Benefícios dos Esportes de Aventura? A Epulari Responde!
O tipo de pessoa que geralmente associamos à prática de esportes de aventura é aquela cuja personalidade ama desafios e não sente medo de correr riscos. Contudo, para muitas de nós, os esportes de aventura se tornam uma opção mais atraente para fugir do sedentarismo por se diferenciarem das demais atividades e ainda proporcionar inúmeros benefícios para o corpo e a mente!
Quer entender mais sobre o assunto? Confira a lista de benefícios da prática corporal de aventura que o blog Epulari selecionou para você! Ao término da leitura, verá como a escalada, o rappel, o mountain bike e diversas outras modalidades esportivas de ação aumentam a adrenalina no seu corpo e te ajudam a superar os próprios limites de um jeito incrível!
Vamos lá?
Quais os benefícios do esporte de aventura?
Seja em ambiente interno ou externo, os esportes radicais trazem benefícios nos mais diversos aspectos da saúde humana! O desafio imposto pelas condições da prática desse tipo de desporto vem se tornando o modo favorito de muita gente que deseja se manter ativa e equilibrar movimento, força e concentração enquanto está rodeada pela natureza.
Veja a seguir as principais vantagens que a prática corporal de aventura pode trazer para sua vida:
1) Ajuda a controlar a ansiedade
A endorfina que nosso corpo produz enquanto escalamos uma montanha ou fazemos trilha em cima de uma bike pode ser considerada o melhor neurotransmissor para acabar com os malefícios que o estresse causa em nosso organismo.
Como resultado, você se sente mais relaxada e inspirada para curtir seus dias com mais leveza e bom humor. Podemos considerar até que os esportes radicais estimulam nosso corpo a fazer o próprio remédio natural que mantém nossa saúde mental em dia, não é mesmo?
2) Estimula a autoconfiança
A prática corporal de aventura também poderia ser definida como uma superação constante dos limites do corpo e da mente! Afinal, não é nada fácil saber como treinar ao ar livre, lidando com todas as adversidades que aparecem no meio do caminho - e, muitas vezes, são inesperadas!
Por isso, quando conseguimos lidar com esses desafios, a adrenalina liberada em nosso organismo vem associada à melhora da autoestima. A autoconfiança vai lá no alto, uma vez que passamos a reconhecer nossa capacidade de vencer dificuldades durante a prática do esporte de aventura.
3) Melhora a força muscular
Dificilmente alguma atividade física radical deixará de usar algum músculo seu enquanto você desbrava esse tipo de desporto! No trekking, por exemplo, o exercício fortalece os grupos musculares das pernas e ainda serve como treino cardio por aumentar a sua resistência cardiovascular durante a caminhada em trilhas intensas!
4) Incentiva à prática de outras modalidades esportivas
Um dos pontos em comum entre praticantes experientes e iniciantes no universo dos esportes radicais é a necessidade de manter em dia o preparo físico. Tendo isso em mente, a maneira de assegurar que seu corpo não vai te deixar na mão durante a prática de uma atividade de risco é incluir outros exercícios físicos em seu treino regular, como musculação e exercícios funcionais.
Logo, é importante realizar atividades que ajudem a desenvolver flexibilidade, equilíbrio e força. Com treinos alternados, você perceberá uma performance melhor tanto no dia de praticar o seu esporte radical quanto na execução dos seus afazeres cotidianos em casa ou no trabalho, por exemplo!
5) Reduz o risco de doenças cardiovasculares
Quem se preocupa em controlar a pressão arterial, saiba que os esportes de aventura são seus aliados nessa batalha! Por abranger exercícios aeróbicos e anaeróbicos, as atividades físicas de muita adrenalina trazem como benefício ao seu coração a dilatação dos vasos sanguíneos.
Além disso, mantém os batimentos cardíacos em níveis considerados saudáveis pelos especialistas da saúde!
6) Exercita as aptidões sociais
As oportunidades de socialização que os esportes de aventura promovem são infinitas! Você tem a chance de se relacionar com outras amantes da adrenalina antes, durante ou após a realização do exercício.
Seja participando de um grupo voltado à prática do desporto, compartilhando momentos com parentes e amigos, ou até mesmo indo sozinha, você tem a chance de conhecer pessoas novas enquanto ajuda a puxar uma corda, dá/recebe orientações sobre trilhas desconhecidas ou divide o peso de carregar seu caiaque com alguém!
7) Desenvolve a paciência
Por envolver riscos de segurança, os esportes de aventura exigem toda a sua atenção! Junto com a habilidade de focar nos seus movimentos, a paciência é outro tipo de controle emocional fundamental para ter sucesso na sua experiência radical.
Dentre os benefícios que os treinos ao ar livre (outdoor) ou em lugares fechados (indoor) oferecem, este é um dos que mais fazem a diferença na hora de calcular boas estratégias para surfar uma onda, escalar uma montanha, saltar de paraquedas ou fazer qualquer outra atividade de aventura!
8) Amplia a capacidade de tomar decisões sob pressão
Ainda pensando no controle emocional que praticamos durante os exercícios de aventura, é muito válido adicionar nessa lista a habilidade de tomar decisões em momentos de pressão! Geralmente, não há tempo para fazer análises demoradas da situação, portanto, é preciso decidir de maneira rápida e prática quais serão as suas próximas atitudes para evitar possíveis acidentes com você e com as pessoas ao seu redor.
Esse tipo de aprendizado não fica isolado apenas na sua vida desportiva, pelo contrário! Muito do que se aprende durante os treinos físicos, nós levamos para as situações do dia a dia.
9) Conexão com a natureza
A maioria dos esportes radicais é feita em ambientes mais rústicos. Ou seja, você tem a oportunidade de entrar em contato com a natureza e descobrir as mais diversas belezas que o mundo nos oferece enquanto exercita seu corpo e limpa a mente de qualquer preocupação que te aflige!
Depois de todos esses benefícios, fica difícil resistir à vontade de experimentar um esporte de aventura, não é mesmo? E se você quiser se jogar com tudo nesse tipo de prática corporal, fique por dentro do que não pode faltar na hora de exercitar em ambientes com exposição à luz do sol!
Até lá!