O manual Epulari para o homem fitness
Entre as mulheres, a busca por exercícios físicos, alimentação balanceada e cuidados com a saúde é muitas vezes maior que no caso dos homens. O homem fitness ainda é uma criatura rara, e por isso, na postagem de hoje vamos trazer uma série de dicas para inspirar de uma vez por todas um novo estilo de vida!
O que é um homem fitness?
Acredite! Quando dizemos que o homem fitness é raro, é porque consideramos que o conceito de “fitness” vai muito além de puxar ferro repetitivamente na academia e ter uma alimentação que abusa de uma variedade pequena de alimentos para gerar hipertrofia.
Acreditamos que ser fitness é ter uma harmonia, uma busca por equilíbrio que cuida não só do corpo, mas também da mente, de como nos sentimos com nós mesmas, o que vai muito além da mera aparência física: é sobre como nos sentimos praticando, cuidando da alimentação, aprendendo, fazendo amizades. É sobre bem viver.
Mas parece que entre os homens obter esse equilíbrio é um pouco mais difícil; homens costumam ser muito competitivos e se sentem constrangidos ao frequentar a academia ou grupos de exercícios, ou são teimosos e acham que não precisam tomar cuidados essenciais, sem se dar conta de que são os homens os líderes nas estáticas mais tristes sobre doenças evitáveis através de cuidados que uma vida fitness pode proporcionar.
Outra vezes, quando aceita se cuidar, o homem fica ansioso e às vezes frustrado com a falta de resultados imediatos. Nesses casos, costuma desistir ou acaba apelando para métodos que podem não fazer bem para sua saúde.
Afinal, como começar com qualidade na academia e se tornar um genuíno homem fitness?
Começando o projeto homem fitness – O que você precisa saber?
O mais importante para começar é definir muito bem o porque de ter iniciado esse projeto. Algum motivo sempre existe, e é importante você mentalizar isso com muito carinho. Podemos argumentar que praticar exercícios, comer adequadamente e cuidar da saúde são necessidades básicas, mas aquele objetivo especial precisa existir, para sempre que pensar em desistir, poder lembrar dele; seja chegar em um peso adequado, ganhar resistência muscular, participar de um campeonato, melhorar a auto estima, tudo é válido desde que seja genuíno.
Defina o lugar para treinar
Na academia é mais fácil manter o ritmo; todo mundo ao seu redor vai estar fazendo a mesma coisa, é um lugar específico para se exercitar. Isso pode ajudar a não acabar pulando suas sessões.
Mas de casa você também pode ter sessões muito produtivas! Com um par de halteres, um colchonete e pesos de tornozelo você pode ir longe. Nós temos um post especial sobre treinar em casa aqui no blog que pode trazer uma série de ideias. Algumas pessoas não têm a mesma disposição para ir até a academia, especialmente em cidades muito grandes, tendo filhos, trabalhando em horários alternativos…
Comece acompanhado e determinado
O importante é começar. Se for até a academia, pode ser natural se sentir intimidado no início, especialmente porque muitas pessoas lá levam os exercícios muito a sério, mas com o tempo você vai perceber que cada um está bastante focado em si, lutando a própria luta, assim como você – e pode ser que muitos também estejam se sentindo meio deslocados. Essas podem ser ótimas oportunidades de fazer boas amizades.
Uma dica de ouro é levar alguém especial, com quem você se diverte e que vai tornar aquela experiência algo legal. Que tal levar sua esposa ou namorada? Saiba que casal que malha junto, permanece junto. Vocês vão poder incentivar um ao outro e conversar sobre o dia a dia nessa rotina fitness.
Tenha persistência e aprenda com os outros
A pior coisa que você pode fazer é começar fazendo muito esforço. Acredite, se você escolheu fazer musculação, as primeiras semanas vão ser um pouco doloridas por causa da dilatação muscular, mas isso é um sinal importante de que você está no caminho.
O melhor que você pode fazer é ser gentil com o seu corpo para passar por tudo isso sem muitas dores. Pegue leve, mesmo. Vista uma roupa fitness masculina adequada, bem confortável e prática, arrume uma boa garrafinha para manter a hidratação, e comece com os menores pesos do rack. Não tenha vergonha! Todo mundo esteve no começo um dia. Caso esteja fazendo algum exercício errado, você vai ter mais chances de sentir a atividade e aprender a corrigir a postura.
Muitas dores são um sinal importante de que algo está errado: ou você tem exagerado no peso ou tem feito alguma postura que força as articulações.
Variedade é qualidade
Diversifique os exercícios! Assim você conhece todos os aparelhos e regiões musculares e vai poder organizar melhor seus treinos no futuro. Se sentir dificuldade, vale a pena contratar um personal para garantir o melhor início, com informações valiosas. Para todo caso, você sempre terá a internet para aprender com especialistas do mundo todo.
Faça o seguinte: na primeira semana, caminhe com calma pela esteira e observe bastante como cada aparelho é usado, as séries, as posturas… E não se acanhe em contar com o instrutor da sua academia – ele está lá para isso!
Diversificar significa incorporar diferentes tipos de exercícios, especialmente os aeróbicos. É você quem vai determinar suas prioridades, lembrando que os exercícios aeróbicos têm uma queima maior de gordura, caso essa seja sua prioridade. Você também pode associar exercícios para modelar a musculatura enquanto queima as gorduras e fortalece a estrutura física como um todo. Natação, caminhada, pedalada, pilates, todos esses exercícios têm resultados incríveis na sua saúde, possuem poucas contraindicações e são extremamente divertidos.
Cuidando do corpo como um todo
Como dissemos, ser fitness é um estilo de vida, um jeito de cuidar do corpo e da mente, e se começar com disciplina e cuidado, você vai colocando esses diversos hábitos aos poucos na sua vida.
Você é o que você come
A alimentação é uma chave para quem quer perder peso e modelar a musculatura, e você não precisa comer montanhas de frango e batata doce! Pelo contrário, que tal abrir a mente e o prato e dar uma chance à diversidade de receitas fitness possíveis? Aprenda a curtir os sabores diferentes, evite excessos de todo tipo – mas especialmente nas frituras e carnes vermelhas. Guarde um momento especial da semana para elas mas, no dia a dia, tente diversificar ao máximo.
Pode ser que essa busca por pratos alternativos, condimentos originais e valores nutricionais transformem seu gosto pela culinária. Acredite, cozinhar é uma atividade muito terapêutica. Saber que se está comendo bem faz toda a diferença sobre como nos sentimos, dá aquela sensação de autocuidado que é tão preciosa mas, às vezes, tão rara.
Além de resistência muscular, tenha leveza e elasticidade
Outras práticas incríveis, como a yoga e o pilates, vão explorar ainda mais as capacidades do seu corpo. Essas atividades aumentam a elasticidade, a capacidade pulmonar e também a capacidade de concentração, além de ser uma forma diferente de desenvolver força na postura. “Voe como uma borboleta, ferroe como uma abelha”, já dizia Muhammad Ali.
Uma dica final para não perder o gás no projeto de homem fitness é se manter atualizado das dicas, tutoriais e novidades desse universo. Fique ligado no blog da Epulari e receba todas as semanas posts com informações e dicas valiosas para cuidar do bem estar.