Aprenda como lavar suas roupas de academia para elas durarem muito mais!
A gente acaba pegando muito carinho por algumas das nossas roupas de academia, aí não queremos nunca que elas estraguem, mas por serem feitas de uma maneira diferente, elas também exigem um cuidado diferente, e saber como lavar roupa de academia da maneira correta vai garantir muitos mais treinos com suas peças favoritas, é só ficar atenta com as dicas que trouxemos!
Os cuidados especiais que as roupas de academia exigem
Diferente das roupas tradicionais, que são produzidas em algodão e com componentes como linho, acrílico ou peças em tecido de viscose, as roupas para academia precisam ter uma composição diferenciada para garantir a proteção física contra vibrações que geram microlesões, dar conforto térmico, compressão sobre os músculos, proteção UV contra o sol... tudo isso enquanto oferecem a maior liberdade de movimento possível ao corpo.
Para manter esse equilíbrio, diferentes tipos de tecidos são utilizados na composição dessas peças, especialmente a poliamida e o poliéster, que garantem leveza e resistência, e o elastano, que preserva a elasticidade da peça.
Para que esses tecidos desempenhem todas essas funções, a trama deles é mais complexa, e se ele for muito esticado e submetido às condições normais que colocamos as roupas do dia a dia, aí eles vão perder sua função…
Como lavar roupa de academia
“Mas, afinal, como é que devo lavar minha roupa de academia?”, você deve estar pensando. Bem, que tal começarmos por como NÃO lavar ela?
- Nunca use água quente. O calor danifica o elastano das suas roupas e deixa elas sem flexibilidade, e o excesso de calor da máquina lava e seca pode fazer elas encolherem.
- Roupas de academia não precisam de amaciante. Elas praticamente não usam algodão ou linho. O amaciante pode acabar ficando “preso” no tecido e dificultando a respirabilidade das peças, que é um dos motivos pelo qual escolhemos T-shirts com tecido especial para ir à academia ao invés das peças comuns em algodão, não é?
- Evite componentes químicos em geral, o ideal é usar sabão neutro.
- Evite a máquina de lavar, o ideal é lavar suas peças à mão. A máquina vai fazer muito movimento mas não vai ser capaz de fazer o sabão penetrar o suficiente na malha.
- Evite centrifugar ou torcer as roupas de academia, o ideal para remover a água é espremê-las, assim você não estressa a elasticidade da peça.
- Se não puder lavar logo após usar as roupas, deixe elas “respirando” em um ambiente arejado. Não deixe as peças na bolsa ou junto de outras roupas sujas, pois as bactérias podem se proliferar.
Apesar de muitas roupas de academia serem ótimas em dispersar o suor e evitar o acúmulo de bactérias e odores, roupas comuns do dia a dia podem acabar sendo contaminadas com mais facilidade. Lembre-se que você geralmente usa a roupa de academia em ambientes públicos, fechados, frequentados por muitas pessoas. Essas medidas são especialmente importantes para evitar a proliferação de vírus.
Como tirar cheiro de suor de roupa de academia
A maneira mais prática de como tirar cheiro de suor de roupa de academia é, antes de lavá-la, fazer uma mistura de água e vinagre. Com em média ½ xícara de vinagre para cada 5 litros de água. Esprema bem as roupas para que a mistura penetre e deixe por em torno de meia hora.
Mas atenção: use água fria e o único vinagre recomendado é o de álcool, aquele incolor e sem cheiro.
Passo a passo para lavar suas peças de academia:
1 - Procure lavar a peça à mão. Se não for possível, use o ciclo de roupas delicadas da lavadora, e de preferência, coloque as peças em um saco de lavagem.
Geralmente não existe problema em misturar peças coloridas e pretas com tecidos de poliamida e poliéster mas, na dúvida, lave separadas as peças pretas e coloridas.
O ideal é sempre seguir as recomendações na etiqueta da peça.
Se for lavar à mão, nada melhor que o bom e velho sabão neutro. Faça uma boa pressão para o sabão penetrar no tecido, mas sem esticar. O ideal é espalhar o sabão e ir espremendo a peça.
2- Se partes como as axilas estiverem começando a endurecer, salpique um pouco de bicarbonato de sódio e esfregue bem a região. Repita algumas vezes esse processo.
3 -Ao lavar short saia ou camisetas que contenham estampas ou detalhes, o ideal é virar as peças do avesso para a lavagem, seja à mão ou na máquina de lavar.
4 - Jamais seque suas roupas fitness ao sol. Como dissemos, o calor estraga as fibras e a elasticidade das peças. Seque elas sempre à sombra. As que foram lavadas do avesso devem ser secadas ao avesso, também.
Seguindo essas recomendações, temos certeza de que você vai curtir suas roupas favoritas com todas as suas funcionalidades por muito mais tempo! Com a Epulari você conhece as melhores peças para se exercitar e se sentir incrível, e em nosso blog acompanha tudo sobre vida fitness, moda, nutrição e muito mais!