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Conheça exercícios de baixo impacto para emagrecer

13/08/2020 Exercícios Físicos comentarios
404 visualizações
Imagem do autor Cristielly Avanci
Cristielly Avanci
Redator da Epulari

Ter algum tipo de comprometimento ortopédico não precisa ser um impedimento para que você pratique exercícios no seu dia a dia para manter a musculatura sempre ok, perder uns quilinhos e ainda cuidar do bem-estar. Preparamos uma lista de exercícios de baixo impacto para você poder cuidar do corpo sem comprometer suas articulações.

O que são os exercícios de baixo impacto? Veja aqui!

Uma grande parte dos exercícios médios do dia a dia possuem um nível significativo de impacto físico sobre as juntas e articulações do corpo. Basta imaginar o impacto constante de uma corrida, o conjunto mobilizado em uma flexão ou abdominal. 

Grande parte das atividades oferecem um atrito biomecânico que possui níveis toleráveis para corpo, mesmo causando cansaço e até ocasionais inflamações, não geram um efeito cumulativo significativo de estresse sobre as juntas, ligamentos e ossos.

Acontece que muitas pessoas possuem sensibilidade biomecânica, seja por motivos de trauma físico, de fragilidade por causas patológicas ou deficitária ou simplesmente sintam grandes desconfortos em atividades com grande impacto.

Muitas pessoas costumam associar aos problemas ortopédicos uma impossibilidade na atividade física, e logo uma tendência a não se conseguir manter ou perder peso, o que não é verdadeiro: o tipo mais propícios de exercícios com baixo impacto, isto é, que não oferecem grande estresse às juntas, ligamentos e ossos, são justamente os de natureza cardiorrespiratória, os chamados exercícios aeróbicos.

post no blog os exercicios aerobicos e seus beneficios

 

Os exercícios aeróbicos e seus benefícios

Os exercícios aeróbicos são bastante recomendados para pessoas que se recuperam de traumas biomecânicos, pois podem ser praticados em diferentes níveis de intensidade, de acordo com os limites de cada pessoa.

Ao promover um esforço rítmico acima de uma determinada quantidade média de tempo em condições ambientais adequadas, você acaba aumentando o nível cardiorrespiratório de seu corpo, aumentando a função metabólica de maneira considerável, e como efeito deste conjunto de mobilizações, você queima gordura com mais facilidade, graças ao nível avançado do metabolismo, além de treinar sua capacidade respiratória e circulatória para operar em intensidades maiores.

Alguns benefícios dos exercícios aeróbicos:

diminui os riscos de doenças graves e males súbitos comumente ligados a problemas do sistema cardiorespiratório e degenerativos;

oferece um contrabalanço à limitação de oxigenação dos tecidos, ajudando a retardar o envelhecimento do corpo;

libera endorfinas, hormônios importantes na sensação de bem-estar;

Mais do que as endorfinas, a descarga de hormônios dessa natureza também ajudam a informar o sistema nervoso central sobre o ciclo de seu corpo, incentivando também na produção de melatonina algum tempo depois dos exercícios, que é a principal responsável pela qualidade do sono;

com sono regular e mais bem-estar, também se está menos suscetível aos males da ansiedade, da insônia e da depressão.

post no blog o que sao os exercicios de baixo impacto veja aqui

 

Conheça os principais exercícios aeróbicos de baixo impacto

Preparamos uma lista bastante variada de exercícios acessíveis e agradáveis para todos os tipos de pessoas e interesses, mas vale lembrar que uma série de atividades rítmicas prolongadas podem ser consideradas aeróbicas, o ponto é que estas variam na intensidade, mas até uma boa lavada no quintal ou dançar podem ter efeitos aeróbicos, de acordo com a intensidade e quantidade de tempo empreendido.

Caminhada

Um exercício muito simples, porém altamente funcional. Vale lembrar que existe uma diferença entre caminhar como necessidade fisiológica e o caminhar como um exercício coordenado, rítmico e prolongado.

O mais interessante da caminhada é que ela costuma ser praticada ao ar livre, o que também agrega muito à sensação de bem-estar, pode ser praticada com companhia e até se concentrando em outras atividades, como ouvir podcasts, música e pensar sobre outros temas.

Mantenha um ritmo leve pois, apesar de a caminhada não ser considerada de alto impacto, a corrida já é. Então perceba a diferença entre estes e fique atenta caso esteja com sobrepeso considerável, próximo à obesidade, em certos níveis de intensidade, a caminhada pode não ser recomendada para todos os perfis.

post no blog caminhada

 

Natação

A pressão aquática modifica muito da física média nos exercícios, de forma que você consegue atingir níveis extremos de atividade física sem causar o menor impacto em sua coluna.

Certamente a natação é uma das melhores opções para a recuperação de traumas físicos e expansão da capacidade cardiorespiratória.

post no blog natacao

 

Pilates

O pilates é uma atividade muito indicada para cuidar justamente da parte que rege a consciência da respiração e da postura, e pode ser completamente customizado de acordo com as principais necessidades de quem o pratica, podendo ser coordenada junto de outras técnicas que regem a concentração, respiração e relaxamento, como a yoga e a meditação.

post no blog pilates

 

Spinning

Pedalar definitivamente é uma das atividades mais agradáveis, mas em certas circunstâncias, pode acabar tendo um nível de impacto relativo sobre pessoas com sensibilidades e desgastes nas articulações.

Mas, você não precisa abrir mão de pedalar; as bicicletas spinning são opções ideais, que oferecem mais segurança, um controle maior do ambiente, que favorece os exercício aeróbicos e, se aumentar a intensidade e diminuir os descansos, se atinge o nível anaeróbico do exercício, onde há uma queima causada pela intensidade, oferecendo o famoso efeito de after-burning, que continua a consumir calorias mesmo após o fim do exercício.

post no blog spinning

 

Hidroginástica

Dentro da água também, a hidroginástica oferece exercícios mais coordenados e que podem variar na intensidade sem perder em qualidade, podendo ser estendidos por mais tempo e praticados em grupo. Ideal para praticar com as amigas, sem pressa e com muito bem-estar.

post no blog hidro

 

Dicas extras para complementar os exercícios aeróbicos de baixo impacto

O segredo dos exercícios aeróbicos é a regularidade. É importante manter um ritmo de prática, de forma que você se mantém aumentando a capacidade cardiorespiratória, treinando seu corpo para estar cada vez mais suscetível aos benefícios dos exercícios.

Busque sempre se preparar com equipamento adequado, com roupas de ginástica e malha absorvente, para controlar a temperatura corpórea e ter boa elasticidade.

Alie aos exercícios aeróbicos uma alimentação regrada e regular, além de ter boas horas de sono. A soma de tudo isso complementa os benefícios um do outro.

Gostou das nossas dicas de atividades de baixo impacto para emagrecer?

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