Oclusão Vascular
Se você leva uma vida fitness e pratica exercícios físicos sabe que todo movimento exige uma técnica correta, afinal, a cadência, a angulação, a carga e a respiração influenciam diretamente no desenvolvimento muscular.
Agora, nós temos uma pergunta para os atletas: vocês já ouviram falar na técnica de oclusão vascular?
Esta técnica também é conhecida como “Kaatsu Training” , foi desenvolvida pelo fisiculturista e cientista Yoshiaki Sato com o objetivo de potencializar as capacidade físicas e a recuperação muscular.
Como é um método totalmente adaptável ao tipo de exercício praticado e a capacidade de quem o executa, ele ganhou adeptos no mundo inteiro.
Claro que nós não deixaremos você ficar de fora. Então, se tem interesse em aumentar seu desempenho nos treinos com a oclusão vascular, continue lendo.
O que é oclusão vascular?
A oclusão vascular é o ato de bloquear o fluxo sanguíneo de forma momentânea, a fim de promover a hipertrofia muscular.
Esse bloqueio aumenta a resistência, a flexibilidade, a força e a potência dos músculos, sendo essa uma maneira muito eficiente de hipertrofiar.
Além disso, podemos afirmar que é uma forma avançada de isquemia, já que, assim como na técnica, acontece uma diminuição na irrigação sanguínea, só que ela acontece apenas no músculo principal - o agonista.
Agora, o método Kaatsu Training suspende esse fluxo natural do sangue nos agonistas e nos músculos auxiliares, também chamados de sinergistas.
Aliás, a técnica também traz bons resultados até mesmo quando a carga é pequena e em exercícios de baixo impacto, já que com menor carga sobre os tendões e as articulações, você consegue focar no desenvolvimento muscular através da oclusão.
Uma sugestão é usar esta técnica durante a caminhada, claro que com parcimônia para não bloquear totalmente o fluxo sanguíneo e prejudicar a musculatura.
Reafirmamos que o método é funcional para inúmeros praticantes, contudo, antes de começar a usa-lo, confirme com o seu personal trainer se este modelo é aplicável nos seus treinos e em seu corpo.
Isso porque, pessoas com histórico de doenças cardíacas, varizes, trombose ou hipertensão não podem realizar o bloqueio do fluxo sanguíneo, bem como as mulheres grávidas.
Sendo assim, procure ajuda de um profissional para avaliar a sua necessidade e personalizar os exercícios conforme seu objetivo, só então peça para ele colocar os equipamentos corretos no seu corpo para fazer a oclusão vascular.
Como aplicar durante os treinos?
A técnica de oclusão vascular pode ser aplicada de duas maneiras: com equipamentos, principalmente, o manguito e sem equipamentos através da isometria.
Se executadas corretamente, ambas as formas são capazes de promover um resultado bem bacana de hipertrofia.
E para resultados ainda mais rápidos, faça uma dieta para ganho de massa magra, assim você consegue agilizar o processo.
Apenas uma ressalva, não faça blocos de exercícios seguidos com oclusão vascular, deixe seu corpo se recuperar da fadiga - pelo menos - por cinco minutos.
Porém isso não quer dizer para você ficar parado na academia todo esse tempo, apenas intercale com outros exercícios e não perca o ritmo.
Oclusão vascular com equipamentos
A oclusão pode ser feita usando elásticos e garrotes, porém o melhor é o manguito que tem o manômetro.
Isso porque o equipamento é desenvolvido especialmente para essa finalidade, sendo assim ele não interfere na mobilidade, garante conforto e adapta-se ao corpo do atleta.
Além do mais, com ele é possível aferir a pressão - com exatidão - durante o treino, onde a mesma pode sofrer variação entre 100 e 250 mmHG.
Em torno disso, existe um protocolo que o profissional aplica de acordo com o seu tipo físico, desempenho e musculatura.
Por isso, tenha um profissional capacitado para acompanhá-lo durante o treino e adequar a técnica ao seu biotipo.
Pois, além de todos os pormenores que existem no protocolo, o manguito tem a posição correta para ser colocado, ele precisa estar posicionado onde oclui o sangue venoso em vez do arterial.
O ponto correto de oclusão nas pernas é na região da coxa, por exemplo, já nos braços é o mais próximo da axila.
Outro ponto que vale ressaltar: algumas pessoas não suportam o treinamento com oclusão vascular, uma vez que a técnica promove uma fadiga muscular extrema, e é normal sentir um cansaço maior do que normal.
Existem alguns efeitos colaterais comuns desse tipo de treino, como a dor localizada, dormência e até formigamento na região.
Mas não insista em um treinamento que está prejudicando a sua saúde, acompanhe sempre com um profissional seu desempenho e capacidade dentro da técnica!
Oclusão vascular sem equipamentos
Uma das formas de aplicar o Kaatsu Training é com isometria, uma das melhores maneiras de desenvolver e fortalecer a musculatura, afinal, você estabiliza o movimento no momento com de maior tensão por 20 segundos e depois continua o exercício.
Para ficar mais fácil de entender, veja como executar uma série de leg press com a técnica.
1. Arrume o leg press da maneira que você sempre faz, com o ângulo correto da coluna e pés posicionados no alto da plataforma, porém coloque uma carga mediana;
2. Depois que já estiver posicionado corretamente, comece o movimento;
3. Então, desça a plataforma o máximo que você conseguir e suba até o momento onde exigir mais força do músculo. Geralmente é no momento que quebra a paralela - o famoso 90º.
4. Quando chegar neste momento tenso, permaneça por 20 segundos em isometria;
5. Após concluir a isometria, faça entre 7 e 9 repetições com a amplitude máxima que você conseguir.
6. Descanse entre 40 segundos e 1 minuto;
7. Repita novamente a série.
Sendo assim, aplique no dia a dia com parcimônia. Se você normalmente faz 3 séries de 12 com 100 kg, pelo menos na primeira vez diminua para 80 kg e a faça isometria, apenas para sentir como o seu corpo vai responder a fadiga.
Depois que concluir a primeira série, analise seu rendimento. Se você não aguentou fazer 7 repetições, diminua a carga. Agora, se chegou em 9 repetições muito fácil ou até mesmo fez mais, aumente.
Essa técnica pode ser adaptada para qualquer exercício, tanto de membros inferiores como superiores, porém não faça todos os dias para que seu músculo tenha tempo de recuperar - a quantidade ideal é de duas a três vezes na semana.
Se você tiver alguma dúvida técnica quanto à oclusão vascular, confira o artigo científico publicado pelo Brazilian Journal of Health onde os pesquisadores trataram com profundidade e de forma científica a recuperação muscular através do treinamento com oclusão vascular.
Agora você já conhece a técnica usada por atletas em seus treinos, vamos hipertrofiar?