Parcele em até 10x sem juros.
No Boleto é Mais Barato!
Envio Imediato para todo o Brasil.
1° TROCA GRÁTIS*.
Seu carrinho está vazio

Clique aqui e compre agora!

Como acabar com o inchaço com hábitos fáceis!

10/07/2020 Saúde comentarios
90 visualizações
Imagem do autor Cristielly Avanci
Cristielly Avanci
Redator da Epulari

A retenção excessiva de líquidos é um problema que atinge grande parte da população e pode trazer incômodos que vão bem além da estética. Você com certeza já deve ter sentido aquele peso estranho pelo corpo, mãos e pés sensíveis e avermelhados, sensação de pele esticada, letargia e desânimo para as práticas físicas. Isso é inchaço!

As razões para o inchaço são muitas e podem estar bem “escondidas” no seu dia a dia, em forma de hábitos pouco saudáveis que vamos levando sem perceber. Má alimentação, hidratação inadequada e sedentarismo são alguns deles. Com a correria com a qual já estamos acostumadas fica difícil cuidar de todos esses aspectos. 

Está procurando por dicas fáceis para transformar sua relação com o inchaço? Fique conosco e conheça os hábitos positivos que não só te ajudam a perder algumas medidas, mas com certeza te farão sentir bem melhor consigo mesma. Bora conferir:

Afinal, o que é o inchaço?

O primeiro passo para acabar com o inchaço é entender como e porque ele ocorre – assim, a gente pode entender melhor nossas funções corporais, aplicando as ações mais eficazes para facilitar o funcionamento do organismo. O caminho mais eficiente é abordar o inchaço sem mitos ou receitinhas milagrosas! 

Na linguagem técnica, a retenção anormal de líquidos é chamada de edema. Ocorre quando existe uma anormalidade ou atraso na eliminação de líquidos pelo corpo, ação realizada pelo sistema excretor (através da urina) ou pela transpiração. Nesses momentos, uma quantidade excessiva de líquidos passa da corrente sanguínea para o tecido subcutâneo.    

Uma série de eventos e condições podem causar retenção de líquidos. Uma das mais comuns é a alteração hormonal que ocorre durante a gravidez ou no início do ciclo menstrual. A ingestão de alguns medicamentos, o sedentarismo, a permanência em uma única posição por muitas horas e a manifestação de certas doenças também provocam inchaço.

post no blog o que e o inchaco

 

O que devo fazer no dia a dia para não reter líquidos?

Como acabamos de ver, já sabemos que os edemas tem tudo a ver com a circulação, a hidratação e a alimentação. Ou seja: nossos hábitos precisam estar focados nesses pilares. Agora, vamos para a parte prática. Anote as dicas e comece a aplicar hoje!

post no blog o que devo fazer no dia a dia para nao reter liquidos

 

Hidrate-se adequadamente

Sim! Para que seu corpo consiga eliminar os líquidos de maneira saudável você precisa manter a hidratação em dia. Lembre-se que nossa biologia é naturalmente inclinada à acumulação de recursos de sobrevivência, e a água é o mais importante.

Quando você toma menos água que o necessário, o organismo entende que esse recurso é escasso e começa a “atrapalhar” a excreção normal pela urina ou transpiração. Ofereça ao seu corpo toda a água que ele precisa para funcionar com tranquilidade, transportando nutrientes com eficiência e garantindo um metabolismo acelerado. 

E vale ressaltar que, para se hidratar de fato, nada substitui a água! Os chás e sucos podem te ajudar a manter sua ingestão de líquidos mais interessante, mas prefira sempre as versões não adoçadas.  

post no blog hidrate se adequadamente

 

Tome cuidado com os alimentos industrializados

Depois da desidratação, os maiores vilões do inchaço são o sódio e os carboidratos refinados, dois dos elementos mais abundantes em alimentos industrializados. Como você provavelmente já sabe, o corpo tenta diluir as altas doses de sal retendo mais e mais líquidos.

E cuidado: até os alimentos industrializados que parecem inocentes possuem quantidades altas de sódio, adicionadas para funcionar como conservante. Na dúvida, prefira sempre alimentos frescos, preparados em casa.   

post no blog tome cuidado com os alimentos industrializados

 

Mexa o corpo!

Exercícios físicos regulares – em especial os aeróbicos – são muito eficientes no combate a retenção de líquidos. Eles são responsáveis por dois eventos bastante importantes: a melhora na circulação sanguínea, com o fortalecimento da capacidade cardiovascular, e a aceleração do metabolismo, que fica mais ágil e mais ativo, ajudando a expelir os líquidos de maneira mais regulada.

Os efeitos são sentidos logo nas primeiras práticas, e o melhor é que quanto mais se faz, mais fácil e prazeroso fica! Quer algumas dicas para começar? Confira o post “Treine com comodidade com esses 4 exercícios para fazer em casa”.   

post no blog mexa o corpo

 

Ingira fibras

Estudos mostram que o funcionamento inadequado do sistema digestivo também interfere na retenção de líquidos. Para regular as atividades lá embaixo, vale a pena ingerir fibras em abundância, em especial as hidrossolúveis. Esse nutriente está presente em alimentos como aveia, lentilha, soja e laranja. 

post no blog ingira fibras

 

Considere usar peças de alta compressão

Quem experiencia um inchaço mais intenso pode se beneficiar bastante das peças feitas para oferecer maior sustentação à pele e facilitar a circulação sanguínea. E não pense as roupas de alta compressão precisam ser feias, com cara de “meia medicinal”. Na nossa loja, por exemplo, temos uma categoria inteira com produtos compressores feitos em designs modernos, ideais para malhar ou usar no dia a dia.  

A compressão que a roupa provoca sobre a pele é uniforme e confortável, na medida certa para auxiliar o trabalho dos vasos sanguíneos sem machucar. Essa pressão ajuda a expelir o líquido acumulado no tecido subcutâneo, acelerando o desaparecimento do inchaço.

Acha que essa dica faz sentido para o seu dia a dia e suas necessidades circulatórias? Então confira nosso post exclusivo que discute tudo sobre as peças com a tecnologia compressora: “Alta compressão: conheça os benefícios desse tecido”. Vale a pena a leitura, e já adiantamos que os benefícios vão além do combate ao edema!

Vai colocar as dicas em prática? Conta pra gente nos comentários como é sua relação com seu corpo e como está sendo sua experiência com a retenção de líquidos. As suas contribuições ajudam a fazer esse espaço crescer, e por aqui a gente adora uma troca saudável de informações e experiências. Participe!

Para não perder nada, fique ligada nos novos posts do nosso blog, que são atualizados semanalmente. Quer mais conteúdo sobre o universo Epulari? Siga a página da loja no Instagram. Por lá a gente mostra as novidades mais esperadas da loja, depoimentos de clientes, dicas rápidas e mais. 

Até o próximo post! 

post no blog considere usar pecas de alta compressao

Comentários
Cadastre-se e receba novidades do blog
Buscar Post