Receitas cetogênicas: como montar um cardápio diversificado
Uma dieta cetogênica é caracterizada pela diminuição total dos carboidratos na alimentação e é procurada por quem deseja perder peso ou quer cozinhar refeições fitness. Essa tarefa é difícil e precisa de muito foco, mas montar um cardápio diversificado pode te ajudar.
Aprender a fazer várias receitas cetogênicas como omeletes, lasanhas, entre outros é o segredo para sua experiência ser agradável e não ficar sempre nos mesmos preparos.
Continue acompanhando nosso conteúdo para aprender mais sobre essas receitas:
Diferenças entre dieta cetogênica e low carb
É muito comum confundir a dieta cetogênica com a low carb, mas elas possuem uma pequena diferença: a quantidade de carboidratos.
A dieta cetogênica surgiu ainda no século XX com o objetivo de tratar pacientes com crises convulsivas. Isso porque os carboidratos são responsáveis pela glicose do nosso sangue, e a restrição ajudava a diminuir essas crises. Como você já sabe, ela se caracteriza por um cardápio totalmente restrito de carboidratos.
Hoje em dia, os nutricionistas recomendam essa dieta aos seus pacientes que procuram a perda de peso rápida. Nesse caso, os alimentos com carboidratos são substituídos pelos que contêm gordura e proteína.
Na dieta low carb — baixo carboidrato, do inglês — como o próprio nome já diz, ela diminui o consumo, e não restringe completamente. Também é conhecida pela eficiência na perda de peso e para tratamentos contra a obesidade e diabetes.
Por isso, ambas as dietas têm objetivos similares, entretanto, a cetogênica é mais restritivas e recomendada para quem busca resultados rápidos. No primeiro momento, pode parecer impossível manter uma alimentação sem o consumo de carboidratos, mas, atualmente, existem várias receitas deliciosas, olha só:
5 Receitas cetogênicas deliciosas
Confira 5 receitas deliciosas e sem carboidratos para preparar na sua casa:
1. Omelete fácil
Uma opção de café da manhã para quem não tem muito tempo, mas precisa manter o foco da dieta cetogênica, são as omeletes. Elas são excelentes para começar bem o dia e super rápidas para preparar. Os ingredientes são:
- 2 ovos;
- Sal a gosto;
- 1 fatia Presunto;
- 1 fatia Queijo;
- Tempero verde a gosto;
- Caldo de galinha, se desejar.
Modo de preparo:
- Bata os ovos com o caldo de galinha com um garfo e despeje-o em uma frigideira untada com óleo ou manteiga;
- Acrescente o presunto, o queijo e o tempero verde e, quando estiver firme, vire-o para dourar os dois lados por igual.
Seu café da manhã está pronto!
2. Peixe assado ao molho branco
Uma opção para fazer no almoço e ainda continuar na dieta, o filé de peixe ao molho branco vai te surpreender. Para preparar, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- Uma posta de filé de peixe magro da sua preferência;
- Sal a gosto;
- 15g de manteiga;
- 15ml de azeite ou o óleo vegetal que preferir;
- 8 colheres de sopa de requeijão;
- Creme de leite;
- 50g de mussarela ou o queijo que preferir.
O modo de preparo é bem simples:
- Para temperar o peixe que escolheu, adicione o sal, a manteiga e os seus temperos favoritos;
- Depois, em um refratário untado com o azeite, asse-os por aproximadamente 20 minutos;
- Enquanto o peixe assa, adicione, em uma panela preferencialmente alta, o creme de leite, o requeijão e o queijo, levando ao fogo até atingir uma consistência cremosa. O tempo varia de acordo com a potência do seu fogão;
- Acrescente a mistura por cima do peixe assado e decore com queijo ralado.
Muito simples, não é mesmo? Essa receita é uma delícia e rende em torno de quatro porções, dependendo da quantidade de peixe utilizado.
3. Lasanha de abobrinha
Quem ama lasanha e não quer viver sem elas vai gostar dessa receita. Tradicionalmente, esse preparo de origem italiana possui muito carboidrato na massa, por isso selecionamos uma receita cetogênica perfeita, para ela você irá precisar de:
- 2 abobrinhas médias;
- 1 lata de extrato de tomate;
- Mussarela fatiada (aproximadamente 400g);
- 200g de creme de leite;
- Temperos de sua preferência;
- 500g de carne moída;
- 30 ml de óleo vegetal.
Modo de preparo:
- Lave as abobrinhas e corte-as em tiras finas. Salpique um pouco de sal e reserve por 40 minutos;
- Prepare a carne moída da forma que preferir, mas cuidado na hora de adicionar o extrato de tomate, pois alguns contém carboidratos. Se for possível, prepare um caseiro;
- Retire a água das abobrinhas e, em um refratário, intercale camadas de massa (abobrinha), molho e queijo.
- Leve ao forno de 15 a 20 minutos.
Prontinho! Uma receita simples, saudável e cetogênica!
4. Frango com quiabo
O frango com quiabo é ideal para fazer um jantar pratico e muito saboroso, seguindo a dieta cetogênica. Os ingredientes são:
- 500g de frango a passarinho;
- 15 ml de óleo de soja (ou azeite de oliva);
- Dente de alho (1 grande ou 2 médios);
- 200g de quiabo;
- Sal a gosto.
Para o fazer essa receita:
- Frite o frango como de costume;
- Depois de frito, reserve e, na mesma panela, adicione o quiabo junto com o alho e deixe refogar.
- Quando estiverem dourados, junte o frango novamente e deixe a panela tampada até que fiquem macios.
- Se quiser formar um caldo, adicione 240ml de água e mantenha no fogo por mais alguns minutos, para apurarr o sabor.
Essa não é a única receita fit com frango que temos no blog. Já demos dicas essenciais para as suas refeições com essa proteína deliciosa – não deixe de conferir.
Gostou das nossas receitas? Fazer dieta não precisa ser algo ruim, inclusive temos várias outras dicas de receitas fitness para seguir uma vida saudável e saborosa, aqui mesmo no nosso blog. Continue nos acompanhando para ficar por dentro de tudo e até a próxima!
