Alimentos que dão energia no dia a dia para ter em casa!
Manter uma alimentação equilibrada é o primeiro passo na hora de garantir disposição ao longo do dia. Mas, quais são os alimentos que dão energia de verdade?
De fato, existem aqueles que têm nutrientes específicos que auxiliam no fornecimento dessa “força” constante entre as várias atividades cotidianas.
E ter essas opções em casa, sempre à mão, faz diferença na sua rotina. Então, conheça-as!
Esses 15 alimentos dão energia mesmo
Antes, considere que consideramos apenas os nutrientes e suas características, mas não as quantidades. Afinal, elas devem ser apropriadas e personalizadas a cada pessoa.
1 - Arroz integral
Uma excelente fonte de carboidratos complexos, ou seja, é absorvida lentamente pelo organismo, garantindo um fornecimento contínuo de energia.
É rico em fibras, auxiliando na digestão e no funcionamento adequado do intestino.
Seu consumo regular fornece vitaminas do complexo B, fundamentais no metabolismo energético e em dietas de ganho de massa muscular.
Versátil, vai bem com várias fontes de proteínas, visando as refeições equilibradas.
2 - Pão integral
Oferece uma combinação de fibras e carboidratos, sem causar picos glicêmicos na sua dieta. Contém vitaminas do complexo B, contribuindo no sistema nervoso.
É uma opção interessante para pessoas que têm “intestino preso”, já que ajuda na digestão e na saciedade por mais tempo. E isso evita que você sinta fome rapidamente.
Vale a pena lembrar que muitas pessoas evitam o pão integral por acharem que engorda. No entanto, são excelentes ideias de lanches rápidos em um café da manhã fitness!
3 - Feijão
Ótima fonte de proteínas e ferro, é fundamental no prato do brasileiro, você não acha? Sem contar que tem papel super relevante no transporte de oxigênio pelo sangue.
Quando combinado com o arroz integral, forma uma refeição altamente nutritiva.
Também possui uma quantidade relativamente boa de fibras, auxiliando na liberação gradual de energia e fortalecendo o sistema imunológico.
4 - Batatas
As batatas, principalmente inglesa e doce, são fontes naturais de carboidratos e potássio. Ou seja, ajudam na reposição de eletrólitos e dão aquele “up” rapidamente.
Tem fibras e podem ser consumidas de diversas formas: assadas, cozidas ou em purês, proporcionando uma refeição versátil e saborosa.
Quer saber uma curiosidade? Seu consumo antes dos treinos permite um melhor desempenho físico, geralmente.
5 - Beterraba
Rica em nitratos, melhora a circulação sanguínea e aumenta a resistência física. Seu consumo regular contribui em atividades diárias e esportivas.
O vegetal contém antioxidantes que combatem os radicais livres, reduzindo inflamações e promovendo a saúde cardiovascular. Seu suco é uma excelente opção de lanche pré-treino!
6 - Milho
Cereal rico em carboidratos e fibras, tem como ponto forte os antioxidantes que protegem as células contra o estresse oxidativo, beneficiando a saúde geral.
Esse alimento é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B e tem muitas variedades no consumo: cozido, em saladas ou na forma de farinha.
7 - Ovo
O ovo é uma excelente fonte de proteínas de alto valor biológico e gorduras saudáveis, necessárias na produção de energia.
Também contém colina, um nutriente que auxilia na função cerebral e na concentração.
Por ser altamente nutritivo, pode ser consumido várias vezes ao longo do dia. Seu consumo regular contribui na recuperação muscular.
8 - Açaí puro
Temos aqui um superalimento energético, rico em gorduras boas e antioxidantes.
Ele fornece força de forma duradoura, sendo uma ótima opção aos participantes de atividades físicas ou quando se precisa de mais disposição ao longo do dia.
Quando ingerido sem açúcares, torna-se uma das melhores ideias de pré-treino!
9 - Banana
Uma das frutas mais consumidas no mundo, é rica em potássio e carboidratos naturais, ajudando até mesmo na prevenção de cãibras musculares.
Prática e saudável em lanches rápidos, proporciona saciedade e disposição.
Além disso, é composto por triptofano, um aminoácido que auxilia na produção de serotonina, melhorando o humor.
10 - Maçã
Contém frutose, um tipo de açúcar natural que fornece energia de forma gradual. Tem fibras, promovendo uma digestão lenta e prolongando a sensação de saciedade.
Outra vantagem vem dos antioxidantes, que combatem o envelhecimento celular. Seu consumo diário aumenta a imunidade das pessoas.
11 - Uva
Ricas em antioxidantes e açúcares naturais, são excelentes agentes na circulação sanguínea, favorecendo o funcionamento do cérebro e do corpo.
Sem contar que possui resveratrol, um composto que auxilia na saúde cardiovascular.
12 - Manga
Fruta tropical cheia de vitaminas e carboidratos que fornecem energia e fortalecem o sistema imunológico.
A sua alta concentração de fibras também contribui para um metabolismo equilibrado.
Entre suas várias formas de ingestão, no Brasil, representa uma alternativa refrescante e nutritiva para o dia a dia.
13 - Iogurte natural
O iogurte natural contém proteínas e probióticos, portanto, são indicados quando se quer melhorar a digestão e a absorção de nutrientes que dão disposição.
É uma interessante fonte de cálcio e outros minerais importantes na saúde óssea.
O consumo regular auxilia no equilíbrio da flora intestinal, melhorando a absorção de vitaminas. Pode ser combinado com frutas e aveia em um café da manhã saudável.
Aliás, as vitaminas de frutas proteicas são tendência no mundo todo. Temos um blog que ensina como fazer usando iogurte natural, banana, mamão e aveia, leia aqui.
14 - Aveia
A aveia é um dos melhores alimentos para fornecer energia duradoura, pois contém carboidratos complexos e fibras solúveis.
Ela contribui, ainda, na saúde cardiovascular, reduzindo os níveis de colesterol ruim.
15 - Chocolate amargo
Fonte de cafeína e antioxidantes, atua no foco e na disposição. Isso faz com que seja opção inteligente aos esportistas.
Tem teobromina, um composto que auxilia na sensação de bem-estar.
Quando consumido com moderação, pode ser um ótimo aliado em momentos de cansaço. Suas propriedades o tornam um ótimo pré-treino na nutrição focada em atividades físicas.
Treine com a roupa certa, também!
Além de manter uma alimentação equilibrada, sabia que escolher a roupa adequada para praticar atividades físicas faz toda a diferença?
Alguns materiais tecnológicos atuam na regulação da temperatura corporal, proporcionando conforto e melhor desempenho nos exercícios.
Sem contar que usar roupas adequadas previne assaduras e melhora a circulação sanguínea. Isso permite uma melhor recuperação muscular posterior!
Na busca pelos melhores resultados, conheça a loja virtual Epulari e tenha um guarda-roupa à altura do seu objetivo fitness, seja qual for!