Exercícios para idosos: confira quais os 6 mais indicados!
Os exercícios para idosos são recomendados pelos médicos para tratar e prevenir doenças, assim como para garantir uma velhice mais saudável.
Ou seja, esportes e atividades físicas são super indicadas para a terceira idade. E neste conteúdo, vamos trazer as principais alternativas!
A importância de se exercitar na terceira idade
O número de idosos é cada vez maior no Brasil e no mundo. Sendo assim, um dos maiores desafios da atualidade é envelhecer com saúde. Será que isso é possível?
As práticas de exercícios para idosos surgem como solução para essa questão porque são interessantes para prevenir e tratar doenças, assim como melhorar a qualidade de vida.
Inclusive, é importante observar que a velhice vai chegar para todas as pessoas, o que muda é como ela vai acontecer, de maneira saudável ou não.
Também vale a pena lembrar que o hábito de se exercitar é benéfico para o corpo, tanto fisicamente quanto para a saúde mental.
Portanto, entre tantos motivos, considere que os exercícios para idosos permitem:
- Aumento de flexibilidade e força dos músculos e articulações;
- Aumento da disposição física para atividades domésticas;
- Previne lesões, que são bastante comuns na velhice;
- Melhora da circulação sanguínea e ritmo cardíaco;
- Gera sensação de bem-estar geral de saúde.
Sendo assim, de um alongamento para tratar dores na coluna até as caminhadas diárias para melhorar a circulação sanguínea, confira as melhores práticas para a terceira idade.
Os exercícios mais indicados para idosos
Vimos um pouco sobre como os exercícios para idosos podem ser importantes para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. Mas, qual o melhor? Veja alguns!
1 - Caminhada
A caminhada é o exercício para idosos que tem mais indicação por vários motivos, como por ser de baixo impacto e permitir benefícios como o fortalecimento dos músculos.
Além disso, durante as caminhadas é possível manter colunas e ombros nas posições corretas, trabalhar com articulações e melhorar o ritmo cardíaco.
Outro ponto interessante é que respeita à evolução individual, partindo de ações mais leves até as mais intensas, assim como os treinos mais curtos e os mais longos.
Hoje, a caminhada é uma das opções de entrada para quem quer começar a se exercitar, isto é, para quem ainda é sedentário. E pode ajudar até no emagrecimento.
Vale mencionar que a partir de roupas adequadas e um tênis apropriado é possível caminhar, colhendo os múltiplos benefícios e sem precisar de grandes investimentos.
2 - Hidroginástica
Agora, um esporte aquático. A hidroginástica está na lista dos melhores esportes para idosos porque permite a movimentação e treinamento de todos os músculos do corpo.
Outra grande vantagem é o fato de não “forçar” as articulações, já que o contato com o solo é de baixo impacto. A hidro melhora a força, resistência e ritmo cardíaco.
Assim como a caminhada, é excelente para individualizar treinos, permitindo a evolução de cada idoso. Em casos mais avançados, é possível iniciar a natação, que é mais intensa.
Logo, a natação surge como outra atividade aquática de baixo impacto, só que mais apropriada para quem está com um melhor condicionamento físico.
Esse mercado, de esportes para idosos, tem crescido tanto que hoje existem roupas fitness apropriadas para gerar mais conforto para quem quer praticar hidro e natação.
3 - Alongamentos
Os alongamentos costumam ser muito bem avaliados pelos médicos e educadores físicos para esse público da terceira idade, ainda mais ao ter em vista alguns objetivos específicos.
Por exemplo, são aconselháveis quando a busca é para melhorar a flexibilidade do corpo, aumentar o equilíbrio corporal e fortalecer os músculos.
Geralmente, as práticas acontecem de maneira individualizada, mesmo que possam ser em grupo. Para idosos com pouca mobilidade física, é uma ideia vigorosa.
Os esportes que mais possibilitam os exercícios de alongamento são: ioga e pilates.
4 - Musculação
Frequentar a academia tem sido uma ação cada vez mais comum entre os idosos, o que é uma notícia excelente, dada as vantagens dos exercícios de fortalecimento muscular.
A explicação é simples: a partir dos 50 anos, é natural que qualquer pessoa perca força muscular, fazendo parte do processo do corpo. Então, a musculação auxilia nisso.
Assim, torna-se uma das melhores hipóteses de atividades para quem tem problemas nos ossos, como artrose e osteoporose. Também é sugestão para quem visa mais flexibilidade.
Uma curiosidade tem a ver com que os exercícios da academia também podem ter funções aeróbicas. Ou seja, não é apenas para ficar forte, mas também para controlar a pressão.
Uma boa ideia para isso é combinar treinos de musculação e aeróbicos. Para quem está adaptado e quer subir de nível, o crossfit pode ser interessante também.
5 - Pedalada
O andar de bicicleta é uma atividade muito antiga, sendo que surgiu como meio de transporte, mas hoje ocupa um espaço de destaque no mundo dos esportes, também.
Para idosos, é ótimo porque tem baixo impacto, colaborando com as articulações, principalmente do joelho. Além disso, fortalece a musculatura inferior de forma geral.
Como consequência, é uma importante atividade para baixar a pressão arterial, aliviar dores de artrite e melhorar o condicionamento físico.
Ah, sabia que as pedaladas fazem parte das atividades que mais queimam calorias? Portanto, também é excelente para mulheres e homens idosos que querem emagrecer.
6 - Dança
Uma atividade física que pode ser muito mais empolgante para quem curte música, a dança é o movimento do corpo de forma ritmada. Uma ideia possível e muito aconselhável.
Durante as aulas de dança, as pessoas podem conquistar muitos benefícios, sendo que a maioria são físicos, como melhora da respiração e batimentos cardíacos.
Porém, também há vantagens como a interação biopsicossocial, diminuição de bloqueios emocionais e melhoras dos sintomas de doenças mentais, como a depressão.
Ao pensar em dança na terceira idade, muita gente imagina logo a opção de salão, mais conhecida, em casais ou grupos. Porém, há vários ritmos possíveis, como zumba e jazz.
Acompanhamento profissional nos exercícios para idosos
Para a escolha dos exercícios para idosos, assim como para acompanhar a evolução de cada pessoa, o ideal é realizar o acompanhamento com os profissionais da saúde.
O médico poderá pedir exames e fazer uma avaliação geral do paciente, de modo a indicar as adaptações das atividades a partir do histórico clínico e doenças.
Esse cuidado é importante para alcançar todos os benefícios dos exercícios físicos, evitando lesões e enfermidades, ao mesmo tempo que melhora a qualidade de vida.
Se você curtiu essa leitura e quer acompanhar outros conteúdos, visite o blog Epulari.