10 benefícios de andar de bicicleta
Andar de bicicleta tem sido o lazer de muita gente, convenhamos, nada melhor do que unir os exercícios físicos com a diversão, não é mesmo? Pedalar não tem restrição de idade, te permite conhecer inúmeros locais e, acima de tudo, é benéfico para o corpo!
E por isso, te convidamos a conhecer os benefícios de andar de bicicleta. Com certeza, depois da leitura, você já vai pegar suas roupas fitness e pedalar bastante. Já te garanto que é viciante!
1. Emagrece
Se eu te contar que pedalar ajuda a emagrecer, você acredita? É uma atividade física com alta queima calórica, ainda mais se pedalar regularmente em trilhas de alta intensidade, longas distâncias e aliar a uma boa alimentação.
Dessa forma, não podemos começar por outro benefício a não ser por este, afinal, emagrecer é um dos principais objetivos de quem começa a praticar exercícios físicos – diminuir aqueles “pneuzinhos da barriga”.
Então, se quer acabar com aquela dobrinha que incomoda tanto na hora de vestir uma roupa mais justinha, coloque sua saia calça, passe um protetor e vamos pedalar!
Em seguida, confira mais 5 dicas para perder o culote, neste outro post abordamos exercícios diferentes do ciclismo!
2. Acelera o metabolismo
Complementando o benefício anterior, pedalar também acelera o metabolismo, por isso que emagrece. Colocar o seu corpo para funcionar mais rápido faz com que todos os sistemas também se aprimorem. Dessa forma, seu corpo aprende a trabalhar mais rápido, desde a digestão, absorção de nutrientes até a eliminação dos resíduos.
3. Aumenta a disposição
Isso não quer dizer que seu corpo ficará ligado no 220V, calma! Quando falamos que as pedaladas aumentam a disposição, quer dizer que as atividades corriqueiras da semana aparentam ser mais fáceis de concluir.
Realmente é mais fácil andar três quadras até a casa da amiga do que 10 km de trilha, concorda? É dessa disposição que falamos. De saber que seu corpo dá conta de realizar uma tarefa simples sem problemas e ainda com sobra de energia para demais atividades.
4. Fortalece os músculos
Outro grande benefício de pedalar é fortalecer a musculatura – isso é sem dúvidas um dos maiores benefícios!
O músculo é responsável pela movimentação corporal, te com eles fortalecidos é possível garantir maior estabilidade para sentar, levantar, andar, correr, ou seja, aumenta a mobilidade. Além disso, eles estabilizam os ossos e os protegem de impactos.
Outro ponto que vale ressaltar é seu auxílio no funcionamento das articulações, agindo diretamente na manutenção da circulação.
Sabendo disso, todas as vezes que as pernas estiverem doendo de tanto pedalar, lembre-se: os músculos estão se fortalecendo para ajudar seu corpo a funcionar melhor!
5. Melhora a circulação
Como era de se esperar, a circulação sanguínea também é beneficiada com as pedaladas, visto que o corpo aumenta o ritmo de movimentação. Com isso, o sistema circulatório tem que dar conta de oxigenar todos os músculos do corpo e manter funcionando todas as demais partes.
Por isso que ao colocar seu corpo em uma atividade física intensa, a respiração aumenta e ficamos ofegantes, é uma tentativa do corpo de captar mais oxigênio para entregá-lo ao sangue espalhar por todos os músculos que estão em esforço.
6. Previne doenças
Com a melhora da circulação, consequentemente, a chance de um AVC ou mesmo de uma diabetes são menores. Isso porque o ato de pedalar aumenta a ação da insulina, diminuindo os níveis de colesterol LDL, “ruim”, e aumenta a quantidade de HDL, o “bom”.
Inclusive, também evita a hipertensão, osteoporose e obesidade – se você já tem um deles, pedalar é uma ótima ajuda para reduzir ou estabilizar o quadro.
Outro ponto que não podemos deixar de falar é que pedalar é um exercício aeróbico,e estudos realizados por duas renomadas faculdades nacionais, Unifesp e Unesp, comprovam que as pedaladas em forma de exercício retarda a evolução do Alzheimer e do Parkinson.
7. Aumenta a resistência corporal
Não podemos deixar de falar que a resistência corporal aumenta, não é mesmo? Depois de alguns treinos, com certeza, os seus pulmões estarão mais fortes. É perceptível esse desenvolvimento, pois – com o tempo – o fôlego dura muito mais e aquela respiração ofegante já não é mais presente.
Quando isso acontece, é hora de aumentar a distância ou elevar a dificuldade da trilha. Nós sempre queremos evoluir, concorda? Tudo isso acontece graças a ação da estamina no corpo. Estamina é a motivação mental, é a capacidade de resistir, ter vigor e manter-se forte.
Se você quer saber mais sobre como aumentar a resistência corporal, leia o nosso post sobre o tema e melhore sua qualidade de vida.
8. Promove o bem-estar
Pedale para liberar endorfina e dopamina! Esses hormônios são liberados com a prática de exercícios físicos, e inclusive são responsáveis pela sensação de relaxamento e alívio após atividades intensas – é um tranquilizante natural!
Dessa forma, eles promovem a sensação de bem-estar e recompensa. É uma ótima opção para aliviar a tensão, o estresse e a ansiedade gerados pela rotina. Deu vontade de pedalar, não é mesmo?
9. Aprimora as habilidades cognitivas
Aqui, nós podemos abordar o cérebro como um todo, visto que pedalar aumenta a velocidade de trocas de informações no cérebro. Isso tem impacto positivo além do esporte, pois melhora as conexões cerebrais e aprimora as habilidades cognitivas.
Diversas habilidades cognitivas podem demonstrar evolução com a prática, algumas delas são: criatividade, percepção auditiva, memória, foco, funções executivas, raciocínio, aprendizagem, motivação, inteligência emocional, planejamento e linguagem. Tudo isso se desenvolve em maior ou menor grau com a prática de exercícios, neste caso, o ciclismo.
10. Desenvolve relacionamentos
Ande de bike em grupo. Existem muitas equipes atualmente que possuem um guia e trajetos pré-definidos por várias cidades do país, sendo assim, uma grande forma de manter-se motivada a fazer exercícios é entrando no espírito de equipe.
Geralmente, nos finais de semana os destinos são entre uma cidade e outra, até mesmo em serras e cachoeiras da região da sua cidade – já pensou naquele calor do verão tomar um banho de cachoeira depois de pedalar no Sol? É recompensante.
É uma oportunidade incrível de conhecer novos lugares, pontos turísticos e lugares imersos na natureza, e tudo isso acompanhada de novos amigos. Em equipe é possível ir mais longe!
Agora que chegamos ao fim do nosso post, te faço uma pergunta: pedalar vicia? Com todos esses benefícios corporais e psicológicos, seu corpo sempre vai pedir essa onda de dopamina e endorfina. Inclusive, todas as vezes que evoluímos, vemos os músculos aparecendo e a gordura sumindo, nós queremos mais e mais. Então, pedalar vicia? Sim, e muito!
Para que todas essas vantagens sejam ainda mais intensificadas, é só cuidar da alimentação. Sabendo disso, leia o guia do pós treino. Nós preparamos dicas essenciais para melhorar ainda mais a sua saúde.
Continue acompanhando a Epulari. Até o próximo post!