Ginástica laboral: a importância e 5 vantagens!
A ginástica laboral é uma prática que surgiu há bastante tempo e ganhou novos moldes adaptando-se à atualidade, sendo muito interessante para empresas e colaboradores.
Com foco nos profissionais, permite cuidados com a saúde e o bem-estar, prevenindo doenças comuns no ambiente de trabalho. Nas empresas, melhora a produtividade.
E tem muito mais. Continue lendo para saber quais os tipos de exercícios físicos que podem acontecer na empresa e as roupas mais adequadas nestes momentos.
A importância da ginástica laboral na atualidade
Imagine o cenário: pessoas trabalhando 8 horas por dia, todos os dias. E ficam, na maior parte do tempo, sentadas em uma cadeira de frente para o computador.
Não precisamos de muito para entender que essa postura não é saudável. É aí que entra a ginástica laboral com movimentos que “oxigenam” o corpo e, tão logo, a mente!
No começo, até parece um pouco bobo, mas não é. Alguns minutinhos do dia e da semana podem ser decisivos ao evitar aquela incômoda dor na coluna, por exemplo.
E, agora, tente imaginar o péssimo ciclo na empresa:
- O colaborador sente dores por conta da postura e ações repetitivas;
- Então, começa a produzir menos, afetando a operação;
- Em certo momento, pode até faltar por indisposição.
Isso é muito mais comum de acontecer do que se imagina e tem nome: riscos ergonômicos. Ou seja, um desconforto que afeta o bem-estar dos trabalhadores.
E as principais causas deles são:
- Repetição de movimentos ou falta de pausas para descanso;
- Esforço físico muito intenso ou postura incorreta por muito tempo;
- Iluminação inadequada, sendo insuficiente ou em excesso;
- Longas jornadas de trabalho ou rotina exaustivamente intensa.
Bom, vale a pena investir alguns minutos em alongamentos e relaxamento, não acha? É uma questão cada vez mais necessária em todo tipo de empresa.
Mas, o que é ginástica laboral?
A ginástica laboral é um tipo de atividade física, que envolve alongamento e respiração, direcionada ao ambiente de trabalho. Uma técnica cada vez mais comum nas empresas!
Conforme o SESI, também podemos conceituar o termo assim: “serviço de atividades físicas personalizadas para colaboradores”.
A explicação do funcionamento é simples: a partir de pouco tempo, entre 10 e 15 minutos, é possível melhorar a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores.
Para as empresas, também é interessante, já que possibilita a redução de acidentes no ambiente corporativo, como pela postura incorreta ou pelos esforços repetitivos.
Apesar de existirem vários tipos de ginástica laboral, como veremos a seguir, considere que todas as alternativas possuem exercícios similares, de modo a trabalhar com:
- Percepção corporal;
- Reeducação de postura;
- Compensação muscular.
Da mesma forma, é considerada uma técnica de baixa intensidade, podendo ser auxiliada por profissionais de educação física e fisioterapeutas especializados nessa área.
O conceito é antigo, de 1935, com o nome de “ginástica de pausa”. Mais tarde, ganhou novos moldes e no Japão até se tornou uma prática obrigatória em escritórios.
Quais os tipos de ginástica laboral?
Vimos um pouco da importância e da história, agora é hora de trazermos o assunto para o dia a dia das empresas e dos profissionais. Conheça os tipos que existem!
Preparatória
É uma opção inicial, no início da jornada de trabalho e funciona muito bem como um tipo de aquecimento para alongar os músculos mais usados no trabalho.
Também atua na circulação sanguínea e auxilia na capacidade de concentração, foco e disposição física. Os especialistas chamam de ginástica de ativação.
Compensatória
Se existe uma ginástica inicial, há outra no intuito de pausar o expediente, interrompendo-o para evitar a monotonia operacional e incentivar exercícios físicos.
Pelo nome, é mais fácil entender: é uma prática que compensa os esforços repetitivos das tarefas, reparando músculos, corrigindo posturas e trazendo mais disposição.
De relaxamento
Essa é a ginástica para terminar o trabalho do jeito certo, alongado e esticado. Assim, o foco é oxigenar as estruturas musculares envolvidas nas tarefas do dia.
Logo, reduz níveis de estresse, minimiza o esgotamento e aumenta a sensação de vigor. Geralmente, tem exercícios mais leves, como técnicas de meditação e respiração.
Preventiva
As ações podem ter um viés preventivo, que pode mesclar os exercícios aeróbicos com os anaeróbios, de maneira a melhorar a resistência cardiovascular e respiratória.
Um dos principais objetivos dela é combater ocorrências de doenças laborais, a partir do aumento da consciência corporal e condicionamento físico.
Corretiva
A ginástica corretiva é a mais focada na ergonomia do trabalho, sendo que visa contrapor aos problemas ocupacionais causados por atividades que ocorrem nesse ambiente.
Assim, é mais comum para setores e equipes que atuam com carregamento de peso ou atividades manuais gerais.
As vantagens da ginástica laboral
A lista de vantagens da ginástica laboral é muito extensa, mas alguns precisam ser lembrados com mais destaque. Veja-os:
- Auxilia no combate ao estresse e ansiedade;
- Aumenta a qualidade de vida no trabalho;
- Aumenta a produtividade e desempenho;
- Otimiza a rotina dos colaboradores;
- Diminui os riscos de acidentes de trabalho.
A partir disso, é possível coletar mais um monte de benefícios indiretos, como a melhora da imagem da empresa no mercado, tornando-se referência na sociedade.
Sem contar que os profissionais especializados podem oferecer vários tipos de treinamentos para todos os níveis, entre os quais:
- Alongamentos;
- Mobilidade;
- Flexibilidade;
- Fortalecimento;
- Propriocepção;
- Relaxamento.
Ou seja, é uma prática muito versátil que pode acontecer em todas as companhias, de modo a trazer benefícios para os envolvidos.
As melhores roupas para ginástica laboral
Todos os colaboradores podem e devem praticar a ginástica laboral a partir dos seus vários objetivos, como prevenir doenças ocupacionais. E usar a roupa adequada é uma ótima dica!
Ou seja, aquelas confortáveis para exercitar e movimentar os membros. Sendo assim, é interessante ter peças esportivas, respiráveis e leves.
Considere também outros pontos, como o clima: uma roupa de treino de frio será diferente para o verão, concorda? E a atividade também conta, já que algumas são mais intensas.
Blusas femininas esportivas e leggings costumam ser as melhores escolhas para mulheres.
Mas, também é possível contar com saia calça e short saia que mantém o conforto durante os exercícios físicos no ambiente de trabalho.
Nos dias mais frios, as roupas térmicas são mais viáveis, assim como camisetas de manga longa e muito mais. Você pode conferir todas essas opções na loja Epulari.