Um guia sobre tecidos e como usá-los corretamente: confira!
Escolher uma peça de roupa envolve muitos fatores, mas um dos maiores (se não o maior!) é o tipo de tecido. Para esclarecer essa importância, veja se você reconhece a seguinte situação:
Você compra uma peça aparentemente linda pela internet, mas quando ela chega na sua casa, você percebe que a realidade é diferente – o tecido é fraco, transparente ou tem um caimento ruim. Provavelmente a decepção é grande quando você descobre que nunca conseguirá usar essa peça, só pelo tecido de má qualidade.
Para evitar esse tipo de acontecimento, hoje, no blog Epulari, vamos garantir que você não passe por esse desapontamento. Aprenda aqui sobre tipos de tecido de roupa, suas características e formulação, para estar sempre informada na hora de comprar uma nova peça.
Tipos de tecidos e suas características
Cada tipo de tecido pode ser usado para diferentes ocasiões – há opções para academia, para looks mais chiques, para dias quentes e dias frios. Eles podem ser divididos em 3 categorias: naturais, artificiais e sintéticos.
Tecidos naturais
São feitos a partir de fibras naturais, de origem vegetal ou animal. A durabilidade, o conforto e a sofisticação visual são alguns de seus benefícios.
Contudo, essas fibras também têm defeitos: se não forem produzidas e extraídas de maneira ecológica, demandam muitos recursos – apenas uma camiseta de algodão, por exemplo,consome quase 2 quilos de combustíveis fósseis e quase 3 mil litros de água.
Além disso, os pesticidas usados nas plantações podem infiltrar e contaminar tanto os lençóis freáticos quanto o próprio tecido, o que afeta o consumidor. Ou seja, apesar de serem fibras naturais, podem não ser tão sustentáveis e ecológicas. Veja os tipos mais conhecidos:
Algodão
O algodão é, de longe, a fibra mais utilizada na indústria têxtil – o que é justificado pela sua resistência e alta qualidade. São tecidos excelentes para dias mais quentes, já que o algodão absorve bem a umidade e recolhe o suor do corpo. Os tecidos feitos de algodão são versáteis e podem ser coloridos.
Os defeitos das fibras de algodão, por sua vez, são que amassam facilmente e que podem encolher com as lavagens.
Lã
A lã é uma fibra grossa feita do pelo de ovelhas. Tem os mesmos benefícios do algodão, mas é bem mais quentinha e fornece isolamento térmico, sendo reservada para climas frios. Amassa bem menos do que o algodão, mas tem o mesmo potencial de encolher com o uso.
Tecidos artificiais
Os tecidos artificiais contém fibras produzidas em laboratório, mas a partir de materiais naturais como a celulose de árvores e plantas. Os cachos das bananeiras, por exemplo, produzem um tipo de seda!
São tecidos ecologicamente corretos e biodegradáveis, mas muito resistentes. Também são fresquinhos, leves e absorvem umidade – com preços bem mais acessíveis que os tecidos naturais! Os mais comuns são a viscose, o acetato e o Modal, que apresentam as desvantagens de amassar facilmente e de juntar aquelas “bolinhas”.
Tecidos sintéticos
Há muita variação entre os tipos desses tecidos originados do petróleo, mas é um consenso que eles são fáceis de lidar: não ficam amassados e secam bem rápido. Os seus pontos negativos são que podem ser pouco respiráveis, juntam bolinhas e se desgastam facilmente.
Como dito, existem muitas variações e diferenças entre os tecidos sintéticos. Veja os principais tipos:
Poliéster
É uma fibra feita de recursos do petróleo que geram um plástico. O poliéster tem qualidades como reter bem o calor e tornar o toque da peça macio; geralmente é usado em conjunto com outras fibras (tanto as naturais quanto as artificiais ou outras sintéticas), apenas para adicionar elasticidade e diminuir o aspecto amassado. Também torna as roupas muito mais duráveis.
Elastano
O elastano (ou Spandex) é, como o nome sugere, extremamente elástico. Assim como o poliéster, é utilizado como acréscimo a tecidos de fibras naturais, como o algodão. Ele oferece confortabilidade e gera tecidos muito resistentes.
Poliamida
O conforto promovido pela poliamida é comparado com o do algodão – é uma fibra muito elástica, que te deixa livre e à vontade. As camisetas com essas fibras absorvem bem o suor e secam rápido.
A poliamida é excelente para roupas esportivas ou de academia, pois ela se modela perfeitamente ao corpo e não bloqueia a transpiração. Além disso, costuma ser acessível e fácil de encontrar.
Outra vantagem incrível desse tipo de tecido é que ele é muito versátil e está sempre passando por inovações, como a nova tecnologia de proteção solar UV50 +. A Epulari já conta com essa tecnologia em nossas peças, que é essencial para praticantes de esporte e amantes do ar livre.
As camisetas, saias e calças Epulari também garantem proteção contra o cloro, o sal da água do mar, além de contarem com um design lindo e seguro.
Gostou de aprender sobre os diferentes tipos de tecido de roupa? Continue acompanhando o blog Epulari para mais dicas de moda e roupas! Até a próxima!