Confira os principais benefícios de treinar no frio
Se você curte o frio, vai ter um motivo para sair de casa e curtir o clima. Se não gosta, poucas maneiras são tão efetivas para se aquecer quanto treinar. Então pegue o seu gorro e vista uma meia bem grossa que vamos falar sobre o que tem de bom em treinar no frio:
Treinar no frio também emagrece
Sim, treinar no frio queima mais calorias, e não difícil imaginar que, para manter o mesmo ritmo do verão tendo que lidar com os músculos enrijecidos e mais fadigados, você vai ter de fazer um esforço maior, inclusive para que seu corpo atinja o nível de calor necessário para que o metabolismo trabalhe no ponto ideal.
No frio, essa ativação metabólica exige mais calor do corpo, então você vai precisar trabalhar mais para não perder ela. Além disso, toda atividade feita no inverno exige um pouco mais de calor, logo, a queima de gorduras também acaba sendo maior.
Mas, se quiser aproveitar mesmo o fato de treinar no frio queimar mais calorias, é importante que você também aumente a intensidade das suas atividades, especialmente adotando atividades aeróbicas.
Dê prioridade para atividades como pular corda ou correr, mas com bons períodos de descanso entre eles.
Faz bem para sua capacidade pulmonar
As atividades aeróbicas são aquelas que usam o oxigênio como combustível. Pular corda e correr certamente vão exigir muito da sua capacidade respiratória, vão exigir que você adote um ritmo, um compasso ideal para conseguir coordenar os movimentos e a respiração.
E essa disciplina respiratória traz ótimos resultados: primeiro, para a sua performance e segundo, para a expansão da capacidade pulmonar, que pode ser exercitado assim como outros tecidos do corpo.
O frio estimula a imunidade
Treinar no frio, especialmente o treino ao ar livre faz com que você tenha um contato maior e prolongado com o frio, e isso dá mais força para treinar as respostas imunológicas do corpo, te tornando mais resistente aos efeitos da exposição, como resfriados, irritações respiratórias e cutâneas.
Treinar no frio faz bem para a qualidade da pele
Se no verão temos a tendência a suar muito, o que gera aquela oleosidade que incomoda, no frio acabamos sofrendo com o ressecamento. Mas fica mais fácil tratar a pele com cremes e outras fórmulas no frio, pois os poros ficam mais fechados. Com isso você evita cravos, espinhas, oleosidade e também cuida do seu cabelo, que fica mais sedoso e tem uma diminuição na queda.
Dicas práticas para treinar no frio
Apesar de todos esses benefícios, você deve tomar uma série de cuidados especiais ao treinar no frio, afinal, como dissemos, é um momento onde o corpo fica mais indisposto. Por isso, fique atenta às dicas que preparamos para você aproveitar o momento com segurança:
Alongue-se muito bem e muitas vezes ao dia
Manter a elasticidade muscular no frio é uma tarefa um pouco mais exigente e, para dar conta disso, você deve criar o hábito de se esticar bem, especialmente para evitar cãibras, que podem ser ainda mais cruéis durante o frio.
Não sabe por onde começar? Já falamos tudo sobre os tipos de alongamento aqui no blog – não deixe de conferir!
Fique de olho na alimentação
Também é importante manter uma alimentação rica em termogênicos mais do que nunca, além de consumir mais fontes alternativas de energia, como as oleaginosas.
O frio tem várias armadilhas que nos tentam a sair da dieta – por isso, manter o metabolismo ativo, assim como cuidar da alimentação são fundamentais para perder uns quilinhos extras, ao invés de ganhar.
Use roupas adequadas
Acredite, se usar poucas peças, vai passar frio e ter dificuldade de controlar o calor. Agora, se usar muitas peças, além de ter menos flexibilidade, você ainda pode ficar sufocada com um excesso de calor, que pode fazer mal para você.
A capacidade de conservação térmica é fundamental, por isso, peças com isolamento térmico, produzidas em tecidos de qualidade, como a poliamida, além de oferecerem mais leveza, conforto ao toque e isolamento térmico, também têm maior absorção do suor, que pode causar desconfortos térmicos em contato com o corpo quente.
Opte por uma segunda pele e uma jaqueta mais leve, meias longas e com compressão e uma calça de tecido confortável. Não se esqueça de se proteger da radiação solar com uma peça UV50+, pois mesmo no frio seus efeitos podem prejudicar a saúde da pele.
Se inspirou para treinar no frio? Pensar em todos esses benefícios vai te inspirar a ir muito mais longe na sua jornada de treinos. Aqui no blog da Epulari você encontra diversos outros artigos cheios de dicas especiais para ter a melhor performance sempre!