Conheça 6 exercícios funcionais e tenha um treino poderoso
Os exercícios funcionais são conhecidos como aqueles que trabalham todo o corpo ao mesmo tempo. Diferente da musculação e de outras modalidades de treinamentos, eles buscam aumentar a força muscular como um todo, além de estimular a coordenação motora e a agilidade.
São alternativas longe de qualquer ideia monótona e os treinos podem ser realizados em qualquer ambiente que ofereça espaço para se esticar e colocar o corpo inteiro em movimento.
Para começar seus treinos ainda hoje, confira abaixo quais são os melhores exercícios funcionais:
6 exercícios funcionais para emagrecer
Se a sua intenção é emagrecer, é necessário manter uma constância nos treinos. Separe 15 minutinhos do seu dia para tentar fazer 3 séries de 10 repetições de cada exercício abaixo, reduzindo ou aumentando essa sequência segundo a sua disposição.
Agachamento
Esse exercício fortalece não só o core, como também todos os músculos inferiores. É extremamente prático, já que não exige nenhum equipamento extra – o próprio peso do corpo é usado.
Faça o agachamento com os pés na linha dos ombros; ao abaixar, contraia o abdômen e desça em um ângulo de 90 graus até a altura dos joelhos, com os braços estendidos à frente. Não se esqueça de manter as costas eretas e a coluna rente à sua cabeça!
Prancha
A prancha pode ser bem difícil no começo, então segure-a por quantos segundos o seu condicionamento físico permitir. Ela trabalha o fortalecimento do core, dos ombros, da região abdominal, lombar e pélvica.
Essa combinação garante que a coluna fique estável, ideal para quem sofre com problemas de postura. Fazer a prancha é bem simples: de barriga para baixo, posicione as mãos ou cotovelos no chão, assim como a ponta dos pés; encontre uma posição estável e permaneça pelo máximo de tempo que conseguir.
Abdominal
Apesar da maioria dos exercícios funcionais já trabalharem o abdômen, é importante fazer exercícios focados no seu fortalecimento isolado também.
Para fazer um abdominal completo, deite-se no chão, flexione os joelhos, fixe os pés e, com as mãos posicionadas atrás da cabeça, levante o corpo até ficar sentado. Esse exercício é ótimo para fazer em dupla, pois ter alguém para segurar os seus pés enquanto você levanta pode te ajudar e incentivar a continuar.
Gato
Esse exercício é considerado mais um alongamento, mas cumpre o aspecto funcional de movimentar todo o corpo, desenvolvendo até a mobilidade da coluna vertebral. O gato consiste de uma expansão e recolhimento do abdômen, do cóccix e da coluna.
O movimento se assemelha ao espreguiçamento dos gatos; basta repeti-lo até sentir alívio nas partes tensas da coluna.
Salto elevando os joelhos
Esse aeróbico queima gordura sem você nem perceber! Coloque uma música animada, salte elevando os joelhos e se divirta! Uma das maiores vantagens dos exercícios funcionais é perder peso de maneira descontraída.
Rotação de tronco
Em pé, posicione os pés de maneira meio aberta, em pontos maiores que a posição do quadril. Pegue uma bola de ginástica ou um elástico para criar mais resistência, então basta girar o tronco para a direita e para a esquerda.
Esse exercício reduz o tônus da musculatura axial e diminui a rigidez do tronco, além de alongar a coluna.
Com esses exercícios funcionais fáceis e divertidos, você pode tonalizar diversas partes do seu corpo e perder massa muscular rapidamente. Se você quer saber mais sobre essa modalidade nova de treinos, confira mais informações sobre:
Como potencializar os seus exercícios funcionais
Para melhorar os resultados dos seus treinos funcionais, é preciso adotar alguns acessórios que vão auxiliar a desenvolver exercícios mais dinâmicos.
Escolher as roupas corretas para realizar essas atividades é um bom começo – as t-shirts em poliamida podem ser uma boa pedida, pois elas são respiráveis e oferecem toda a mobilidade que você precisa para fazer esses exercícios.
Acessórios
Quanto aos acessórios, escolha opções que sejam de fácil acesso e elevem o nível de dificuldade, para que o treino se torne um desafio a ser superado. Assim, seus resultados vão te trazer mais satisfação pessoal, acompanhada dos quilos perdidos. Você pode usar cordas, elásticos, pesos e até mesmo bolas de futebol para completar os movimentos.
Antes de começar a escolher treinos funcionais mais aprofundados e seus acessórios, é importante conhecer também os 3 tipos de classificações que eles podem receber. Veja-as a seguir:
Classificações dos treinos funcionais
A transição de exercícios funciona como a prática mais convencional desses treinos. Com ela, você respeita uma sequência de trocas entre os exercícios com aparelhos e os que utilizam o peso do próprio corpo.
Já o treinamento de core se concentra em levar os movimentos do centro do corpo para os músculos mais distantes nas extremidades. Essa prática está diretamente ligada aos músculos e ajuda o corpo a manter uma memória corporal de todos os exercícios que está praticando.
Por último, há também os desafios impostos pela cinestesia. Essa classificação propõe a prática de atividades “confortáveis” ao corpo, em superfícies completamente volúveis e desafiadoras. A dinâmica proposta é testar sua capacidade de adaptação e treinar seu corpo para situações semelhantes.
Analise os seus objetivos e preferências para escolher uma dessas modalidades, mas certifique-se de se divertir enquanto as pratica!
E aí, gostou das nossas dicas? Se você quer saber como cuidar corretamente das roupas que vai utilizar para fazer os treinos funcionais, confira o nosso post sobre como lavar suas roupas de academia para elas durarem muito mais!