Dor muscular pós-treino é comum: veja como aliviar o sintoma
Após um treino intenso, é comum sentir dores musculares, especialmente se você está iniciando uma nova rotina de exercícios ou aumentando a intensidade das atividades.
Essa dor é conhecida como Dor Muscular de Início Tardio (DMIT). Geralmente, surge entre 8 e 24 horas após o exercício, atingindo seu pico em até três dias.
Ainda que possa ser explicada pela ciência, existem muitas dúvidas relacionadas à DMIT e a ideia deste conteúdo é trazer informações relevantes sobre ela, confira!
O que é essa dor muscular pós-treino?
A DMIT ocorre devido às micros lesões nas fibras durante atividades físicas intensas ou não habituais. Ou seja, pode acontecer por esses dois motivos.
O fato é que desencadeiam um processo inflamatório natural, que faz parte da adaptação e fortalecimento. É como uma resposta do organismo aos novos comandos.
Embora seja um sinal de que o músculo está se recuperando e se fortalecendo - o que é bom, a dor pode causar desconforto e interferir na continuidade dos treinos.
A seguir, selecionamos dúvidas comuns das pessoas, veja as respostas!
Quanto tempo, geralmente, dura a dor muscular após o treino?
A intensidade varia conforme o nível de esforço e a adaptação do corpo. É normal começar a diminuir após o terceiro dia e desaparecer completamente entre cinco e sete dias.
Sendo assim, se a dor persistir por mais tempo ou for extremamente intensa, é recomendável procurar orientação médica para descartar possíveis machucados.
É bom treinar com dor muscular?
É possível, desde que sejam respeitados os limites de cada pessoa e adotadas algumas precauções. O objetivo sempre é evitar problemas em cadeia.
Portanto, lembre-se de evitar a sobrecarga nos lugares já doloridos, optando por atividades leves ou focando em grupos musculares diferentes, como em treinos ABC.
O descanso adequado é fundamental na recuperação do corpo e prevenção de futuras doenças.
Como saber se é dor muscular ou lesão?
A dor do pós-treino é muito confundida com lesões, porém, são diferentes. Além da intensidade, também deve-se observar outros sintomas que indicam regiões lesionadas:
- Inchaços;
- Pouca mobilidade;
- Perda da função;
- Vermelhidão local;
- Calor na região.
Se tudo isso estiver acontecendo, o seu próximo passo é procurar auxílio médico.
O que tomar para a dor muscular pós-treino?
Supondo que a sua DMIT não suma após o terceiro dia, vale a pena ir ao médico ao invés de tomar qualquer tipo de remédio. Sem contar que há alternativas simples:
- Gelo na região dolorida por 15 a 20 minutos diminui a sensação;
- Realizar massagens suaves promove o relaxamento muscular;
- Exercícios de baixa intensidade, tal qual a caminhada, auxiliam na recuperação;
- Alimentação rica em ômega-3 têm efeito anti-inflamatório, por exemplo, peixes.
Acima, você viu as medidas saudáveis e recomendadas. Mas, e quanto ao uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios?
Ainda que sejam opções que não exigem receita médica nas farmácias, saiba que essa ação deve ser feita com cautela, evitando mascarar sintomas de lesões graves.
Então, como aliviar a dor muscular depois do treino?
Além das sugestões já mencionadas, outras práticas podem contribuir! E, nestes casos, é sobre manter hábitos que vão auxiliar não apenas no pós-treino, mas em todo processo.
Alongamento antes e depois de se exercitar
Essa é uma prática que ajuda a preparar o corpo e auxilia na recuperação.
Antes do treino, são recomendados a fim de ativar a musculatura, melhorar a circulação sanguínea e reduzir o risco de lesões.
Após os exercícios, relaxam e reduzem a rigidez da área treinada.
Essas ações consistem em manter uma posição de alongamento por alguns segundos, ajudando na recuperação das fibras.
Hidratação adequada o dia todo
A água participa de diversas funções no organismo, incluindo a regulação da temperatura corporal e o transporte de nutrientes para as células.
Durante os exercícios, perdemos líquidos através do suor, e a reposição adequada evita a desidratação. Além de garantir um bom funcionamento muscular.
Beber água apenas quando se está praticando não é suficiente; a hidratação deve ocorrer ao longo do dia para manter o equilíbrio hídrico.
Em contrapartida, a falta de hidratação resulta em fadiga, cãibras e até mesmo em uma queda no desempenho esportivo.
Descanso tem que fazer parte do treino
Muitas pessoas acreditam que treinar todos os dias sem pausa trará melhores resultados, mas o descanso é uma parte super importante no processo de evolução.
Durante o exercício, ocorrem as micros lesões nos músculos, e é no período de descanso que o corpo se recupera e fortalece essas fibras.
Ignorar essa fase pode levar a fadiga excessiva, machucados sérios e até à perda de rendimento.
Além do sono, a inclusão de dias de descanso ativo, que envolvem exercícios físicos leves, ajudam na circulação sanguínea e na eliminação de toxinas, acelerando a recuperação.
A roupa interfere na dor muscular pós-treino?
Aqui está uma curiosidade que você vai gostar de saber.
Embora muita gente pense que a roupa não influencia na ocorrência de dor muscular pós-treino, o uso de vestimentas adequadas proporciona conforto, prevenindo incômodos.
Por exemplo, peças com tecidos que facilitam a transpiração e permitem liberdade de movimento contribuem no melhor desempenho e bem-estar nas atividades.
Já os materiais de compreensão melhoram a circulação sanguínea, facilitando a oxigenação dos músculos e reduzindo a fadiga.
Essa melhor circulação auxilia na eliminação do ácido lático, uma substância produzida durante o exercício que contribui no desconforto.
Outro ponto é que alguns produtos, como os tops femininos, possuem suporte, reduzindo a vibração excessiva dos músculos ao realizar qualquer tipo de movimento.
A ação estabiliza o corpo todo, incluindo as articulações. Logo, é importante na prevenção de impactos excessivos.
Onde comprar roupas fitness na internet?
Na hora de comprar roupas fitness de qualidade, a Epulari é uma opção recomendada, sendo uma loja virtual confiável e com as melhores avaliações de clientes.
A marca oferece uma variedade de peças voltadas ao público feminino, com foco em conforto e funcionalidade.
Sem contar que a fabricante disponibiliza tecnologias como proteção UV50+ e tecidos de alta compressão, proporcionando segurança durante os treinos.
>> Visite a Epulari e confira todos os produtos, organizados por categorias. Inclusive, é possível verificar os mais pedidos e as promoções!
Veja mais
