Benefícios do treinamento funcional e suas variações.
O objetivo pode até variar: emagrecimento, definição muscular ou a busca por um estilo de vida mais saudável. Em todos os casos, o treinamento funcional surge como opção!
Continue lendo e descubra os principais detalhes deste tipo de treino: do conceito aos benefícios. E, no fim, acesse as melhores dicas para potencializar os resultados!
O que é um treinamento funcional?
Se você ainda não conhece esse tipo de treino, saiba que é uma modalidade bastante flexível e, por isso, adaptável aos objetivos de cada praticante.
Inclusive, é uma ideia indicada no caso das mulheres que não curtem musculação!
Tem algo que é bastante único no treinamento funcional: a execução de movimentos comuns no dia a dia. Ou seja, ele simula ações como:
- Agachar;
- Andar;
- Abaixar;
- Subir escadas;
- Levantar coisas.
Aqui está uma das primeiras vantagens: auxiliam as pessoas na realização de tarefas cotidianas com segurança, agilidade e eficiência.
Só que além de “imitar” as ações diárias, o treino funcional tem outro ponto característico: trabalham várias áreas do corpo ao mesmo tempo, tipo full body.
Quem pode fazer treinamento funcional?
Com as explicações acima, agora ficou mais fácil entender porque o treinamento funcional é super indicado a diversos grupos de pessoas, não é?
Antes de começar, porém, tenha informações sobre as suas próprias condições:
- Como está a sua saúde física hoje?
- Qual é o seu nível de experiência?
- O que pretende alcançar com os treinos?
A partir das respostas é possível personalizar o treino funcional, atendendo necessidades, anseios e históricos de saúde individuais das pessoas. Isso permite os melhores resultados!
Quais são os tipos de treinamentos funcionais?
Os tipos de treinos funcionais variam conforme metodologias, uso de acessórios e equipamentos, objetivos dos praticantes, definição das sequências, etc.
Entre as opções, considere:
- Usando o peso do próprio corpo;
- Com acessórios (cordas, mini band, bolas);
- A partir de equipamentos e halteres.
Mesmo após essas escolhas, há outras variáveis:
- Alternando as transições de exercícios;
- Criando uma memória corporal;
- Aplicando a capacidade de adaptação.
Em outro blog, tem até uma sequência de um treino funcional perfeito: elevação de quadril, abdominal, rotação de tronco com elástico e agachamento com bola kettlebell.
Qual é o objetivo do treinamento funcional?
Cada pessoa pode ter um objetivo ao iniciar os treinos funcionais: da perda de peso ao ganho de força. Mas, é interessante notar que sempre se alcançam variáveis comuns:
- Desenvolvimento da força muscular;
- Aumento da resistência física e respiratória;
- Ganho na flexibilidade e mobilidade do corpo;
- Melhora na coordenação e equilíbrio corporal.
E isso, obviamente, contribui nos desafios do dia a dia, melhorando a qualidade de vida.
Os principais benefícios do treinamento funcional para a saúde
Quer saber por que escolher praticar treinamento funcional? Devido aos benefícios, essa atividade física é completa.
Aumenta a capacidade cardiorrespiratória
Ainda que personalizado aos vários níveis de experiência, esses exercícios aumentam a frequência cardíaca e a capacidade respiratória, tornando o coração mais saudável.
Ajuda no processo de emagrecimento
A queima de calorias é o principal impulsionador da perda de peso no treinamento funcional. Ao trabalhar com vários músculos, eleva a frequência cardíaca e o gasto calórico.
Diminui os sintomas da depressão
Sendo uma atividade física, reduz sintomas de estresse e ansiedade, sendo colaborativa com a prevenção à depressão. Além de gerar a sensação de bem-estar.
Fortalece os músculos e a resistência deles
Já falamos muito sobre o fato de trabalharmos vários músculos juntos, não é? Obviamente, isso aumenta a força e a resistência deles.
Melhora a postura e o alinhamento do corpo
A região do core (abdômen e lombar) é fundamental na postura. Assim, com adaptações nessa área, há prevenção de dores nas costas e melhor alinhamento do corpo.
Por que o treino funcional emagrece?
Acima, vimos um pouco disso, mas é legal explicar em detalhes.
O treino funcional trabalha vários grupos musculares em um mesmo exercício ou dia. Consequentemente, essa característica promove um maior gasto calórico no corpo.
Sem contar que aumenta o metabolismo basal, ou seja, a quantidade de calorias que o corpo queima em repouso. Então, ela é interessante até mesmo quando não há treino!
Não entendeu? Pense em uma linha de raciocínio assim:
- Vários músculos trabalhando ao mesmo tempo;
- Necessidade do corpo de usar mais energia;
- Então, mais energia gasta é igual maior gasto calórico;
- Isso indica a perda de peso.
E aí vem a segunda explicação:
- Com esse treino, o corpo fica “acelerado”;
- Então, continua gastando energia mesmo em repouso.
Incrível, não é? Por isso, essa opção é bastante interessante na vida de quem quer perder peso com as atividades físicas!
As melhores dicas para potencializar o treino funcional
Com essa leitura, está claro que o treinamento funcional é excelente por ser adaptável às pessoas e seus objetivos, por exemplo, o emagrecimento e o ganho de força.
Entretanto, saiba que exercícios, séries e intensidades podem ser otimizados, potencializando os resultados alcançados ao longo do tempo. Como? Veja abaixo!
Hidratação
Essa é uma dica que une alimentação com atividade física. A hidratação é a reposição da a água necessária que o corpo precisa no seu funcionamento.
O ideal é se hidratar antes, durante e após os treinos mais intensos.
Alimentação
Falando apenas dos alimentos, recomenda-se uma dieta equilibrada, o que envolve nutrientes fundamentais no fornecimento de energia durante os exercícios.
Aquecimento
Cada treino é único. Porém, cada exercício pode despertar os músculos de forma violenta, ocasionando lesões. O ideal é aquecer justamente visando esse “acordar” suavemente.
Roupas
Outra dica que faz todo sentido tem a ver com as roupas fitness! Elas devem ser confortáveis, permitindo a flexibilidade nos movimentos. E podem ser elegantes, também!
Conte com a Epulari e faça treinos funcionais confortáveis
Optar pelas roupas de treino é bom por vários motivos. Mas, no caso dos treinamentos funcionais, ainda mais porque garante segurança nos movimentos e melhor desempenho.
Com os tecidos respiráveis, há absorção do suor e manutenção de uma pele saudável. Então, nada de desconforto causado pela umidade.
Além disso, são peças elásticas: elastano, poliéster, poliamida e Emana Plus. O que acaba possibilitando mobilidade, flexibilidade e a execução perfeita dos movimentos corporais.
Por fim, permite que as mulheres treinem com elegância, sem perder a essência feminina. Esse fato gera confiança e motivação em cada um dos rounds!
Logo, concluímos que as roupas fitness devem ser:
- Confortáveis;
- Flexíveis;
- Elegantes!
Agora, se a sua dúvida é sobre onde comprar roupas de treinos na internet, a Epulari é a melhor resposta! Uma loja virtual especializada nesse tipo de vestuário!
Da mesma forma que personalizar os treinamentos é interessante no bom desempenho dos exercícios, comprar peças de qualidade contribui nesses resultados.
Então, não fique mais dúvida: roupa fitness é Epulari!