Vai fazer exercícios ao ar livre? Não esqueça do protetor solar!
Fazer exercícios ao ar livre é uma ótima maneira de se exercitar e de criar uma conexão com a natureza, muitas pessoas preferem caminhar em um parque do fazer uma esteira na academia.
E o exercício ao ar livre é super recomendado, mas é preciso tomar alguns cuidados a mais, como por exemplo, o uso regular de protetor solar.
O protetor solar é um produto capaz de criar uma camada de proteção contra os raios UV, que faz parte da radiação emitida pelo sol.
É completamente prejudicial para a pele, pode ocasionar manchas, queimaduras solares, envelhecimento precoce e aumento do risco de câncer de pele. Ou seja, se proteger é a única alternativa.
As queimaduras solares são desconfortáveis, podem causar dor, incômodo e claro tem a questão estética em segundo plano, em alguns casos pode surgir bolhas. Tudo isso é evitado com o uso correto do praotetor solar.
Ao ter uma rotina frequente com o protetor solar é possível manter a pele com aparência jovem e saudável.
Isso também faz parte do autocuidado, então, não basta apenas treinar, é necessário cuidar do corpo inteiro.
Para entender tudo sobre o uso do protetor solar, basta continuar a leitura e aproveitar!
Como escolher o protetor solar adequado?
É claro que precisamos começar pela maior dúvida das pessoas sobre o protetor solar, que é como escolher o melhor produto.
A escolha deve ser determinada pelo seu tipo de pele e pelo FPS, essa sigla significa: Fator de Proteção Solar.
É um indicativo de quantas vezes mais a pessoa poderá ficar exposta ao sol sem ocasionar eritema, aquela coloração avermelhada da pele.
Por exemplo, um protetor solar com o FPS 15 é capaz de proteger a pele por um tempo 15 vezes maior do que se ela estivesse exposta ao sol sem nenhum produto.
Então, sempre cheque o FPS do protetor solar e para os momentos com maior exposição solar, como por exemplo, na praia ou piscina, sempre opte por produtos com FPS acima de 30.
Outro conceito importante é o PPD, que significa "Persistent Pigment Darkening", responsável por medir o bronzeamento que a sua pele sofre após a exposição ao raio Ultravioleta A (UVA).
A concentração do PPD é feita através de cruzes (+), um filtro solar de qualidade deve ter 3 cruzes (+++).
Além dessas regrinhas importantes, a tonalidade da pele também pode influenciar na sua escolha, pois alguns tons tem uma maior incidência do impacto do sol.
Mas lembrando que todas as peles precisam de protetor solar! Para peles muito claras é recomendado um protetor solar com FPS 50, as tonalidades levemente mais escuras podem optar por um FPS 40.
Já as pessoas negras podem escolher um protetor com o FPS 30. Porém, é sempre importante verificar as suas necessidades e se quiser entrar em contato com um dermatologista.
Na hora de escolher o protetor solar para praticar exercícios ao ar livre, opte sempre por produtos que sejam resistentes à água, especialmente durante atividades que envolvam suor ou contato com a água.
No próximo bloco vamos entender como aplicar o produto corretamente. Acompanhe!
Dicas para a aplicação correta
É indicado aplicar o protetor solar cerca de 30 minutos antes de iniciar o exercício para garantir a absorção adequada.
Além disso, o produto deve ser reaplicado a cada duas horas ou após suar intensamente.
E nada de preguiça, o protetor deve ser aplicado em todas as áreas do corpo que podem estar desprotegidas. Isso inclui, pescoço, nuca, parte de trás da perna, etc.
No rosto é indicado aplicar três dedos de protetor, pode parecer uma quantidade exagerada, mas é necessário para a proteção. Use o dedo indicador, o médio e o anelar como base.
Agora, para o pescoço é possível usar o equivalente a uma colher de chá, essa mesma medida pode ser utilizada na hora de passar o protetor no colo. Não se esqueça da parte de trás do tronco.
Para os braços e as pernas use a medida de até duas colheres de chá, mas lembre-se de dar atenção para a região que fica atrás das pernas, por exemplo, é normal esquecer lugares que não estamos vendo.
Nas regiões mais sensíveis, é importante ter alguns acessórios que podem ajudar, como boné e óculos de sol.
Além do protetor solar, é importante ter roupas que também tenham o fator de proteção contra a radiação UV.
Ainda mais para os treinos ao ar livre, vamos mostrar alguns exemplos disso no tópico abaixo, confira!
Roupas com proteção UV
As roupas com proteção UV contam com uma tecnologia especial que não permite a passagem das radiações solares para a pele.
Com isso é uma forma de se manter ainda mais protegida, porém, o protetor é indissolúvel.
É possível encontrar diversos modelos de roupas com proteção UV, como por exemplo, blusas de manga longa, maiôs, leggings e até mesmo croppeds.
Essas peças foram criadas para serem úteis no dia a dia e também bonitas.
A proteção solar inserida no tecido age como um escudo contra os raios ultravioletas. Impedindo que a frequência liberada pela radiação cause danos à saúde.
O processo acontece de forma fácil e eficaz, pois as roupas são produzidas com fibras tecnológicas de dióxido de titânio, que são submetidas a um banho químico, onde entram em contato com o aditivo de fotoproteção.
É assim que se tornam mais potentes para poder bloquear os raios ultravioletas.
Os modelos de peças da Epulari contam com o fator de proteção UV50+, é indicado para quem quer realizar atividades ao ar livre, pois as roupas também são leves e permitem os movimentos.
É necessário lembrar que o protetor solar deve ser utilizado até mesmo nos dias nublados.
Conclusão
Agora você já sabe tudo sobre o protetor solar e também conhece uma nova aliada, que são as roupas com proteção UV. Não deixe de conferir o nosso estoque!