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Por que escolher praticar exercícios funcionais?

16/04/2020 Exercícios Físicos comentarios
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É comum para quem não é do time da academia, por não desejar um corpo musculoso e não gostar de erguer pesos, preferir fazer outras atividades físicas que se acredita estar menos relacionadas ao ganho de massa muscular.

O exercício funcional é uma opção! Muita gente acha que o resultado não será o mesmo do que os treinos feitos na academia. Esse pensamento é mero achismo, pois os funcionais exigem bastante de nosso corpo, uma vez que nos ajudam a ter mais força, estabilidade e mobilidade.

Estar preparado psicologicamente sobre a demanda desse tipo de treino é muito é importante para iniciá-lo e não desistir no meio do caminho.

Antes, no entanto, é válido entender exatamente como é a prática dessa modalidade, quais os exercícios que a envolvem e, claro, que roupa usar.

Pensando nisso, nós, da Epulari, preparamos um conteúdo super especial acerca dos exercícios funcionais. Vale a pena a leitura!

Continue com a gente!

Entenda como funcionam os exercícios funcionais 

Os exercícios funcionais, como dito, podem oferecer ganho de força, estabilidade e mobilidade para quem os pratica.

Melhor dizendo, eles visam melhorar a capacidade funcional, que se trata da capacidade de realizar, de forma tranquila, eficiente e independente as atividades normais da vida diária.

Leia mais: Como treinar ao ar-livre: dicas de exercícios .  

Para entender melhor, os treinos funcionais se baseiam nos movimentos naturais das pessoas, como agachar, correr, pular etc.

post no blog entenda como funcionam os exercicios funcionais

Benefícios que podem ser alcançados com o funcional

Para você que ficou interessado no que se trata os exercícios funcionais, listamos algumas vantagens eles podem oferecer:

1. Melhora o equilíbrio estático e dinâmico; 

2. Possibilita a correção da má postura e desequilíbrios musculares; 

3. Combate o estresse;

4. Acelera o metabolismo; 

5. Desenvolve a percepção de movimentos;

6. Cria condicionamento, resistência e agilidade;

7. Aumenta a força muscular;

8. Fortalece lesões afetadas por lesões

São diversos os benefícios acarretados pelo funcional. Vamos conhecer, a seguir, quais são os principais exercícios que te ajudarão na obtenção desses resultados.

post no blog beneficios que podem ser alcancados com o funcional

Saiba como os exercícios funcionais podem ser realizados

Antes de começar os exercícios do treino funcional, é fundamental fazer uma avaliação em relação a seu físico e aspectos nutricionais para saber quais atividades você pode desempenhar sem prejudicar sua saúde. 

Feito isso, e estando tudo certo, é só dar início aos treinos! É possível fazê-los na academia, ao ar livre e até mesmo em casa, mas é importante que sejam supervisionados por um profissional. 

Existem atividades que requerem o uso de alguns acessórios como corda, barra, cones, bolas, entre outros, para que o aluno seja estimulado e aumente seu rendimento físico.

No entanto, também há vários exercícios que contarão apenas com a força do corpo, os quais irão demandas bastante preparo físico. Afinal, lidar com apoio no solo não é atividade fácil. 

Outros exercícios irão tratar de abdominal, prancha, corrida, pular corda, agachamento, levantamento e afins. Vale apresentar ainda, de maneira mais específica, atividades como o jump, que trabalha com movimentos aeróbicos, feitos sobre uma mini cama elástica. 

post no blog saiba como os exercicios funcionais podem ser realizados

Roupas ideais para praticar exercícios funcionais 

Para que você possa fazer todos esses exercícios é preciso usar roupas adequadas

A escolha de roupas e calçados é tão fundamental quanto a escolha do treino que você irá praticar. Por isso, não é qualquer par de tênis que funcionará bem para o jump, por exemplo. 

Usar um tênis inapropriado é capaz de causar entorses no tornozelo, problemas nas costas, joelhos e quadril e até bolhas, hematomas e unhas encavadas. 

Outras implicações também podem ocorrer se a vestimenta for inadequada, como problemas de circulação sanguínea, se a peça estiver muito apertada.

A dica é não ficar com roupa molhada de suor depois do treino, pois pode prejudicar o sistema imunológico ou mesmo lesionar a pele com algum tipo de alergia pelo tecido.

Para quem transpira muito, o mais indicado é utilizar o tecido dry fit que ajuda na evaporação do suor, dissipando o calor e melhorando o desempenho.

Peças de alta compressão também são perfeitas para evitar essas situação. Elas colaboram para um bom desempenho e rendimento das atividades e auxiliam a performance nos treinos.

Leia mais e "Conheça os benefícios do tecido de alta comprensão".

Além disso, é importante contar com as roupas corretas para a prática de exercícios ao ar livre.  O tecido com proteção solar é feito com fibras de fios de dióxido de titânio, que recebem um banho químico com o aditivo de fotoproteção, garantido um fator mais alto contra os raios ultravioletas.

Leia o post "Entenda como funciona o tecido com proteção UV".

Portanto, pense em todos esses cuidados quando for escolher o que vestir em seus treinos funcionais.

Se gostou deste conteúdo, continue acompanhando nosso blog. Sempre uma nova publicação sobre o universo fitness!

post no blog roupas ideais para praticar exercicios funcionais

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