como maionese, molhos e geleias.
Há quem faça lanchinhos com patês de maionese, recomendamos que os leve apenas em dias frios, pois o calor do verão, e dentro da mochila, azeda o recheio e você perde o lanche. Faça o seguinte: para evitar perder a refeição em trilhas quentes, deixe qualquer alimento perecível para comer em casa.
Faça sanduíches com carboidratos, pois eles dão energia para completar o caminho até o acampamento. Aproveite para conferir as receitas fitness de lanches pré-treinos, eles são ótimas opções para levar na trilha. Faça marmitinhas!
2. Frutas secas
Outra belíssima opção são as frutas secas, pois elas não estragam rapidamente, são leves para carregar na mochila e não pesam no estômago. Confira algumas opções:
- Damasco;
- Tâmara;
- Uva-passa;
- Ameixa-preta.
3. Oleaginosas
Não se espante com esse nome diferente, é apenas a classificação das castanhas. Elas são muito boas para sustentação e são fontes de vitaminas. Aliás, elas promovem o bom funcionamento do organismo e dão muita energia. Separamos algumas opções para você escolher.
- Castanha-do-pará;
- Castanha de Caju;
- Avelã;
- Amendoim;
- Amêndoas;
- Nozes.
4. Barras de cereais e proteínas
A penúltima opção são as barras de cereais. Elas são muito bem vindas devido a sua facilidade para carregar na mochila, não estragam mesmo em temperaturas altíssimas – no máximo derrete um pouco, mas não perde sua potência energética e vitamínica.
5. Coma bananas para evitar câimbras
Este é o último conselho, mas acreditamos que seja mais importante do que todos os outros, afinal ter uma câimbra tira todo o conforto nas passadas e provoca muitas dores nas pernas. Por isso, coma bananas para evitar essa terrível dor.
Lembre-se: não descarte a casca da banana na natureza. Ela demora dois anos para se decompor, sem falar que pode interferir no ecossistema local. Ou pior, transmitir algum vírus ou bactéria fatal para os animais que ali vivem.
Chegamos ao acampamento, e agora, o que comer?
Bom, depois de uma trilha é necessário um descanso e uma boa refeição, concorda? Por isso, tenha locais próprios para cozinhar as comidas. Dê preferência para mini fogareiros e kits de cozinha para acampamento, assim não é preciso fazer uma fogueira.
Agora, vamos falar sobre as refeições. Confiras algumas opções:
- Purê de batata em pó;
- Arroz tipo uncle ben’s;
- Macarrão instantâneo;
- Cuscuz;
- Risoto pré pronto;
- Ovos cozidos;
- Linguiça calabresa;
- Atum em lata;
- Frango cozido desfiado;
- Batata doce cozida;
- Cogumelo desidratado;
- Tomate seco;
- Carne seca;
- Queijo ralado;
- Cream cheese;
- Bacon frito;
- Queijo polenguinho.
Outra grande ideia para levar na viagem é um pão de queijo fit, nós separamos 9 receitas deliciosas para você. Acesse para aprender como fazer e faça com antecedência, é um ótimo café da tarde.
Lembre-se de levar sachês para temperar:
- Sal;
- Pimenta;
- Açafrão;
- Alho em pó;
- Cebolinha;
- Salsinha;
- Orégano;
- Azeite.
Não esqueça de levar água para cozinhar os alimentos!
Permita-se conhecer a comida liofilizada
A comida liofilizada é na verdade uma comida normal só que desidratada – ela vem em pacotinhos iguais de macarrão instantâneo. Vale lembrar que a durabilidade desse alimento ultrapassa dois anos e são muito práticos para preparar. Inclusive são muito saborosas, parece comida de astronauta!
Alguns sabores:
- Strogonoff de Frango
- Frango desfiado;
- Spaghetti;
Sabia que você mesmo pode fazer comida liofilizada? Basta congelar e secar, e esse processo não usa produtos químicos nem conservantes.
Deu, até vontade de ir acampar não é mesmo!?
Acesse nosso site, e confira as peças com proteção UV50+ e com ação repelente. Modelos que certemente irão te ajudar curtir o seu camping!
https://www.useepulari.com.br/protecao-uv
Quero ver você de Epulari no acampamento heim! 🥰👏
Por último, a hidratação!
A água é o seu bem mais precioso em um acampamento, por isso leve no mínimo 2 L para cada dia que for ficar acampado. Não se esqueça que tem a ida, a permanência e a volta, seja generoso com seu corpo e hidrate-se.
- 2 L de água para você;
- Água para cocção dos alimentos;
- Água de coco;
- Suco natural;
- Isotônicos;
- Café em pó.
Cafezinho logo de manhã é perfeito para começar o dia bem!
Também é uma ótima ideia levar um purificador de água ou pastilhas de tratamento de água impuras, ambos são grandes auxiliares no processo de hidratação.
Bom, agora que chegamos ao fim do acampamento, é preciso voltar para casa. Você separou lanches para o retorno? As mesmas opções que demos no inícios são válidas aqui. Portanto, antes de realizar essa aventura, planeje-se!
Conte o período de ida, permanência e retorno, é melhor que sobre uma garrafinha de água ou um lanche intacto do que faltar comida bem no meio da viagem.
Não sei se você percebeu, mas a maioria das dicas de alimentação não desviam muito da dieta fitness, não é verdade? Então, acampar não é desculpa para sair da linha, é possível manter a alimentação saudável até no meio da natureza.
Agora, te convido a ler o guia completo para acampamentos, leia e conheça tudo o que precisa levar para garantir a sua segurança, higiene e conforto.
Vamos ao próximo post?!