Parcele em até 10x sem juros.
No Boleto é Mais Barato!
Envio Imediato para todo o Brasil.
1° TROCA GRÁTIS*.
Seu carrinho está vazio

Clique aqui e compre agora!

Conheça 6 exercícios funcionais e tenha um treino poderoso

26/05/2021 Exercícios Físicos
60 visualizações

Os exercícios funcionais são conhecidos como aqueles que trabalham todo o corpo ao mesmo tempo. Diferente da musculação e de outras modalidades de treinamentos, eles buscam aumentar a força muscular como um todo, além de estimular a coordenação motora e a agilidade. 

São alternativas longe de qualquer ideia monótona e os treinos podem ser realizados em qualquer ambiente que ofereça espaço para se esticar e colocar o corpo inteiro em movimento. 

Para começar seus treinos ainda hoje, confira abaixo quais são os melhores exercícios funcionais: 

6 exercícios funcionais para emagrecer 

Se a sua intenção é emagrecer, é necessário manter uma constância nos treinos. Separe 15 minutinhos do seu dia para tentar fazer 3 séries de 10 repetições de cada exercício abaixo, reduzindo ou aumentando essa sequência segundo a sua disposição. 

Agachamento

Esse exercício fortalece não só o core, como também todos os músculos inferiores. É extremamente prático, já que não exige nenhum equipamento extra – o próprio peso do corpo é usado. 

Faça o agachamento com os pés na linha dos ombros; ao abaixar, contraia o abdômen e desça em um ângulo de 90 graus até a altura dos joelhos, com os braços estendidos à frente. Não se esqueça de manter as costas eretas e a coluna rente à sua cabeça! 

blog agachamento easy resize com

Prancha 

A prancha pode ser bem difícil no começo, então segure-a por quantos segundos o seu condicionamento físico permitir. Ela trabalha o fortalecimento do core, dos ombros, da região abdominal, lombar e pélvica. 

Essa combinação garante que a coluna fique estável, ideal para quem sofre com problemas de postura. Fazer a prancha é bem simples: de barriga para baixo, posicione as mãos ou cotovelos no chão, assim como a ponta dos pés; encontre uma posição estável e permaneça pelo máximo de tempo que conseguir.

blog prancha easy resize com

Abdominal

Apesar da maioria dos exercícios funcionais já trabalharem o abdômen, é importante fazer exercícios focados no seu fortalecimento isolado também. 

Para fazer um abdominal completo, deite-se no chão, flexione os joelhos, fixe os pés e, com as mãos posicionadas atrás da cabeça, levante o corpo até ficar sentado. Esse exercício é ótimo para fazer em dupla, pois ter alguém para segurar os seus pés enquanto você levanta pode te ajudar e incentivar a continuar. 

blog abdominal easy resize com

Gato

Esse exercício é considerado mais um alongamento, mas cumpre o aspecto funcional de movimentar todo o corpo, desenvolvendo até a mobilidade da coluna vertebral. O gato consiste de uma expansão e recolhimento do abdômen, do cóccix e da coluna. 

O movimento se assemelha ao espreguiçamento dos gatos; basta repeti-lo até sentir alívio nas partes tensas da coluna. 

blog gato 1 easy resize com

Salto elevando os joelhos 

Esse aeróbico queima gordura sem você nem perceber! Coloque uma música animada, salte elevando os joelhos e se divirta! Uma das maiores vantagens dos exercícios funcionais é perder peso de maneira descontraída.

blog solto elavado easy resize com

Rotação de tronco

Em pé, posicione os pés de maneira meio aberta, em pontos maiores que a posição do quadril. Pegue uma bola de ginástica ou um elástico para criar mais resistência, então basta girar o tronco para a direita e para a esquerda. 

Esse exercício reduz o tônus da musculatura axial e diminui a rigidez do tronco, além de alongar a coluna. 

Com esses exercícios funcionais fáceis e divertidos, você pode tonalizar diversas partes do seu corpo e perder massa muscular rapidamente. Se você quer saber mais sobre essa modalidade nova de treinos, confira mais informações sobre:

blog rotacao tronco easy resize com

Como potencializar os seus exercícios funcionais 

Para melhorar os resultados dos seus treinos funcionais, é preciso adotar alguns acessórios que vão auxiliar a desenvolver exercícios mais dinâmicos. 

Escolher as roupas corretas para realizar essas atividades é um bom começo – as t-shirts em poliamida podem ser uma boa pedida, pois elas são respiráveis e oferecem toda a mobilidade que você precisa para fazer esses exercícios. 

blog roupas confortaveis easy resize com

Acessórios

Quanto aos acessórios, escolha opções que sejam de fácil acesso e elevem o nível de dificuldade, para que o treino se torne um desafio a ser superado. Assim, seus resultados vão te trazer mais satisfação pessoal, acompanhada dos quilos perdidos. Você pode usar cordas, elásticos, pesos e até mesmo bolas de futebol para completar os movimentos.

blog acessorio easy resize com

Antes de começar a escolher treinos funcionais mais aprofundados e seus acessórios, é importante conhecer também os 3 tipos de classificações que eles podem receber. Veja-as a seguir: 

Classificações dos treinos funcionais

A transição de exercícios funciona como a prática mais convencional desses treinos. Com ela, você respeita uma sequência de trocas entre os exercícios com aparelhos e os que utilizam o peso do próprio corpo.

Já o treinamento de core se concentra em levar os movimentos do centro do corpo para os músculos mais distantes nas extremidades. Essa prática está diretamente ligada aos músculos e ajuda o corpo a manter uma memória corporal de todos os exercícios que está praticando.

Por último, há também os desafios impostos pela cinestesia. Essa classificação propõe a prática de atividades “confortáveis” ao corpo, em superfícies completamente volúveis e desafiadoras. A dinâmica proposta é testar sua capacidade de adaptação e treinar seu corpo para situações semelhantes.

Analise os seus objetivos e preferências para escolher uma dessas modalidades, mas certifique-se de se divertir enquanto as pratica! 

E aí, gostou das nossas dicas? Se você quer saber como cuidar corretamente das roupas que vai utilizar para fazer os treinos funcionais, confira o nosso post sobre como lavar suas roupas de academia para elas durarem muito mais!

Autor do Post
Su Iasiunik
Imagem do autor Su Iasiunik
Redator da Epulari
Siga nas redes sociais
Cadastre-se e receba novidades do blog
Buscar Post

Epulari e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.