Por que escolher praticar exercícios funcionais?
É comum para quem não é do time da academia, por não desejar um corpo musculoso e não gostar de erguer pesos, preferir fazer outras atividades físicas que se acredita estar menos relacionadas ao ganho de massa muscular.
O exercício funcional é uma opção! Muita gente acha que o resultado não será o mesmo do que os treinos feitos na academia. Esse pensamento é mero achismo, pois os funcionais exigem bastante de nosso corpo, uma vez que nos ajudam a ter mais força, estabilidade e mobilidade.
Estar preparado psicologicamente sobre a demanda desse tipo de treino é muito é importante para iniciá-lo e não desistir no meio do caminho.
Antes, no entanto, é válido entender exatamente como é a prática dessa modalidade, quais os exercícios que a envolvem e, claro, que roupa usar.
Pensando nisso, nós, da Epulari, preparamos um conteúdo super especial acerca dos exercícios funcionais. Vale a pena a leitura!
Continue com a gente!
Entenda como funcionam os exercícios funcionais
Os exercícios funcionais, como dito, podem oferecer ganho de força, estabilidade e mobilidade para quem os pratica.
Melhor dizendo, eles visam melhorar a capacidade funcional, que se trata da capacidade de realizar, de forma tranquila, eficiente e independente as atividades normais da vida diária.
Leia mais: Como treinar ao ar-livre: dicas de exercícios .
Para entender melhor, os treinos funcionais se baseiam nos movimentos naturais das pessoas, como agachar, correr, pular etc.
Benefícios que podem ser alcançados com o funcional
Para você que ficou interessado no que se trata os exercícios funcionais, listamos algumas vantagens eles podem oferecer:
1. Melhora o equilíbrio estático e dinâmico;
2. Possibilita a correção da má postura e desequilíbrios musculares;
3. Combate o estresse;
4. Acelera o metabolismo;
5. Desenvolve a percepção de movimentos;
6. Cria condicionamento, resistência e agilidade;
7. Aumenta a força muscular;
8. Fortalece lesões afetadas por lesões
São diversos os benefícios acarretados pelo funcional. Vamos conhecer, a seguir, quais são os principais exercícios que te ajudarão na obtenção desses resultados.
Saiba como os exercícios funcionais podem ser realizados
Antes de começar os exercícios do treino funcional, é fundamental fazer uma avaliação em relação a seu físico e aspectos nutricionais para saber quais atividades você pode desempenhar sem prejudicar sua saúde.
Feito isso, e estando tudo certo, é só dar início aos treinos! É possível fazê-los na academia, ao ar livre e até mesmo em casa, mas é importante que sejam supervisionados por um profissional.
Existem atividades que requerem o uso de alguns acessórios como corda, barra, cones, bolas, entre outros, para que o aluno seja estimulado e aumente seu rendimento físico.
No entanto, também há vários exercícios que contarão apenas com a força do corpo, os quais irão demandas bastante preparo físico. Afinal, lidar com apoio no solo não é atividade fácil.
Outros exercícios irão tratar de abdominal, prancha, corrida, pular corda, agachamento, levantamento e afins. Vale apresentar ainda, de maneira mais específica, atividades como o jump, que trabalha com movimentos aeróbicos, feitos sobre uma mini cama elástica.
Roupas ideais para praticar exercícios funcionais
Para que você possa fazer todos esses exercícios é preciso usar roupas adequadas.
A escolha de roupas e calçados é tão fundamental quanto a escolha do treino que você irá praticar. Por isso, não é qualquer par de tênis que funcionará bem para o jump, por exemplo.
Usar um tênis inapropriado é capaz de causar entorses no tornozelo, problemas nas costas, joelhos e quadril e até bolhas, hematomas e unhas encavadas.
Outras implicações também podem ocorrer se a vestimenta for inadequada, como problemas de circulação sanguínea, se a peça estiver muito apertada.
A dica é não ficar com roupa molhada de suor depois do treino, pois pode prejudicar o sistema imunológico ou mesmo lesionar a pele com algum tipo de alergia pelo tecido.
Para quem transpira muito, o mais indicado é utilizar o tecido dry fit que ajuda na evaporação do suor, dissipando o calor e melhorando o desempenho.
Peças de alta compressão também são perfeitas para evitar essas situação. Elas colaboram para um bom desempenho e rendimento das atividades e auxiliam a performance nos treinos.
Leia mais e "Conheça os benefícios do tecido de alta comprensão".
Além disso, é importante contar com as roupas corretas para a prática de exercícios ao ar livre. O tecido com proteção solar é feito com fibras de fios de dióxido de titânio, que recebem um banho químico com o aditivo de fotoproteção, garantido um fator mais alto contra os raios ultravioletas.
Leia o post "Entenda como funciona o tecido com proteção UV".
Portanto, pense em todos esses cuidados quando for escolher o que vestir em seus treinos funcionais.
Se gostou deste conteúdo, continue acompanhando nosso blog. Sempre uma nova publicação sobre o universo fitness!