Conheça 3 receitas para um jantar fitness de baixa calorias
De todas as refeições diárias, o jantar light é o que mais gera dúvidas em quem é nova no universo fitness ou resolveu investir em refeições fit. Isso porque há diversos mitos que envolvem a última refeição do dia: afinal, ela deve ou não acontecer?
A resposta é: todas as refeições são essenciais não só para a nossa vida fitness, mas, também, para nossa saúde, independentemente de quais sejam os nossos objetivos: resistência, perda de peso, manutenção do tônus etc.
É verdade que uma dieta restritiva requer algumas adequações de cardápio, especialmente quando o assunto é emagrecimento – no entanto, isso não significa que ele não pode ser diversificado, saboroso e nutritivo!
Pensando nisso, o blog Epulari separou um maravilhoso cardápio de opções light para o seu jantar – assim, você finaliza o dia com uma refeição leve, completa e cheia de sabor! Acompanhe a leitura e descubra todos os sabores que preparamos, veja:
Gastronomia light: a importância de uma refeição balanceada
Há algum tempo, o termo “light” (leve, em inglês) passou a designar alimentos com quantidade reduzida de calorias, gorduras, açúcares – e, consequentemente, os alimentos light tornaram-se os queridinhos da mulher fitness ou que resolveram implementar uma dieta restritiva.
No entanto, é necessário pensarmos, antes de mais nada, na importância da alimentação para o nosso bem-estar físico e mental. Como você já sabe, os alimentos são nossa fonte de energia, nutrientes e, no geral, de vida.
Isso significa que a ingestão adequada de alimentos é a forma de garantirmos que o nosso corpo receba a energia e a suplementação adequadas não somente para os períodos de atividade física, mas, também, para o dia a dia!
Independentemente de ser uma refeição leve, é preciso certificar-se de estar consumindo todas as substâncias necessárias para manutenção do físico e da mente e, nos casos de dietas, evitar os extremos e apostar em um cardápio completo e balanceado.
Por isso, preparamos uma lista com algumas receitas com muito sabor, nutrientes e que são de comer sem culpa! Aproveite:
Tabule de quinoa
Iniciamos o menu com uma receita leve, refrescante e ideal para o jantar em dias quentes. O tabule, clássico da culinária árabe, foi adaptado, nessa versão, e o trigo substituído pela quinoa – rica em fibras, aminoácidos essenciais e antioxidantes.
Tudo isso, combinado com o tomate, pepino e ervas frescas, tornam a combinação light, agradável e muito saudável. Para preparar a receita, você precisa de:
-
2 xícaras (chá) de quinoa cozida e fria;
-
4 tomates sem sementes cortados em cubos;
-
1 pepino japonês cortado em cubos;
-
2 colheres (sopa) de azeite de oliva;
-
Salsa picada (a gosto);
-
Folhas de hortelã picadas (a gosto);
-
2 colheres (sopa) de suco de limão.
Modo de preparo
O preparo do tabule de quinoa é muito simples, basta misturar todos os ingredientes em um recipiente de vidro e deixar na geladeira alguns minutos antes de servir. O ideal é consumi-lo frio, mas você pode saboreá-lo em temperatura ambiente.
Talharim de abobrinha
Você sabia que 100 gramas de abobrinha possuem apenas 20 calorias? Isso sem falar que o vegetal possui propriedades anti-inflamatórias, é rico em vitamina C – que fortalece a imunidade – e ajuda a regular a pressão arterial e o nível de insulina no sangue.
Essa versão de talharim de abobrinha é uma ótima dica para quem procura um substituto para as massas tradicionais, ricas em amido e carboidratos. Trata-se de uma receita simples, fácil de fazer e muito saborosa, confira:
Ingredientes
-
3 abobrinhas médias;
-
2 tomates sem pele e sementes;
-
Azeite de oliva;
-
Sal e pimenta (a gosto);
-
Folhas de manjericão (a gosto).
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o azeite de oliva e os tomates, refogando-os até que estejam macios e desmanchando. Adicione o sal, a pimenta e deixe apurar por aproximadamente 10 minutos, até obter um molho rústico.
Enquanto isso, corte as abobrinhas de maneira semelhante a um fio de massa – a dica é cortá-las em lâminas no sentido do comprimento e depois dividi-las em fios menores; você também pode usar um ralador, para facilitar o processo.
Adicione o talharim de abobrinha no molho e cozinhe por aproximadamente 1 minuto e meio, até que os fios estejam al dente. Finalize com as folhas de manjericão e pronto! Caso queira adicionar um alimento proteico, nossa sugestão é o frango desfiado, para um extra de energia.
Aliás, temos um post inteiramente dedicado às melhores receitas fit com frango, não deixe de conferir!
Extra: sobremesa light!
Para finalizar o cardápio com chave de ouro, nada melhor que uma deliciosa sobremesa light para experimentar sem culpa! Para deixar tudo mais leve, o ideal é apostar em ingredientes lights, de baixa caloria ou até mesmo frutas.
Você pode investir em mousses de frutas, cremes com iogurte ou algo semelhante para finalizar bem a noite e energizar o corpo para o próximo dia. Olha só a receita de mousse light de limão com quatro ingredientes que preparamos para você:
-
2 unidades de limão;
-
1 lata de leite condensado light;
-
1 pote de iogurte natural desnatado;
-
Meio envelopes de gelatina em pó sem sabor.
O modo de preparo é bem intuitivo: hidratar a gelatina em duas colheres de água por 5 minutos, misturar o suco dos limões com os demais ingredientes, bater no liquidificador, distribuir em taças individuais ou em um refratário e levar à geladeira até endurecer!
Viu só como é fácil e saboroso implementar alimentos saudáveis e leves na dieta? Que tal, agora, conhecer algumas receitas fit para café da manhã e iniciar bem o dia? Acompanhe nossas atualizações de conteúdo e fique por dentro de todas as novidades!