Perigos da pressão estética: confira como manter-se saudável
Atualmente estamos cercados de influências que podem causar impactos positivos, ou negativos. Querer uma rotina saudável e mudar alguns hábitos vale a pena para alcançar mais qualidade de vida.
Porém, é necessário saber traçar os limites para não cair nos perigos da pressão estética, que infelizmente está cada vez mais presente no dia a dia.
O avanço das redes sociais trouxe muitas facilidades para o cotidiano, mas também aumentou a cultura da comparação e da pressão estética.
Algumas redes sociais fornecem diversos tipos de filtros para as fotos e a maioria deles muda as feições das pessoas, podem alterar o formato do nariz, reduzir rugas, levantar o olhar e entre outras alterações.
Com isso muitas pessoas, especialmente as mulheres, se sentem pressionadas a fazerem invenções cirúrgicas.
Inclusive, a maioria das influenciadoras já fizeram diversas cirurgias plásticas, isso também impacta na autoestima das seguidoras.
Dito isso, é preciso entender como manter uma rotina saudável sem ceder aos perigos da pressão estética.
Para ajudar nesse processo o nosso artigo traz informações imperdíveis e algumas dicas, continue a leitura e aproveite!
Influência do padrão de beleza na pressão estética
Antes de mais nada precisamos entender como funciona a pressão estética.
Em todas as décadas sempre houve um padrão de beleza que era desejado pelas mulheres e muitas vezes difundido pela mídia da época.
Entretanto, com o passar do tempo esse padrão se tornou cada vez mais inalcançável.
Os anos 2000, por exemplo, foram marcados pelo culto à magreza extrema, o que levou muitas mulheres, especialmente adolescentes a adotarem uma dieta sem nutrientes e geralmente baseada em apenas um alimento.
Inclusive, muitas pessoas divulgam dietas completamente inadequadas pela internet com promessas falsas.
Ao consumir mídias, como revistas e redes sociais que apenas mostram mulheres com corpos padrões, que geralmente são modificados por editores de foto, as pessoas começam a se comparar e buscar tais modelos.
Esse padrão de beleza é inexistente até mesmo para as mulheres consideradas dentro dele. Pois sempre está surgindo novas “necessidades”.
Por exemplo, antigamente a lipoaspiração, intervenção cirúrgica que reduz a gordura de uma parte do corpo, era o procedimento mais procurado, hoje em dia, já temos a lipo lad.
O Brasil cultiva essa cultura dos procedimentos estéticos, são realizados mais de 1,5 milhão por ano. Este país tem um recorde de cirurgias plásticas entre os jovens.
Ou seja, nunca será suficiente, a influência desse padrão de beleza inalcançável contribui para os perigos da pressão estética.
Inclusive, vamos abordar mais sobre o assunto no próximo tópico, não deixe de conferir.
Perigos da pressão estética
A pressão estética é responsável por diversos distúrbios, como a distorção da imagem, onde a pessoa se enxerga muito diferente do que realmente é.
Geralmente, nesses casos as mulheres se veem com quilos a mais e imperfeições que não existem.
Essa busca pelo corpo perfeito, pela beleza padrão, acaba incentivando as intervenções cirúrgicas, as dietas mirabolantes e até mesmo o uso de medicamentos para emagrecer.
Realizar cirurgias para o bem-estar, se alimentar de forma saudável e com um acompanhamento profissional são coisas normais, o problema é quando tudo isso se torna uma obsessão.
A pressão estética leva algumas mulheres a realizarem procedimentos cirúrgicos sem as devidas informações, isso pode trazer inúmeros problemas de saúde.
Infelizmente, muitas pessoas lucram com esse mecanismo sem ter a menor responsabilidade.
Por isso os perigos da pressão estética são reais, podem causar depressão, crises de ansiedade e pânico, além de contribuir com a distorção de imagem.
Uma dieta baseada apenas em um alimento traz um risco sério para a saúde física, nem sempre um corpo super magro é um corpo saudável.
Para entender melhor como ter uma uma vida saudável sem cair nos perigos da pressão estética, confira o próximo bloco.
Como manter uma visão saudável da sua aparência física
Depois das informações acima é possível perceber que a pressão estética é um perigo eminente na sociedade, atrelado com os padrões de beleza, cada vez mais mulheres se sentem insatisfeitas consigo mesmas.
Querer emagrecer, ou mudar o corpo, é algo natural, ainda mais se a mudança trazer algum benefício à sua saúde, porém a busca para se encaixar em padrões é nociva.
Observe algumas formas de manter uma rotina saudável!
Faça exercícios físicos pela saúde
Os exercícios físicos fazem bem para a saúde do corpo e da mente. Treinar regularmente pode prevenir doenças crônicas, como diabetes.
Além disso, a prática de exercícios é responsável pela liberação da serotonina e endorfina, hormônios ligados a sensação de prazer e bem-estar, sendo assim é normal sentir um pico de vitalidade após se exercitar.
É importante ter em mente que os exercícios são necessários para uma boa qualidade de vida, sem pressão é possível cuidar do corpo e da mente.
Tenha uma rotina agradável
É importante manter uma rotina, com horários e momentos de descanso.
O cérebro se adapta melhor quando é programado, por isso com uma rotina você pode se sentir mais produtiva e disposta no seu dia a dia.
Se alimente bem
A alimentação é uma parte muito importante para a saúde.
A dica é ter uma dieta balanceada, com nutrientes, proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis, tudo em uma quantidade certa.
Procure profissionais na área da saúde
O acompanhamento médico é importante para definir tudo o que seu corpo precisa.
Além disso, vale a pena consultar o nutricionista para entender qual a melhor dieta para o seu caso.
Encontre um hobby
Hobbies são perfeitos para distrair a mente e até mesmo recarregar as energias, a dica é buscar algo fora do celular, que tal começar a pintar quadros, panos de prato, ou até mesmo escrever? A leitura também é ótima para esses momentos.
Pratique o amor próprio
Encontrar o amor próprio é uma jornada longa, mas tem sua recompensa. Por isso, é importante cultivar esse sentimento e entender a dimensão do seu valor.
Cuide da saúde mental
A saúde mental é a base para ter uma rotina saudável, por isso não tenha medo de procurar ajuda especializada.
Busque conteúdos leves nas redes sociais
Outra dica importante, se os conteúdos das redes sociais estiverem afetando a sua visão sobre si mesmo, comece a filtrá-los.
Existem muitas influenciadoras que estão a frente do movimento body positive e que tentam mostrar a realidade sem filtros, são conteúdos que podem ajudar nesse processo.
Dica bônus: conte com a Epulari!
A Epulari é uma marca de roupas fitness que acredita no potencial das mulheres, a força feminina é capaz de transformar o mundo.
Por isso a marca apoia todas as mulheres e ainda investe em peças confortáveis e perfeitas para qualquer desafio. Conte com a Epulari e cultive o amor próprio.
Conclusão
Com todas essas informações é possível perceber os malefícios e perigos da pressão estética. Por isso é importante criar uma rotina saudável e entender os limites.