Atividade física na menopausa: benefícios para o dia a dia.
A menopausa é um processo natural do corpo feminino, onde a mulher deixa de menstruar. Nesse período é comum acontecer algumas mudanças, que podem afetar o físico e a mente.
Sendo assim, é preciso estar com saúde em dia, se cuidando ainda mais, e é claro que boa forma de fazer isso é praticando atividade física.
Existem muitos tabus sobre a prática de exercícios físicos em determinados momentos da vida da mulher. Porém, isso é mais um mito que foi criado para desincentivar a independência feminina.
Hoje em dia temos provas de como a prática de exercícios pode amenizar diversos incômodos e melhorar a nossa qualidade de vida.
É por isso que a atividade física pode ser uma grande aliada. Além de ser uma forma de introduzir hábitos mais saudáveis, não deixe de começar algo apenas por medo ou insegurança.
E se você tem dúvidas sobre o tema, nosso artigo está aqui para ajudar. Temos todas as informações necessárias e até mesmo algumas dicas, acompanhe a leitura e compartilhe com as amigas.
O que é a menopausa?
Vamos comentar sobre o que é de fato o processo da menopausa, para entender melhor sobre o assunto. A menopausa geralmente acontece entre 45 e 55 anos, é o marco do fim da fase reprodutiva da vida da mulher.
Ou seja, é quando ela esgotou o estoque de óvulos, que começam a ser liberados desde a puberdade.
A menopausa pode apresentar diversos sintomas, sendo que os mais comuns são fogachos, aquelas ondas de calor, insônia, palpitações, diminuição da libido e da capacidade de concentração, secura vaginal, que pode ocasionar dor ou desconforto nas relações sexuais e mal-estar geral.
Nesse período, a mulher deixa de produzir um hormônio feminino muito importante: o estrogênio, por isso, existe tantos sintomas. Além disso, a mulher precisa ficar ainda mais atenta em relação a saúde cardiovascular.
Antes da menopausa existe um período chamado de climatério, que significa “fase crítica”, pode ser considerado um momento delicado para as mulheres, ele começa por volta dos 40 anos e se estende até a pós-menopausa.
Essa fase é marcada por transformações físicas e emocionais, que ocorrem por conta do desequilíbrio na produção dos hormônios femininos pelos ovários.
O climatério traz sintomas parecidos com o da TPM, por muitas vezes são confundidos, porém tudo é mais acentuado e prolongado.
A sensação de inchaço no corpo e mamas, dores fortes de cabeça ou enxaquecas, as alterações de humor podem durar muito mais do que quinze dias. Sem contar que nesse período existe uma irregularidade nos ciclos e variação do fluxo menstrual.
Ou seja, é necessário observar os sinais do seu corpo para começar a cuidar de si mesmo. No próximo tópico vamos conhecer os benefícios de praticar atividade física na menopausa. Observe!
Benefícios da atividade física na menopausa
A prática de exercícios físicos é muito importante para a saúde, ainda mais nesse período. Venha conferir!
Melhora da saúde mental
As atividades físicas liberam os hormônios serotonina e endorfina, que são responsáveis pela sensação de bem-estar, vitalidade e satisfação. É por isso que após o treino você pode se sentir muito mais disposto e até mesmo alegre.
Essas sensações são importantes para as mulheres que estão na menopausa, pois nesse período as emoções podem ficar mais afloradas. É necessário criar hábitos que melhorem o seu bem-estar pessoal.
Fortalecimento dos ossos
A menopausa é o momento onde há uma queda brusca na produção de estrógeno, esse hormônio está ligado aos ossos e a prevenção da osteoporose.
Sem ele é preciso ter um cuidado maior, com isso os exercícios ajudam a retardar a perda óssea, reduzindo o risco de fraturas.
Prevenção de doenças
Além da questão dos ossos, a queda na produção do hormônio estrógeno também aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
Sabemos que o exercício físico pode ser uma boa maneira de prevenir diversas doenças crônicas, inclusive as cardiovasculares.
Evita ganho de peso
Seja durante, ou depois da menopausa, as mulheres tendem a perder massa muscular e acumular gordura abdominal.
Por isso, é normal ganhar peso nessa fase, porém, nem todas mulheres se sentem confortáveis com essa mudança no corpo, ainda mais somado a transformações de humor.
Sendo assim, a melhor forma de reverter esse quadro é praticando atividade física regularmente e alimentar de forma saudável, lembrando aqui que a alimentação é uma parte importante do processo.
Quais são os exercícios recomendados na menopausa?
Os exercícios aeróbicos são grandes aliados neste momento, por isso, invista em:
- Caminhada;
- Corrida;
- Natação;
- Ciclismo;
- Hidroginástica;
- Dança.
Além dessas atividades, o Pilates e musculação são ótimos aliados para treinos de equilíbrio e força. Se você busca por uma atividade que possa trazer mais tranquilidade pode apostar no Yoga.
Todos os exercícios descritos trazem vários benefícios para o seu corpo e a sua mente, além de ser uma forma de espairecer e quem sabe fazer amigas.
As atividades em grupo fazem muito bem para mente por permitir e aproximar esse contato social, é importante manter a nossa rede de relacionamentos.
Lembrando que não precisa se cobrar por um treino perfeito, o que vale é se sentir bem e cuidar da sua saúde.
Dicas para realizar a atividade física feminina
Tenha constância
Para deixar o corpo forte e acostumado é preciso realizar as atividades com frequência.
Respeite os seus limites
Não vale a pena se esforçar demais, então sempre pense nos limites do seu corpo.
Vista uma roupa confortável.
E claro que não poderia faltar uma peça fitness confortável para o seu treino, você encontra os melhores modelos na Epulari, são diversas blusas, croppeds, shorts-saias e muito mais.
Conclusão
A atividade física na menopausa deve ser levada muito a sério, pois faz bem para saúde. Lembre-se das nossas dicas para manter um treino de qualidade.