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Conheça os treinos funcionais e uma sequência de exercícios poderosa

09/04/2020 Moda comentarios
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Emagrecer, definir o corpo e melhorar o condicionamento físico devem ser uma resposta a um desejo maior de garantir saúde e qualidade de vida. Um dos queridinhos do momento para alcançar esses objetivos é o treino funcional. Essa modalidade de exercícios vem ganhando espaço nas academias e promete continuar invadindo vários espaços. 

Sua fama surgiu com as celebridades, que tomaram gosto pela coisa e começaram a divulgar suas práticas funcionais para garantir mais harmonia ao corpo, e equilíbrio a saúde para todos os tipos de corpos. Se você busca fazer parte desse grupo, não precisa se preocupar, é muito fácil e prático.

Por ser uma opção longe de qualquer ideia monótona, os treinos funcionais podem ser realizados em qualquer ambiente que ofereça espaço para se esticar e colocar o corpo todo em movimento. Para começar seus treinos ainda hoje, confira as dicas que separamos para te ajudar!

O que são os treinos funcionais?

Os treinos funcionais, assim como o próprio nome diz, são pensados, primordialmente, para tornas as funções do corpo mais eficientes e intuitivas. Equilíbrio, flexibilidade, potência, coordenação motora, agilidade, força e muitas outras característica são essenciais para alcançar bons resultados nesse tipo de prática.

Ideal para quem busca encontrar a melhor versão de si mesmo, o objetivo principal aqui é explorar dentro das suas capacidades uma forma de realizar todos os movimentos com sua melhor performance. A musculatura também se utiliza desses exercícios, já que ele possibilita movimentos que buscam trabalhar as capacidades do corpo de forma integral. 

Mas, apesar de ser um grande benefício para eles, os treinos funcionais não trabalham apenas os músculos do corpo de forma isolada. Com a ajuda de alguns movimentos básicos como agachamento, pular corda, correr, girar e empurrar, o importante é priorizar sempre a sequência escolhida para aquele dia.

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Como são feitos os treinos funcionais?

Para dar início aos seus treinos funcionais é preciso elencar alguns acessórios que vão auxiliar a desenvolver exercícios mais dinâmicos. O primeiro passo é escolher o look certo, e aqui a prioridade são peças confortáveis que oferecem liberdade de movimentos, como o shorts saia em evasê da Epulari, que te deixa pronta para começar os exercícios.

Quanto aos acessórios, escolha opções que sejam de fácil acesso e elevem o nível de dificuldade, assim o treino se torna um desafio a ser superado, e os resultados podem trazer mais satisfação pessoal, acompanhado dos quilos perdidos. Você pode usar cordas, elásticos, pesos e até mesmo bolas de futebol para completar os movimentos.

Uma opção muito comum para treinos funcionais personalizados, é usar o peso e a força do próprio corpo para criar a dinâmica de exercícios. Essa alternativa é utilizada como forma de tornar os treinos adaptados, já que cada pessoa tem suas limitações e potenciais corporais, a prática se torna individual e personalizável.

Antes de começar a escolher seus treinos, é importante conhecer também os 3 tipos de classificações que eles podem receber. A transição de exercícios funciona como a prática mais convencional dos funcionais, onde você respeita uma sequência de trocas entre os exercícios com aparelhos, e aqueles que utilizam o próprio corpo.

Já o treinamento de core se concentra em levar os  movimentos do centro do corpo, para os músculos mais distantes nas extremidades. Essa prática está ligada diretamente aos músculos, e ajuda o corpo a manter uma memória corporal consciente sobre todos os exercícios que ele está se submetendo.

Por último, mas com certeza não menos importante devemos pensar também nos desafios impostos pela cinestesia. Essa classificação propõe a prática de atividades “confortáveis” ao corpo em uma superfície completamente volúvel e desafiadora. A dinâmica aqui é testar sua capacidade de adaptação e treinar seu corpo para situações semelhantes.

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Sequência para um treino funcional perfeito

  • Comece sua sequência funcional com a elevação unilateral de quadril com abdominal. Deitada, com os joelhos flexionado e os pés no chão, faça o movimento de extensão e flexão do quadril mantendo um apoio unilateral. Combine a posição com uma flexão básica.
  • Para esse próximo passo, vale a pena utilizar o elástico de resistência como um auxiliar. Na rotação de tronco, deixe os joelhos estendidos e abertos para além da largura do quadril. Pise com o pé direito sobre o elástico estendido e lembre-se de manter a rotação para os dois lados.
  • Deite “de bruços” apoiando a testa nas mãos para exercitar o glúteo com uma perna de forma prática. Estenda seu quadril até que as coxas se desencoste do chão e volte à posição inicial, repetindo essa sequência para os próximos movimentos.
  • Para finalizar sua sequência, nossa recomendação é elevar a dificuldade e trazer o peso estilo kettlebell para os movimentos. Com o peso em mãos, estenda os braço e abra as perna na linha dos ombros. Flexione os joelhos a 45 graus e balance o acessório entre as pernas e repita o movimento completo algumas vezes.

Com as peças certas, muita disposição e três séries de, no mínimo, 10 repetições dessa sequência você está pronta para iniciar suas atividades no mundo dos treinos funcionais.

Gostou da dica? Comece a praticar hoje mesmo! E não deixe de acompanhar todas as novidades do mundo fitness aqui no blog da Epulari!

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